PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicopatologia |
0-20222 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Teorias da psicopatologia. Critérios de (a)normalidade na sociedade. Níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Semiologia das funções psíquicas e alterações. Introdução nosográfica dos manuais de classificação diagnóstica. Características clínicas e critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos vida adulta e velhice. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a Psicopatologia e processo diagnóstico, manejo e tratamento dos transtornos psiquiátricos em adultos e velhice. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer conceitos de psicopatologia e os métodos empregados na avaliação psicopatológica - Identificar conceitos de normalidade psíquica e os critérios para caracterização do normal ou patológico - Identificar as funções psíquicas afetadas nas diferentes patologias psiquiátricas - Conhecer diferentes classificações e características dos transtornos mentais atuais. - Analisar diagnósticos dos transtornos mentais na vida adulta e velhice, seus aspectos e prognósticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PSICOPATOLOGIA E ASPECTOS TEÓRICOS |
04 |
2 |
CRITÉRIOS DE NORMALIDADE |
04 |
3 |
NÍVEIS PSICOPATOLÓGICOS DOS TRANSTORNOS MENTAIS |
12 |
4 |
AVALIAÇÃO DAS PATOLOGIAS PSICOLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS |
24 |
5 |
NOSOGRAFIA DAS PATOLOGIAS PSICOLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS |
08 |
6 |
CRITÉRIOS DIAGNOSTICOS DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS |
28 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
A verificação de presença será efetuada em todas as aulas. As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens, devendo, os acadêmicos se dirigem aos representantes de turma, ou sanadas em sala de aula. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional da Coordenação do Curso de Psicologia, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
Estratégias:AEX - aula expositiva ARM- aula com recursos multimídia ET - estudo de textos EX - exercício do exame psíquico ED - estudo dirigido (FILME) SE - seminário EX/SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão ter domínio de recursos para identificar os diferentes tipos de patologias e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis. |
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HABILIDADES |
Os estudantes serão avaliados pela sua habilidade em demonstrar o conhecimento adquirido a respeito dos conteúdos, como também, pelo aproveitamento demonstrado. |
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ATITUDES |
Será considerado a pontualidade na entrega dos trabalhos, frequência, participação nas atividades grupais e respeito ao professor e colegas. |
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OUTRAS |
- Todas as atividades devem ser realizadas e entregues no prazo estipulado no plano de ensino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo - As atividades que permitem recuperação devem ser solicitadas pelos acadêmicos, caso desejem realizá-las. - Serão elaboradas questões sobre o conteúdo da aula anterior valerão 0,5 ponto no exercício de fixação para os acadêmicos que durante as aulas as responderem corretamente, mediante questionamento oral." |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
01 a 05 |
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1.5 |
A definir |
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Avaliação 01 ET (estudo de textos) ED Avaliação exame psíquico (filme) |
03 e 04 |
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2.0 |
04/08/2025 |
|
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Avaliação 02 EX Casos clínicos |
04 |
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3.5 |
08/09/2025 |
x |
22/09/2025 |
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Avaliação 03 SE Transtornos Mentais e Portifólio |
06 |
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3.0 |
13/10/2025 |
x |
17/11/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 438p. ISBN 9788536313320 |
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2 |
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM - V. 5ª. Porto Alegre Artmed 2014 |
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3 |
BERGERET, J.; BECACHE, A.; BOULANGER, J.-j; CHARTIER, J.-p. Psicopatologia: teoria e clínica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 308 p. ISBN 9788536307077 |
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4 |
WHITBOURNE, Susan Krauss; HALGIN, Richard P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISBN 9788580554861. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
PAULO AMARANTE. Saúde Mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro Fiocruz 2007 ISBN 9788575414309 |
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2 |
BERGERET, J. Noção de normalidade. In : BERGERET & col. Psicopatologia, Teoria e Clínica. 9a edição. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
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3 |
ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista. Psicopatologia: aspectos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S/A, 2009. |
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4 |
VAN DEN BERG, J.H. O paciente psiquiátrico: esboço de uma psicopatologia fenomenológica. São Paulo: Livro Pleno editora, 2000. 120p. Número de chamada: 616.8909 V228p |
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5 |
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. ICD - 11: classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 8.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. Disponível no link: https://icd.who.int/browse11/l-m/en |
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obs:*É de responsabilidade dos acadêmicos a frequência as aulas e o acompanhamento de sua situação acadêmica no portal acadêmico. A chamada será realizada em um período da aula e o diário não será reaberto para registro de presença para aqueles que não estejam presentes em sala de aula. * Os materiais de aula e atividades serão postados pela professora no classroom com as orientações necessárias. * Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. * As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. * A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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