UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicanálise - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Estela Maris Camargo Bernardelli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicanálise

0-19350

4

80


EMENTA

Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias

 

psicanalíticas. Psicanálise na contemporaneidade.


OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais conceitos, métodos e teorias psicanalíticas e suas contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção em psicanálise; - Identificar os principais fundadores e suas contribuições para o desenvolvimento da psicanálise; - Identificar tendências atuais de intervenção, de produção de conhecimento e recursos instrumentais em psicanálise.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1- ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PSICANÁLISE
1.1 Vida e obra de Freud
1.2 Desenvolvimento da psicanálise

04

2

2 – CONCEITOS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO EM PSICANÁLISE
2.1 Conceitos: histeria, pulsão, instinto, libido, compulsão a repetição, castração, perversão
2.2 Métodos de intervenção: hipnose, associação livre, psicopatologia da vida cotidiana, transferência e contratransferência
2.3 Interpretação dos sonhos

24

3

3 – FORMAÇÃO DO APARELHO PSÍQUICO E MECANISMOS DE DEFESA
3.1 Teoria topográfica (CS, Pré-Cs e Incs)
3.2 Teoria estrutural (Ego, ID e Superego)
3.3 Teoria dinâmica
3.4 Mecanismos de defesa

12

4

4 – DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
4.1 – Fases do desenvolvimento psicossexual

12

5

5 – NEUROSE E PSICOSE/ LUTO E MELANCOLIA

04

6

6 – PSICANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE
6.1 – Psicanálise na modernidade

12

7

7 – TEORIAS PSICANALÍTICAS
7.1 - Escola Freudiana - Freud; Karl Abraham; Sandor Ferenczi e Wilhelm Reich.
7.2 - Psicologia do Ego ou Teorias Analíticas - Anna Freud; Carl Jung
7.3 - Teorias Sociopsicológicas – Alfred Adler e Karen Horney
7.4 - Os Descendentes – Gordon Allport, Henry Murray, Erick Erikson
7.5 - Teóricos das Relações Objetais - Melanie Klein
7.6 - Psicologia do Self - Heinz Kohut
7.7 - Escola Francesa de Psicanálise - Jacques Lacan
7.8 - Escola de Winnicott – Donald Winnicott

16

 

TOTAL DE HORAS

84 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: EX – Exercício de fixação Unidade 4 – casos clínicos em psicanálise SE – Seminário - Unidade 7 - leitura e preparação para o desenvolvimento da atividade


Estratégias: AEX - aula expositiva ED (filme) - estudo dirigido ARM - Aulas com recursos multimídia EX - exercício de fixação AI - avaliação individual ET - estudo de textos SE - seminário


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os estudantes deverão adquirir conhecimento para identificar os principais conceitos, técnicas e recursos instrumentais derivados da psicanálise

HABILIDADES

Os estudantes deverão desenvolver habilidades em compreender e correlacionar os fenômenos em psicanálise através de situações-problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo, avaliação individual e integrativa.

ATITUDES

O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe, ter comprometimento e pontualidade na realização e entrega de trabalhos ou outras atividades propostas pelo professor.

OUTRAS

A verificação de presença será efetuada em todas as aulas. As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens, devendo, os acadêmicos se dirigem aos representantes de turma, ou sanadas em sala de aula. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional da Coordenação do Curso de Psicologia, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

01 a 07

1.5

A definir

AI – Avaliação individual

02,03,04

3.5

17/10/2025

x

31/10/2025

EX – Casos clínicos

02,03,04

3.5

31/10/2025

x

14/11/2025

SE – Seminário

07

1.5

07/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PERELBERG, Rosine Jozef. Freud: uma leitura atual. Porto Alegre: Artmed, 2012. 287p. ISBN 9788536326115.

2

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise: de Freud a Lacan : as bases conceituais. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2000. 192 p. ISBN 857110554-5

3

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos: primeira parte. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1988. 673 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREUD, Sigmund. Um caso de histeria: três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 329 p. (Obras psicológicas completas)

2

FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Além do princípio de prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 317 p. (Obras psicológicas completas)

3

FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Além do princípio de prazer: psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 317 p. (Obras psicológicas completas)

4

FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 283 p. (Obras psicológicas completas)

5

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos (1910). Rio de Janeiro: Ed. Imago, 2006. 283 p. ISBN 8531209811

obs:Todas as atividades devem ser realizadas e entregues no prazo estipulado no plano de ensino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo *As atividades que permitem recuperação devem ser solicitadas pelos acadêmicos, caso desejem realizá-las. *É de responsabilidade dos acadêmicos a frequência as aulas e o acompanhamento de sua situação acadêmica no portal acadêmico. . A chamada será realizada em um período da aula e o diário não será reaberto para registro de presença para aqueles que não estejam presentes em sala de aula. * Os materiais de aula e atividades serão postados pela professora no classroom com as orientações necessárias. * Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. * As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. * A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática