UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia e Processos Educacionais II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia e Processos Educacionais II

0-17573

10

2

40


EMENTA

Retenção, evasão e inclusão escolar. Intervenção do psicólogo na educação formal, não-formal e informal.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Princípios, conceitos, fundamentação teórica, técnica e ética profissional em
Psicologia Educacional e Escolar

20

2

A psicologia aplicada no contexto educacional

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário temático e construção de estudos de caso.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas.

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção.

ATITUDES

Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre o papel da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior.

OUTRAS

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário temático e construção de estudos de caso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2

x

x

x

1.5

15/10/2025

Relatório de estágio

1,2

x

x

x

3.0

19/11/2025

x

26/11/2025

Seminário

1,2

x

x

x

2.0

05/11/2025

x

12/11/2025

Apresentação de relato de experiência.

1,2

x

x

x

1.5

26/11/2025

Avaliação escrita

1,2

x

x

x

2.0

26/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288.

2

COLL, César (Org.).; PALACIOS, Jesús (Org.).; MARCHESI, Álvaro (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. ISBN 85-7307-119-2.

3

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p. ISBN 8536306831


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel; ESCOTT, Clarice Monteiro. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico-prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001.

2

CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113

3

CATANIA, A. Charles; SOUZA, Deisy das Graças de. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 467 p. ISBN 8573075538

4

ARAÚJO, Aloísio C. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011. 246p. ISBN 9788585761332

5

STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

obs:Avaliação Integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado (a).

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