|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Psicologia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
|
PROFESSOR |
Jaiane Freitas Branco |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Iniciação à Projetos de Extensão |
0-19352 |
2º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Planejamento e elaboração de projetos de extensão. Atividades extensionistas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Elaborar projetos de extensão |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Conhecer os princípios da extensão comunitária; - Diferenciar ensino, pesquisa e extensão universitária; - Observar e realizar um diário de campo de projeto de extensão universitária; - Planejar projeto de extensão; - Elaborar projeto de extensão. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Princípios da Extensão Universitária Ensino, Pesquisa e Extensão |
8 |
|
2 |
Princípios básicos de Metodologia Científica |
8 |
|
3 |
Observação de Projetos de Extensão. Ética no processo de observação |
8 |
|
4 |
Planejamento de Projeto de Extensão – Orientação e elaboração de Projeto de Extensão |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; Observação de campo; Seminário de Estágios; e, Mostra Científica. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Compreender os principais conceitos relacionados à extensão universitária. Elaborar um pré-projeto de extensão. Aplicar a escrita científica e as normas ABNT. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Aplicar os conceitos de extensão universitária e relacioná-los ao exercício de observação e planejamento. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. Postura ética no momento da observação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
14/10/2025 |
|
|
||||
|
Análise Crítica de um Projeto de Extensão |
1 |
x |
x |
x |
1.5 |
21/10/2025 |
|
|
||||
|
Diários de Campo da Observação de Projetos de Extensão |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/10/2025 |
x |
18/11/2025 |
||||
|
Elaboração do Projeto de Extensão |
1,2,4 |
x |
x |
x |
4.0 |
18/11/2025 |
x |
28/11/2025 |
||||
|
Apresentação do Projeto de Extensão |
1,2,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
18/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
|||||||||||
|
2 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062. |
|||||||||||
|
3 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online (344 p.). ISBN 9788597005622. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2010. 154p. ISBN 978-85-224-5861-5. |
|||||||||||
|
2 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p. (Saúde em debate, 46). ISBN 978-85-271-0181-3. |
|||||||||||
|
3 |
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 343 p. ISBN 9788532627919. |
|||||||||||
|
4 |
VIEIRA, Sonia; HOSSNE, William Saad. Metodologia científica para a área da saúde. 2. ed. il. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 179 p. ISBN 9788535277159. |
|||||||||||
|
5 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |