UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia e Processos Educacionais II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Vivian Fatima de Oliveira, Viviane Milbradt Bastos, Luciana Genuino Machado, Marília Piton de Lima, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Psicologia e Processos Educacionais II

0-17578

10

4

80


EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos de ensino/aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Realizar diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar fenômenos psicológicos para realizar diagnóstico do local; - Planejar ações dentro do local e campo educacional; - Executar atividades da psicologia em processos educacionais; - Avaliar atividades da psicologia em processos educacionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de educação em geral.

1.1. Apresentação do Projeto para as equipes
1.2. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio

60

2

2. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de educação em geral.

2.1. Avaliação do processo de estágio
2.1.2. Avaliação das atividades realizadas;
2.1.3. Avaliação dos discentes e docentes;

2.1.4. Avaliação dos locais de estágio

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio).

HABILIDADES

Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador.

ATITUDES

Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Relatórios de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Estágio e orientação acadêmica

1

1.5

A definir

Avaliação 02 – Diários de campo fundamentados

2

2.0

A definir

Avaliação 03 – Estágio e orientação do sup. local

3

1.0

A definir

Avaliação 04 – Relatório de estágio – Artigo

4

4.0

A definir

Seminário de Estágios

5

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Campinas: ABRAPEE,. ISSN 1413-8557

2

COLL, César (Org.).; MARCHESI, Álvaro (Org.).; PALACIOS, Jesús (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 472 p. ISBN 9788536302287.

3

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p. ISBN 8536306831


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113

2

Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição.

3

Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva.

4

Psicologia cognitiva

5

STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre Artes Médicas 2000

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