PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicanálise |
0-19350 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias psicanalíticas. Psicanálise na contemporaneidade. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os principais conceitos, métodos e teorias psicanalíticas e suas contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção em psicanálise; - Identificar os principais fundadores e suas contribuições para o desenvolvimento da psicanálise; - Identificar tendências atuais de intervenção, de produção de conhecimento e recursos instrumentais em psicanálise. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1- ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PSICANÁLISE |
04 |
2 |
2 – CONCEITOS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO EM PSICANÁLISE |
24 |
3 |
3 – FORMAÇÃO DO APARELHO PSÍQUICO E MECANISMOS DE DEFESA |
12 |
4 |
4 – DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL |
12 |
5 |
5 – NEUROSE E PSICOSE/ LUTO E MELANCOLIA |
04 |
6 |
6 – PSICANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE |
12 |
7 |
7 – TEORIAS PSICANALÍTICAS |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
84 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: EX – Exercício de fixação Unidade 4 – casos clínicos em psicanálise SE – Seminário - Unidade 7 - leitura e preparação para o desenvolvimento da atividade |
Estratégias: AEX - aula expositiva ED (filme) - estudo dirigido ARM - Aulas com recursos multimídia EX - exercício de fixação AI - avaliação individual ET - estudo de textos SE - seminário |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão adquirir conhecimento para identificar os principais conceitos, técnicas e recursos instrumentais derivados da psicanálise |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os estudantes deverão desenvolver habilidades em compreender e correlacionar os fenômenos em psicanálise através de situações-problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo, avaliação individual e integrativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe, ter comprometimento e pontualidade na realização e entrega de trabalhos ou outras atividades propostas pelo professor. |
|||||||||||
OUTRAS |
A verificação de presença será efetuada em todas as aulas. As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens, devendo, os acadêmicos se dirigem aos representantes de turma, ou sanadas em sala de aula. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional da Coordenação do Curso de Psicologia, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
01 a 07 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
AI – Avaliação individual |
02,03,04 |
|
|
|
3.5 |
17/10/2025 |
x |
31/10/2025 |
||||
EX – Casos clínicos |
02,03,04 |
|
|
|
3.5 |
31/10/2025 |
x |
14/11/2025 |
||||
SE – Seminário |
07 |
|
|
|
1.5 |
07/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PERELBERG, Rosine Jozef. Freud: uma leitura atual. Porto Alegre: Artmed, 2012. 287p. ISBN 9788536326115. |
|||||||||||
2 |
JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise: de Freud a Lacan : as bases conceituais. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2000. 192 p. ISBN 857110554-5 |
|||||||||||
3 |
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos: primeira parte. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1988. 673 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FREUD, Sigmund. Um caso de histeria: três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 329 p. (Obras psicológicas completas) |
|||||||||||
2 |
FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Além do princípio de prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 317 p. (Obras psicológicas completas) |
|||||||||||
3 |
FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Além do princípio de prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 317 p. (Obras psicológicas completas) |
|||||||||||
4 |
FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 283 p. (Obras psicológicas completas) |
|||||||||||
5 |
FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos (1910). Rio de Janeiro: Ed. Imago, 2006. 283 p. ISBN 8531209811 |
|||||||||||
obs:Todas as atividades devem ser realizadas e entregues no prazo estipulado no plano de ensino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo *As atividades que permitem recuperação devem ser solicitadas pelos acadêmicos, caso desejem realizá-las. *É de responsabilidade dos acadêmicos a frequência as aulas e o acompanhamento de sua situação acadêmica no portal acadêmico. . A chamada será realizada em um período da aula e o diário não será reaberto para registro de presença para aqueles que não estejam presentes em sala de aula. * Os materiais de aula e atividades serão postados pela professora no classroom com as orientações necessárias. * Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. * As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. * A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |