|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
|
PROFESSOR |
Vanir Peixer Lorenzini |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Práticas Pedagógicas da Educação Especial |
0-20172 |
6º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Diretrizes curriculares da Educação Especial na Educação Básica brasileira. Atendimento educacional especializado: salas multifuncionais e serviços. Fundamentos pedagógicos da Educação Especial na perspectiva histórico cultural. Mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da educação. Inserções em campo na Educação Básica. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar aos estudantes subsídios para a compreensão de educação especial numa perspectiva histórico-cultural, possibilitando o desenvolvimento de reflexão crítica no exercício da docência na educação básica. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Conhecer as diretrizes curriculares da educação especial na educação básica brasileira; 2. Caracterizar o atendimento educacional especializado em suas formas de realização na escola regular; 3. Identificar e compreender os fundamentos da educação especial na perspectiva histórico cultural; 4. Relacionar mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da educação especial 5. Observar o atendimento esducacional especializado na escola regular. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica |
16 |
|
2 |
Atendimento Educacional Especializado e Serviços da EE |
16 |
|
3 |
Educação Especial e a Perspectiva Histórico Cultural |
16 |
|
4 |
Mediações Pedagógicas e Especificidades dos Sujeitos da EE |
16 |
|
5 |
Inserção em campo na Educação Básica |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:Exposição dialogada Estudo dirigido com base em texto de HARLOS; DENARI; ORLANDO (2014) e legislação vigente da Educação Especial. Apresentação de TG. Síntese coletiva. Estudo de texto “Algumas Concepções de Educação Especial” e diretrizes operacionais da EE – Síntese de TG Seminário de Inclusão – Relatório reflexivo individual. Estudo dos textos em pequenos grupos 1) III Capítulo da obra “Se essa casa fosse nossa de Marycia de Carlo. 2) III Capítulo da obra “Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental” de Anna Maria Padilha. Apresentação das sínteses dos grupos. Discussão coletiva. Reflexão escrita individual. Estudo de texto – Compensação e fator coletivo, com base na obra Defectologia em Vigotski. Sínteses em pequenos grupos. Discussão em grande grupo. Observação no AEE na escola regular Relatório reflexivo. Seminário. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Identificação e compreensão da caracterização e organização da Educação Especial na Educação Básica. Relacionar mediações pedagógicas às necessidades educacionais especiais. Compreender os limites e as possibilidades do AEE na escola regular. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Obs. Caso necessário será definido. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Análise das politicas públicas de EE |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Relatório reflexivo do Seminario de Inclusão |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Perspectiva histórico-cultural: Escrita reflexiva individual |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Relatório reflexivo de obs. direta |
4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Autoavaliação escrita reflexiva |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e inserção cultural do deficiente mental. Editora Autores Associados |
|||||||||||
|
2 |
DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5. |
|||||||||||
|
3 |
VIGOTSKY, L. S.; PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. Problemas da defectologia: volume I. São Paulo: Expressão popular, 2021. 239 p. ISBN 978-65-5891-025-1. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 2004. 112 p |
|||||||||||
|
2 |
CARNEIRO, M. S. C. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus editora, 2008. 176p. |
|||||||||||
|
3 |
GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, v. 23, n. 3, p. 7-26. http://educa.fcc.org.br/pdf/comunic/v23n3ses/2238-121X-comunic-23-03-ses-00007.pdf |
|||||||||||
|
4 |
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A educação de sujeitos considerados portadores de deficiências: contribuições vygotskianas. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, n. 1, p. 42-46, 1999. https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1519/1528 |
|||||||||||
|
5 |
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861 – 870, dez. 2011. https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/@p0format=pdf&lang=pt |
|||||||||||
|
6 |
HARLOS, Franco Ezequiel; DENARI, Fátima Elisabeth; ORLANDO, Rosimeire Maria. Análise da estrutura organizacional e conceitual da educação especial brasileira (2008-2013). 2014. https://www.scielo.br/j/rbee/a/DXNqBnDHhGGb7p4WRd9zWYh/@p1format=pdf&lang=pt |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |