UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jose Batista da Rosa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20175

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Articular as Práticas Extensionistas com o desenvolvimento da infância.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discutir a concepção da infância em construção. Identificar educação de qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicar o roteiro histórico para os anos iniciais do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Validação da ementa e acordo de trabalho pedagógico.

4

2

Construção social da infância.

12

3

Concepção de sujeito em desenvolvimento

12

4

Qualidade na educação infantil

4

5

Aplicação das Práticas Extensionistas nas séries iniciais, utilizando o roteiro do vídeo "História em Construção".

28

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:AEX, Vídeo, ED


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematizados pela apropriação conceitual da infância em construção.

HABILIDADES

Capacidade de estreitar a lógica prática e teórica.

ATITUDES

Pensar, planejar, executar e avalliar.

OUTRAS

Troca de saberes entre acadêmicas e as crianças sujitos do processo pedagógico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Definição das turma para a prática extensionista

1,2,3,4

x

x

x

4.0

9/19/2025

x

10/3/2025

Apresentação do vídeo "História em Construção"

5

x

x

x

4.0

10/31/2025

x

11/14/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALGARO NETO, Silvio. Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais. Curitiba: Appris, 2016. 184 p. ISBN 978-85-473-0153-8.

2

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 153 p. ISBN 852242300-8.

3

JOSÉ MORAN.; LILIAN BACICH. Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1. Porto Alegre: Penso, 2018. E-Book. ISBN 9788584291168. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584291168.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed.ampl. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2005. 122 p. ISBN 853461273-0.

2

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449.

3

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação(CNE) e ehomologada pelo Ministério da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

4

JOHN W. CRESWELL. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. Porto Alegre: Penso, 2014. PDF. ISBN 9788565848893. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848893.

5

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática