|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
|
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Pesquisa e Prática Pedagógica III |
0-18299 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
A formação específica como campo de pesquisa. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Realizar levantamento, análise e caracterização de campos de atuação do profissional de pedagogia visando à realização da pesquisa e a elaboração do artigo científico. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Realizar a coleta e a análise de dados da pesquisa; - Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do artigo científico; - Elaborar o artigo científico na área de intervenção do profissional do licenciado em pedagogia, visando a produção e socialização do conhecimento; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do artigo. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
UNIDADE I - 1 Continuação da pesquisa (Desenvolvimento da pesquisa). |
20 |
|
2 |
UNIDADE II - 2. Artigo científico. |
16 |
|
3 |
UNIDADE III - 3. Normas da ABNT em vigência |
04 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Saída a campo; - produção de textos; - Trabalho em grupo. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
- Produção de textos referentes a elaboração do referencial teórico, coleta e análise dos dados da pesquisa. - Elaboração do artigo científico. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
-Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; - Compromisso, participação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 - Elaboração do Referencial teórico |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
13/08/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 02 - Coleta e análise de dados |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
17/09/2025 |
x |
24/09/2025 |
||||
|
Avaliação 03 – Apresentação do trabalho na Mostra Científica. |
I |
x |
x |
x |
1.0 |
22/10/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 04 - Elaboração do Artigo científico |
II |
x |
x |
x |
2.0 |
30/10/2025 |
x |
12/11/2025 |
||||
|
Avaliação 05 - formatação de acordo com as normas da ABNT |
II e III |
x |
x |
x |
1.0 |
13/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 06- Avaliação Integrativa |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
27/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. 117 p. ISBN 85-326-3186-X. |
|||||||||||
|
2 |
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8. |
|||||||||||
|
3 |
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. São Paulo: Manole, 2003. 288 p. ISBN 85-204-1677-2. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
FREITAS, Luiz Carlos. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES. N. Formação de professor: pensar e fazer. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995. |
|||||||||||
|
2 |
KRAMER, Sônia (Org.). Histórias de professores: Leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: ática 1996 |
|||||||||||
|
3 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. |
|||||||||||
|
4 |
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004 |
|||||||||||
|
5 |
THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: ULBRA, 2003 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |