|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Psicologia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
|
PROFESSOR |
Vivian Fatima de Oliveira, Viviane Milbradt Bastos, Luciana Genuino Machado, Marília Piton de Lima, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio em Psicologia e Processos Educacionais II |
0-17578 |
10 |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos de ensino/aprendizagem. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Realizar diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos educacionais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Analisar fenômenos psicológicos para realizar diagnóstico do local; - Planejar ações dentro do local e campo educacional; - Executar atividades da psicologia em processos educacionais; - Avaliar atividades da psicologia em processos educacionais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de educação em geral. |
60 |
|
2 |
2. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de educação em geral. |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio). |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Relatórios de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 – Estágio e orientação acadêmica |
1 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 02 – Diários de campo fundamentados |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 03 – Estágio e orientação do sup. local |
3 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 04 – Relatório de estágio – Artigo |
4 |
|
|
|
4.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Seminário de Estágios |
5 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Campinas: ABRAPEE,. ISSN 1413-8557 |
|||||||||||
|
2 |
COLL, César (Org.).; MARCHESI, Álvaro (Org.).; PALACIOS, Jesús (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 472 p. ISBN 9788536302287. |
|||||||||||
|
3 |
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p. ISBN 8536306831 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113 |
|||||||||||
|
2 |
Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. |
|||||||||||
|
3 |
Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. |
|||||||||||
|
4 |
Psicologia cognitiva |
|||||||||||
|
5 |
STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre Artes Médicas 2000 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |