UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Clínica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Kenny Secchi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Clínica

0-17574

10

4

80


EMENTA

Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avalição de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado a prática clínica Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica; Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades.



20

2

Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental.

30

3

Abordagens em Psicologia Clínica e várias demandas

10

4

Avaliação de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: visita técnica


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1,2,3,4

x

x

x

1.5

9/9/2025

Mini escrito

1,2,3

x

x

x

1.0

11/10/2025

relatório/artigo parte final

1,2,3,4

x

x

x

3.0

10/28/2025

x

A definir

prontuário

1,2,3,4

1.0

11/10/2025

prova

1,2,3,4

x

1.0

A definir

x

A definir

filme e etica profissional

1,2,3

x

x

x

1.0

A definir

seminário

1,2,3,4

x

x

x

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234.

2

HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633

3

EIZIRIK, Cláudio L.; SCHESTATSKY, Sidnei S.; AGUIAR, Rogério W. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 789 p. ISBN 853630426x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. São Paulo: Artmed, 2001

2

ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 853630282-8

3

FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2013. 181p. ISBN 9788532309082

4

ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759

5

SIMON, Ryad. Psicoterapia breve operacionalizada: teoria e técnica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 253 p. ISBN 8573963743

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática