UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Gestão de Processos Educativos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Processos Educativos

0-18298

2

40


EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. Compreender a função social, política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico da escola. Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. Formação do diretor escolar. A estrutura da escola e a educação. Gestão escolar e autonomia.

14

2

Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo, neoliberalismo. Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo.

12

3

Avaliação institucional e planejamento estratégico Projeto PolíticoPedagógico. Avaliação institucional. Análise de conceitos: avaliação, estatísticas, currículo. Avaliação institucional como política de regulação. Planejamento e projeto institucional.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais da seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em Grupo (contextualização institucional).


Estratégias:AED (aula expositiva e dialogada). TI (trabalho individual). TG (trabalho em grupo). Leitura individual e coletiva. Produção textual. Resolução de problemas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo. Portanto, de acordo com cada conteúdo o conhecimento será verificado através de processos individuais e grupais, e ao final será validada com a participação individual de todos os alunos através de uma entrevista.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva de textos. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e a realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina por meio das atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for o caso.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Interação e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de solidariedade e outros acordos definidos no coletivo da turma.

OUTRAS

Textos parciais e finais a partir do aprofundamento teórico da temática de intervenção do estágio. Relatório de estágio. Avaliação Colegiada. As estratégias serão desenvolvidas a partir da problematização e métodos ativos de aprendizagem, podendo ser utilizadas: exposição dialogada, seminários, trabalhos individuais e em grupos. Ainda, mapas conceituais, portfólios, estudo dirigido, estudo de caso e outros de acordo com cada conteúdo e a operação de pensamento necessário para o processo de aprendizagem.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3

x

x

x

2.0

26/11/2025

x

03/12/2025

Participação nas aulas, questões das aulas

1, 2, 3

x

x

x

2.0

03/12/2025

Prova Escrita Coletiva

1, 2

x

x

x

3.0

24/09/2025

x

01/10/2025

Trabalho em Grupo (contextualização institucional)

1

x

x

x

3.0

17/09/2025

x

20/08/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7.

2

VITOR HENRIQUE PARO. Administração escolar: introdução crítica. 17. São Paulo: Cortez, 2022. E-Book. ISBN 9786555552508. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555552508.

3

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 192 p. (Magistério Formação E Trabalho Pedagógico) ISBN 8530803701


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HARDT, Lúcia Schneider (org.). Coordenação pedagógica: (per)formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. ISBN 9788587103840.

2

VIVIANE KLAUS. Gestão & Educação. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. PDF. ISBN 9788551300619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551300619.

3

SILVA, Kátia Aparecida Rodrigues da; CAMARGO, Arleide Wolff. Gestão democrática educacional: novos olhares, novas abordagens. Urubici, 2005. 35 p.

4

VITOR HENRIQUE PARO. Diretor escolar: educador ou gerente@p0 v.56. (Coleção questões da nossa época). 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923845.

5

DRESCH, Jaime Farias. Performatividade discursiva e avaliação da educação: uma análise político-epistemológicado SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP (1995-2010). São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. 282 p. ISBN 978-85-7221-279-3.

6

MORGANA DOMÊNICA HATTGE.; MAURA CORCINI LOPES. Inclusão escolar: Conjunto de práticas que governam. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. E-Book. ISBN 9786586040265. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586040265.

7

ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (org.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018.

8

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

9

SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62.

10

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017.

11

MANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 8. ed. São Paulo: Summus, 2023.

obs:

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