PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Cleide Denise Waskievicz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Organizacional e do Trabalho II |
0-17575 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os principais fatores da história e possibilidades de atuação/prática da Psicologia Positiva no campo Organizacional e do Trabalho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os fatos históricos relacionados à Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho; - Identificar as áreas de atuação do psicólogo nesta área; - Entender os principais processos práticos da Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PSICOLOGIA POSITIVA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO. |
8 |
2 |
BEM-ESTAR NO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. |
16 |
3 |
MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, COMPROMETIMENTO, ENVOLVIMENTO, ENGAJAMENTO, CULTURA ORGANIZACIONAL POSITIVA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO. |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreender os principais conceitos relacionados à Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho. Correta utilização da Língua Portuguesa nas avaliações de forma escrita. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aplicar os conceitos da Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho por meio das atividades solicitadas e relacioná-los ao exercício do profissional da área. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
12/11/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Individual |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
30/07/2025 |
x |
12/11/2025 |
||||
Avaliação 02 – Individual |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
20/08/2025 |
x |
13/11/2025 |
||||
Avaliação 03 - Individual |
3 |
x |
x |
x |
1.5 |
17/09/2025 |
x |
14/11/2025 |
||||
Avaliação 04 - Mini Escrito |
livro |
x |
x |
x |
2.0 |
10/09/2025 |
|
|
||||
Avaliação 05 - Projeto Intervenção Relatório de Estágio |
|
x |
x |
x |
3 |
03/11/2025 |
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2008. 235 p. ISBN 9788522451470 |
|||||||||||
2 |
CLAUDIO S. HUTZ. Avaliação em psicologia positiva. 1. Porto Alegre: Artmed, 2014. PDF. ISBN 9788582710876. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582710876. |
|||||||||||
3 |
C.R. SNYDER; SHANE J. LOPEZ. Psicologia positiva - Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Artmed 2009 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ABP. Associação Brasileira de Psicologia Positiva. http://abp-positiva.org/artigos |
|||||||||||
2 |
ROBBINS, S. P., JUDGE, T. A. Comportamento Organizacional. 18 ed. São Paulo: Pearson. 2020 |
|||||||||||
3 |
SILVA, T.F. da. Fundamentos da Psicologia Positiva. São Paulo: Saraiva, 2021. Recurso online |
|||||||||||
4 |
SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva – Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
|||||||||||
5 |
VAZQUES, A. C. S., HUTZ, C. S. Psicologia Positiva Organizacional e do trabalho na prática (Aplicações da Psicologia Positiva no contexto do trabalho e das organizações). São Paulo: Hogrefe, 2010 |
|||||||||||
6 |
SELIGMAN, Martin E.P. Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |