|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
|
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Alfabetização e Numeralização III |
0-20170 |
6º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Introdução a práticas pedagógicas de letramento, alfabetização e numeralização. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de letramento, alfabetização e numeralização. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1.Entender a matemática como objeto histórico-cultural de conhecimento em aspectos que a constituem, seus usos e funções e sua linguagem. 2. Reconhecer como se adquire o conhecimento matemático através das práticas culturais em que os indivíduos estão engajados, identificando os usos sociais desse conhecimento. 3. Reconhecer como se iniciou e como vem se desenvolvendo a matemática escolar, ou matemática formal. 4. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 5. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 6. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 7. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. 8. Articular os eixos da oralidade, da leitura, da escrita e da análise linguistica, na prespectiva da alfabetização e letramento, com práticas pedagógicas que possibilite o processo de apropriação/compreensão do sistema alfabético da escrita, pela criança. 9. Planejar práticas pedagógicas no âmbito da alfabetização e letramento, de modo indissociável e progressivamente. 10. Viabilizar condições para apropriação da alfabetização e letramento, por meio do trabalho/práticas pedagógicas sistematizado. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Aquisição da linguagem matemática: |
10 |
|
2 |
2. Praticas Pedagógicas de Numeralização |
10 |
|
3 |
3.-Oficinas: |
20 |
|
4 |
Práticas Pedagógicas de alfabetização. |
20 |
|
5 |
Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento. |
10 |
|
6 |
Reflexão do professor alfabetizador sobre suas práticas de ensino. |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:-Problematização de textos contendo problemas do cotidiano e da matemática. -Leitura de textos em PDF de Artigos científicos, capítulos de livros, de revistas, etc. disponibilizados na Internet e no classroom da turma. -Assistir e produzir vídeos e powerpoint. - Pesquisar e apresentar sínteses utilizando-se das metodologias ativas (Aula invertida, Grupos: GV, GO, estudo por rotações, entre outros) - Seminários, estudos dirigidos e aulas expositivas/dialogadas utilizando recursos tecnológicos para socialização das sínteses. - Elaboração de materiais didáticos/jogos e brincadeiras contendo: Objetivos, metodologia e avaliação |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Produção de textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, elaboração e análise de práticas pedagógicas utilizando diferentes recursos. |
1 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Seminários |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
|
Pesquisas, participação em oficinas e na elaboração de material didático pedagógico, jogos e brincadeiras. |
2 e 3 |
|
|
|
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Atividades da prática pedagógica da alfabetização.. |
4 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Trabalhos individuais e em grupo sobre atividades, metodologias e estratégias para o desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização. |
5 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. |
|||||||||||
|
2 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
|||||||||||
|
3 |
ARTUR GOMES DE MORAIS. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. PDF. ISBN 9788551305201. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551305201. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a |
|||||||||||
|
2 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005 |
|||||||||||
|
3 |
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
|||||||||||
|
4 |
SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000. Recurso online. |
|||||||||||
|
5 |
MOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997. Número de chamada: 370.15 L755 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |