UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização III

0-20170

4

80


EMENTA

Introdução a práticas pedagógicas de letramento, alfabetização e numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de letramento, alfabetização e numeralização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Entender a matemática como objeto histórico-cultural de conhecimento em aspectos que a constituem, seus usos e funções e sua linguagem. 2. Reconhecer como se adquire o conhecimento matemático através das práticas culturais em que os indivíduos estão engajados, identificando os usos sociais desse conhecimento. 3. Reconhecer como se iniciou e como vem se desenvolvendo a matemática escolar, ou matemática formal. 4. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 5. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 6. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 7. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. 8. Articular os eixos da oralidade, da leitura, da escrita e da análise linguistica, na prespectiva da alfabetização e letramento, com práticas pedagógicas que possibilite o processo de apropriação/compreensão do sistema alfabético da escrita, pela criança. 9. Planejar práticas pedagógicas no âmbito da alfabetização e letramento, de modo indissociável e progressivamente. 10. Viabilizar condições para apropriação da alfabetização e letramento, por meio do trabalho/práticas pedagógicas sistematizado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Aquisição da linguagem matemática:
1.1-O uso dos números em diferentes contextos e funções.
1.2- Os números, seus significados e representação na forma: Cardinal, Ordinal, multiplicativo, coletivo, fracionário, numeral, número e algarismo.
1.3- Conceituar, diferenciar e exemplificar conceitos de: Alfabetização matemática, letramento matemático, educação matemática, Senso numérico, Sentido do número e Numeralização.

10

2

2. Praticas Pedagógicas de Numeralização
2.1- Metodologias de Resolução de Problemas e Projetos pedagógicos do cotidiano da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

10

3

3.-Oficinas:
-Práticas Pedagógicas de numeralização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
- Jogos e brincadeiras

20

4

Práticas Pedagógicas de alfabetização.

20

5

Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento.

10

6

Reflexão do professor alfabetizador sobre suas práticas de ensino.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:-Problematização de textos contendo problemas do cotidiano e da matemática. -Leitura de textos em PDF de Artigos científicos, capítulos de livros, de revistas, etc. disponibilizados na Internet e no classroom da turma. -Assistir e produzir vídeos e powerpoint. - Pesquisar e apresentar sínteses utilizando-se das metodologias ativas (Aula invertida, Grupos: GV, GO, estudo por rotações, entre outros) - Seminários, estudos dirigidos e aulas expositivas/dialogadas utilizando recursos tecnológicos para socialização das sínteses. - Elaboração de materiais didáticos/jogos e brincadeiras contendo: Objetivos, metodologia e avaliação


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2

A definir

Produção de textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, elaboração e análise de práticas pedagógicas utilizando diferentes recursos.

1

2

A definir

x

A definir

Seminários

Todas

1

A definir

Pesquisas, participação em oficinas e na elaboração de material didático pedagógico, jogos e brincadeiras.

2 e 3

1

A definir

x

A definir

Atividades da prática pedagógica da alfabetização..

4

2

A definir

x

A definir

Trabalhos individuais e em grupo sobre atividades, metodologias e estratégias para o desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização.

5

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017.

2

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162

3

ARTUR GOMES DE MORAIS. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. PDF. ISBN 9788551305201. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551305201.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a

2

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005

3

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes 2008. Número de chamada: 305.23 E79

4

SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000. Recurso online.

5

MOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997. Número de chamada: 370.15 L755

obs:

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