UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Social - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Anne Caroline da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Social

0-19351

4

80


EMENTA

Fundamentos históricos, sociais e científicos da Psicologia Social. Perspectivas epistemológicas na

Psicologia Social. Autores, conceitos, processos básicos e fenômenos em Psicologia Social.

Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a história e os fundamentos da Psicologia Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer as principais correntes filosóficas e ideológicas que contribuem conceitualmente à visão de homem, cultura e sociedade preconizadas pela psicologia social. - Identificar os temas centrais em psicologia social. - Distinguir as intervenções nas diferentes categorias de psicologia social. - Analisar a evolução e contribuição da psicologia social no Brasil. - Avaliar de forma crítica e reflexiva as possibilidades de atuação e intervenção em Psicologia Social.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da Psicologia Social. Psicologia Social: fundamentos, conceitos, princípios e concepção de homem, cultura e sociedade.

16

2

Temas centrais em Psicologia Social:
-Ideologia
- Representações sociais
- Comunicação
- Identidade
- Gênero
- Processo Grupal.

24

3

Principais categorias da psicologia social:
- Psicologia social da família
- Psicologia social na escola
- Psicologia social no trabalho
- Psicologia social comunitária

24

4

Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social.

Postura ética do psicólogo comunitário diante das demandas específicas desta área de conhecimento e suas implicações no fazer profissional.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Resenha Sementes Podres


Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; RC- Roda de Conversa DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SP – Semana da Psicologia. SI – Seminário Inclusão MC- Mostra Cientifica; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de abordar os temas centrais em psicologia social; Apropriação de conceitos e princípios para futuras intervenções nas diferentes categorias de psicologia social e pensamento crítico-reflexivo sobre suas possibilidades de intervenção em Psicologia Social.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo.

ATITUDES

Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos.

OUTRAS

Avaliações plagiadas da internet ou de colegas não serão aceitas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01- Roda de Conversa

1

x

x

x

1.5

18/08/2025

Avaliação 02 - Avaliação teoria sócio-histórica

1,2

x

x

x

3.0

22/09/2025

x

06/10/2025

Avaliação 03 – Entrevista

1,2,3

x

x

x

2.0

27/10/2025

x

10/11/2025

Avaliação 04 – Seminário Principais Categorias Psicologia Social

1,2,3,4

x

x

x

1.5

24/11/2025

Avaliação 05- Auto avaliação

1,2,3,4

x

x

x

0.5

24/11/2025

integrativa

1,2,3,4

x

x

x

1.5

14/10/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SPINK, Mary Jane. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 339 p. (Psicologia Social) ISBN 8532628818

2

TORRES, Cláudio V; NEIVA, Elaine R. Psicologia social: principais temas e vertentes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023. 1 recurso online (224 p.). ISBN 9786558820741.

3

VERONESE, Marília Veríssimo; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Psicologia do cotidiano: representações sociais em ação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. 311 p. (Psicologia social) ISBN 9788532635358


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2000. 319 p. ISBN 85-02-02900-2.

2

CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113

3

JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia social contemporânea: livro - texto. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 262 p. ( Coleção Psicologia Social). ISBN 8532679746.

4

LANE, Sílvia Tatiana Maurer; GODO, Wanderley (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2004. 220 p. ISBN 851115023-4.

5

LANE, Sílvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader Burihan. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Educa, 1995. 168 p. ISBN 852830071

obs:Atividades Práticas Extraclasse: são todas as atividades de estudos determinadas e supervisionadas pelo professor no plano de ensino, que deverão conter conteúdos relacionados à disciplina, tais como trabalhos individuais ou em equipes; desenvolvimento de projetos; atividades técnicas, de extensão e de pesquisa. Entrevista Representações Sociais

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática