UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Avaliação Psicológica em Adultos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Suely Terezinha de Liz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Avaliação Psicológica em Adultos

0-20221

4

80


EMENTA

Pressupostos, instrumentos e técnicas para avaliação psicológica de adultos. Técnicas objetivas e

projetivas. Aspectos éticos gerais da avaliação: elaboração de laudos, pareceres e devolução de

resultados. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Avaliar fenômenos e processos psicológicos em adultos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Caracterizar os aspectos gerais e os conceitos básicos dos instrumentos psicológicos( psicométricos/ objetivos e projetivos) para avaliação em adultos; - Caracterizar os procedimentos básicos envolvidos com a utilização de técnicas e testes psicológicos para adultos; - Conhecer as principais técnicas objetivas e projetivas de avaliação psicológica para adultos; - Analisar e interpretar dados coletados por meio de instrumentos psicológicos como meio de avaliação psicológica em adultos; - Avaliar os aspectos éticos relativos ao uso de instrumentos psicológicos para medir fenômenos e processos psicológicos para avaliação e diagnóstico psicológicos; - Comunicar de diferentes formas os resultados de avaliação psicológica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Pressupostos e Conceitos Básicos de instrumentos de medida utilizados em avaliação psicológica de adultos:
1.1. A ética na avaliação psicológica de adultos / código de ética do psicólogo.

12

2

2. Testes projetivos e as técnicas projetivas no processo de avaliação psicológica de adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.

24

3

3. Testes objetivos para avaliação psicológica em adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.

32

4

4. A produção de conhecimento e intervenção profissional a partir da medida e da avaliação psicológica com pessoas adultas.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação por meio de atividades em sala de aula e extraclasse, atividades práticas, estudos dirigidos, trabalhos individuais e em equipes, elaboração e apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Desenvolver habilidade para aplicar e corrigir instrumentos psicológicos objetivos e projetivos para Avaliação Psicológica de adultos, bem como capacidade de análise e devolução dos dados.

ATITUDES

Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida com docente e colegas. Postura consoante com as diretrizes do Código de Ética do Psicólogo no processo de Avaliação Psicológica.

OUTRAS

Interesse e compromisso com a aquisição de novos conhecimentos por meio das leituras e debates em sala de aula.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Itegrativa.

x

x

x

1.5

A definir

Participação e Correção Testagens.

1,2,3,4.

x

x

x

2.0

A definir

Resenha Crítica e Seminário. O que aprendi com os meus clientes: Histórias do consultório contada por terapeutas.

4

x

x

x

2.5

A definir

Estudo de Caso e Apresentação.

1,2,3,4.

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Laudo Psicológico.

1,2,3,4.

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. 559p. ISBN 9788536321066

2

PRIMI, Ricardo. Temas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005. 324 p. ISBN 8573964103

3

SANTOS, Ernesto; SILVA NETO, Norberto Abreu. A ética no uso dos testes psicológicos, na informatização e na pesquisa. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 356 p. ISBN 8573960787


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALCHIERI, João Carlos; CRUZ, Roberto Moraes. Avaliação psicológica: conceito, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 122 p. (Coleção Temas em Avaliação Psicológica) ISBN 8573962429

2

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico -V. 5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 8573077220

3

PASQUALI, Luiz. Técnicas de exame psicológico - TEP: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 233 p. (Fundamentos das técnicas psicológicas) ISBN 8573961600

4

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 397 p. ISBN 8532628893

5

WECHSLER, Solange Muglia; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Avaliação psicológica: perspectiva internacional. 2.ed.rev.ampl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 481 p. ISBN 8573960493

obs:Além das referências bibliográficas indicadas neste Plano de Ensino, serão utilizados manuais de testes psicológicos que somente estão disponíveis no Serviço Escola de Psicologia, por serem de uso exclusivo do psicólogo e sigiloso. BAPTISTA, M.N. Escala Baptista de Depressão: versão idosa EBADEP-A. São Paulo: Vetor, 2019. BAPTISTA, M.N., NORONHA. A.P., ARAUJO. B.B. EDE-A Escala de Desregulação emocional: versão adulta: EDE-IJ escala de desregulação emocional: versão infanto-juvenil. São Paulo: Vetor, 2023. BECK, A.; STEER, R.A.; CARVALHO, L.F.; VALIM, C.C.S. Inventário de Ansiedade Beck (BAI). São Paulo: Pearson, 2023. BECK, A.; STEER, R.A.; CARVALHO, L.F.; VALIM, C.C.S. Escala de Depressão (BDI II). São Paulo: Pearson, 2023. BECK, A.; STEER, R.A.; CARVALHO, L.F.; VALIM, C.C.S. Escala de Ideação Suicida(BSS). São Paulo: Pearson, 2023. LIPP, M. E. N. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos Lipp Revisado (ISSL-R). Nila Press, 2022. NUNES, CARLOS, HENRIQUE SANCINETO DA SILVA. Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. RUEDA, F.R.M; SISTO, F.F. Teste de Atenção Concentrada . Ed. 2. São Paulo: Vetor, 2022. RUEDA, F. J. M. & ÁVILA-BATISTA, A. C. Escala de Avaliação da Impulsividade Formas A-B - EsAvl-A e EsAvl-B. São Paulo: Vetor, 2012. Livros Complementares: AMBIEL, R. Avaliação psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais da psicologia. Belo Horizonte: Artesã, 2019. BAPTISTA, MAKILIN, NUNES ( org). Avaliação psicológica em idosos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023. BÚ, E.D. (org.). Avaliação Psicológica Direcionada para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade e Grupos Minorizados. CVR, 2024. GORENSTEIN, C. WANG. P.Y. Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental. Porto Alegre: Artmed, 2024. YATES, B.L, (org.). Avaliação Psicológica e Desenvolvimento Humano: Casos Clínicos. Hogrefe, 2019. PITANGA, V.M, (org.). O que aprendi com meus clientes: histórias do consultório contadas por terapeutas. Synopsys, 2025. Resoluções CFP: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelecem diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela (o) psicóloga (o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo.

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