|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Psicologia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
|
PROFESSOR |
Anne Caroline da Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Psicologia Social |
0-19351 |
2º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Fundamentos históricos, sociais e científicos da Psicologia Social. Perspectivas epistemológicas na Psicologia Social. Autores, conceitos, processos básicos e fenômenos em Psicologia Social. Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Conhecer a história e os fundamentos da Psicologia Social. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Reconhecer as principais correntes filosóficas e ideológicas que contribuem conceitualmente à visão de homem, cultura e sociedade preconizadas pela psicologia social. - Identificar os temas centrais em psicologia social. - Distinguir as intervenções nas diferentes categorias de psicologia social. - Analisar a evolução e contribuição da psicologia social no Brasil. - Avaliar de forma crítica e reflexiva as possibilidades de atuação e intervenção em Psicologia Social. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
História da Psicologia Social. Psicologia Social: fundamentos, conceitos, princípios e concepção de homem, cultura e sociedade. |
16 |
|
2 |
Temas centrais em Psicologia Social: |
24 |
|
3 |
Principais categorias da psicologia social: |
24 |
|
4 |
Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social. |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Resenha Sementes Podres |
||
|
Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; RC- Roda de Conversa DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SP – Semana da Psicologia. SI – Seminário Inclusão MC- Mostra Cientifica; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Capacidade de abordar os temas centrais em psicologia social; Apropriação de conceitos e princípios para futuras intervenções nas diferentes categorias de psicologia social e pensamento crítico-reflexivo sobre suas possibilidades de intervenção em Psicologia Social. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Avaliações plagiadas da internet ou de colegas não serão aceitas. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01- Roda de Conversa |
1 |
x |
x |
x |
1.5 |
18/08/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 02 - Avaliação teoria sócio-histórica |
1,2 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
Avaliação 03 – Entrevista |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/10/2025 |
x |
10/11/2025 |
||||
|
Avaliação 04 – Seminário Principais Categorias Psicologia Social |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 05- Auto avaliação |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
0.5 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
14/10/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
SPINK, Mary Jane. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 339 p. (Psicologia Social) ISBN 8532628818 |
|||||||||||
|
2 |
TORRES, Cláudio V; NEIVA, Elaine R. Psicologia social: principais temas e vertentes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023. 1 recurso online (224 p.). ISBN 9786558820741. |
|||||||||||
|
3 |
VERONESE, Marília Veríssimo; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Psicologia do cotidiano: representações sociais em ação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. 311 p. (Psicologia social) ISBN 9788532635358 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2000. 319 p. ISBN 85-02-02900-2. |
|||||||||||
|
2 |
CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. 106 p. ISBN 8575161113 |
|||||||||||
|
3 |
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia social contemporânea: livro - texto. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 262 p. ( Coleção Psicologia Social). ISBN 8532679746. |
|||||||||||
|
4 |
LANE, Sílvia Tatiana Maurer; GODO, Wanderley (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2004. 220 p. ISBN 851115023-4. |
|||||||||||
|
5 |
LANE, Sílvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader Burihan. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Educa, 1995. 168 p. ISBN 852830071 |
|||||||||||
|
obs:Atividades Práticas Extraclasse: são todas as atividades de estudos determinadas e supervisionadas pelo professor no plano de ensino, que deverão conter conteúdos relacionados à disciplina, tais como trabalhos individuais ou em equipes; desenvolvimento de projetos; atividades técnicas, de extensão e de pesquisa. Entrevista Representações Sociais |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |