|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Psicologia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
|
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Psicologia e Processos Educacionais II |
0-17573 |
10 |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Retenção, evasão e inclusão escolar. Intervenção do psicólogo na educação formal, não-formal e informal. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Princípios, conceitos, fundamentação teórica, técnica e ética profissional em |
20 |
|
2 |
A psicologia aplicada no contexto educacional |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário temático e construção de estudos de caso. |
||
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre o papel da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário temático e construção de estudos de caso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1,2 |
x |
x |
x |
1.5 |
15/10/2025 |
|
|
||||
|
Relatório de estágio |
1,2 |
x |
x |
x |
3.0 |
19/11/2025 |
x |
26/11/2025 |
||||
|
Seminário |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/11/2025 |
x |
12/11/2025 |
||||
|
Apresentação de relato de experiência. |
1,2 |
x |
x |
x |
1.5 |
26/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação escrita |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288. |
|||||||||||
|
2 |
COLL, César (Org.).; PALACIOS, Jesús (Org.).; MARCHESI, Álvaro (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. ISBN 85-7307-119-2. |
|||||||||||
|
3 |
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p. ISBN 8536306831 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel; ESCOTT, Clarice Monteiro. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico-prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001. |
|||||||||||
|
2 |
CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113 |
|||||||||||
|
3 |
CATANIA, A. Charles; SOUZA, Deisy das Graças de. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 467 p. ISBN 8573075538 |
|||||||||||
|
4 |
ARAÚJO, Aloísio C. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011. 246p. ISBN 9788585761332 |
|||||||||||
|
5 |
STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |
|||||||||||
|
obs:Avaliação Integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado (a). |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |