UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Pedagógicas da Educação Especial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Vanir Peixer Lorenzini


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Pedagógicas da Educação Especial

0-20172

4

80


EMENTA

Diretrizes curriculares da Educação Especial na Educação

Básica brasileira. Atendimento educacional especializado:

salas multifuncionais e serviços. Fundamentos pedagógicos

da Educação Especial na perspectiva histórico cultural.

Mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da

educação. Inserções em campo na Educação Básica.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes subsídios para a compreensão de educação especial numa perspectiva histórico-cultural, possibilitando o desenvolvimento de reflexão crítica no exercício da docência na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer as diretrizes curriculares da educação especial na educação básica brasileira; 2. Caracterizar o atendimento educacional especializado em suas formas de realização na escola regular; 3. Identificar e compreender os fundamentos da educação especial na perspectiva histórico cultural; 4. Relacionar mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da educação especial 5. Observar o atendimento esducacional especializado na escola regular.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica

16

2

Atendimento Educacional Especializado e Serviços da EE

16

3

Educação Especial e a Perspectiva Histórico Cultural

16

4

Mediações Pedagógicas e Especificidades dos Sujeitos da EE

16

5

Inserção em campo na Educação Básica

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Exposição dialogada Estudo dirigido com base em texto de HARLOS; DENARI; ORLANDO (2014) e legislação vigente da Educação Especial. Apresentação de TG. Síntese coletiva. Estudo de texto “Algumas Concepções de Educação Especial” e diretrizes operacionais da EE – Síntese de TG Seminário de Inclusão – Relatório reflexivo individual. Estudo dos textos em pequenos grupos 1) III Capítulo da obra “Se essa casa fosse nossa de Marycia de Carlo. 2) III Capítulo da obra “Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental” de Anna Maria Padilha. Apresentação das sínteses dos grupos. Discussão coletiva. Reflexão escrita individual. Estudo de texto – Compensação e fator coletivo, com base na obra Defectologia em Vigotski. Sínteses em pequenos grupos. Discussão em grande grupo. Observação no AEE na escola regular Relatório reflexivo. Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Identificação e compreensão da caracterização e organização da Educação Especial na Educação Básica. Relacionar mediações pedagógicas às necessidades educacionais especiais. Compreender os limites e as possibilidades do AEE na escola regular.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

Obs. Caso necessário será definido.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

2.0

A definir

Análise das politicas públicas de EE

1

x

x

x

2.0

A definir

Relatório reflexivo do Seminario de Inclusão

2

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Perspectiva histórico-cultural: Escrita reflexiva individual

3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Relatório reflexivo de obs. direta

4

2.0

A definir

Autoavaliação escrita reflexiva

1,2,3,4,5

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e inserção cultural do deficiente mental. Editora Autores Associados

2

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5.

3

VIGOTSKY, L. S.; PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. Problemas da defectologia: volume I. São Paulo: Expressão popular, 2021. 239 p. ISBN 978-65-5891-025-1.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 2004. 112 p

2

CARNEIRO, M. S. C. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus editora, 2008. 176p.

3

GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, v. 23, n. 3, p. 7-26. http://educa.fcc.org.br/pdf/comunic/v23n3ses/2238-121X-comunic-23-03-ses-00007.pdf

4

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A educação de sujeitos considerados portadores de deficiências: contribuições vygotskianas. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, n. 1, p. 42-46, 1999. https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1519/1528

5

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861 – 870, dez. 2011. https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/@p0format=pdf&lang=pt

6

HARLOS, Franco Ezequiel; DENARI, Fátima Elisabeth; ORLANDO, Rosimeire Maria. Análise da estrutura organizacional e conceitual da educação especial brasileira (2008-2013). 2014. https://www.scielo.br/j/rbee/a/DXNqBnDHhGGb7p4WRd9zWYh/@p1format=pdf&lang=pt

obs:

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