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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Pedagogia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
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PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas |
0-20175 |
6º |
3 |
60 |
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EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Articular as Práticas Extensionistas com o desenvolvimento da infância. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Discutir a concepção da infância em construção. Identificar educação de qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicar o roteiro histórico para os anos iniciais do Ensino Fundamental. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Validação da ementa e acordo de trabalho pedagógico. |
4 |
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2 |
Construção social da infância. |
12 |
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3 |
Concepção de sujeito em desenvolvimento |
12 |
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4 |
Qualidade na educação infantil |
4 |
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5 |
Aplicação das Práticas Extensionistas nas séries iniciais, utilizando o roteiro do vídeo "História em Construção". |
28 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias:AEX, Vídeo, ED |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Sistematizados pela apropriação conceitual da infância em construção. |
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HABILIDADES |
Capacidade de estreitar a lógica prática e teórica. |
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ATITUDES |
Pensar, planejar, executar e avalliar. |
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OUTRAS |
Troca de saberes entre acadêmicas e as crianças sujitos do processo pedagógico. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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|
Sim |
Data |
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Definição das turma para a prática extensionista |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
4.0 |
9/19/2025 |
x |
10/3/2025 |
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Apresentação do vídeo "História em Construção" |
5 |
x |
x |
x |
4.0 |
10/31/2025 |
x |
11/14/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CALGARO NETO, Silvio. Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais. Curitiba: Appris, 2016. 184 p. ISBN 978-85-473-0153-8. |
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2 |
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 153 p. ISBN 852242300-8. |
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3 |
JOSÉ MORAN.; LILIAN BACICH. Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1. Porto Alegre: Penso, 2018. E-Book. ISBN 9788584291168. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584291168. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed.ampl. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2005. 122 p. ISBN 853461273-0. |
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2 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449. |
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3 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação(CNE) e ehomologada pelo Ministério da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
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4 |
JOHN W. CRESWELL. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. Porto Alegre: Penso, 2014. PDF. ISBN 9788565848893. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848893. |
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5 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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