PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Kenny Secchi |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Clínica |
0-17574 |
10 |
4 |
80 |
EMENTA |
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Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avalição de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado a prática clínica Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica; Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
|
20 |
2 |
Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. |
30 |
3 |
Abordagens em Psicologia Clínica e várias demandas |
10 |
4 |
Avaliação de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: visita técnica |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas |
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HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. |
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ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas; |
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OUTRAS |
Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola). |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
9/9/2025 |
|
|
||||
Mini escrito |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
11/10/2025 |
|
|
||||
relatório/artigo parte final |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
10/28/2025 |
x |
A definir |
||||
prontuário |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.0 |
11/10/2025 |
|
|
||||
prova |
1,2,3,4 |
x |
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
filme e etica profissional |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
seminário |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234. |
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2 |
HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633 |
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3 |
EIZIRIK, Cláudio L.; SCHESTATSKY, Sidnei S.; AGUIAR, Rogério W. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 789 p. ISBN 853630426x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. São Paulo: Artmed, 2001 |
|||||||||||
2 |
ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 853630282-8 |
|||||||||||
3 |
FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2013. 181p. ISBN 9788532309082 |
|||||||||||
4 |
ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759 |
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5 |
SIMON, Ryad. Psicoterapia breve operacionalizada: teoria e técnica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 253 p. ISBN 8573963743 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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