|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
|
PROFESSOR |
Jaime Farias Dresch |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Gestão de Processos Educativos |
0-18298 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. Compreender a função social, política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico da escola. Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. Formação do diretor escolar. A estrutura da escola e a educação. Gestão escolar e autonomia. |
14 |
|
2 |
Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo, neoliberalismo. Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo. |
12 |
|
3 |
Avaliação institucional e planejamento estratégico Projeto PolíticoPedagógico. Avaliação institucional. Análise de conceitos: avaliação, estatísticas, currículo. Avaliação institucional como política de regulação. Planejamento e projeto institucional. |
14 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais da seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em Grupo (contextualização institucional). |
||
|
Estratégias:AED (aula expositiva e dialogada). TI (trabalho individual). TG (trabalho em grupo). Leitura individual e coletiva. Produção textual. Resolução de problemas. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo. Portanto, de acordo com cada conteúdo o conhecimento será verificado através de processos individuais e grupais, e ao final será validada com a participação individual de todos os alunos através de uma entrevista. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva de textos. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e a realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina por meio das atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for o caso. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Interação e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de solidariedade e outros acordos definidos no coletivo da turma. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Textos parciais e finais a partir do aprofundamento teórico da temática de intervenção do estágio. Relatório de estágio. Avaliação Colegiada. As estratégias serão desenvolvidas a partir da problematização e métodos ativos de aprendizagem, podendo ser utilizadas: exposição dialogada, seminários, trabalhos individuais e em grupos. Ainda, mapas conceituais, portfólios, estudo dirigido, estudo de caso e outros de acordo com cada conteúdo e a operação de pensamento necessário para o processo de aprendizagem. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2025 |
x |
03/12/2025 |
||||
|
Participação nas aulas, questões das aulas |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
03/12/2025 |
|
|
||||
|
Prova Escrita Coletiva |
1, 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/09/2025 |
x |
01/10/2025 |
||||
|
Trabalho em Grupo (contextualização institucional) |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
17/09/2025 |
x |
20/08/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7. |
|||||||||||
|
2 |
VITOR HENRIQUE PARO. Administração escolar: introdução crítica. 17. São Paulo: Cortez, 2022. E-Book. ISBN 9786555552508. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555552508. |
|||||||||||
|
3 |
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 192 p. (Magistério Formação E Trabalho Pedagógico) ISBN 8530803701 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
HARDT, Lúcia Schneider (org.). Coordenação pedagógica: (per)formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. ISBN 9788587103840. |
|||||||||||
|
2 |
VIVIANE KLAUS. Gestão & Educação. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. PDF. ISBN 9788551300619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551300619. |
|||||||||||
|
3 |
SILVA, Kátia Aparecida Rodrigues da; CAMARGO, Arleide Wolff. Gestão democrática educacional: novos olhares, novas abordagens. Urubici, 2005. 35 p. |
|||||||||||
|
4 |
VITOR HENRIQUE PARO. Diretor escolar: educador ou gerente@p0 v.56. (Coleção questões da nossa época). 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923845. |
|||||||||||
|
5 |
DRESCH, Jaime Farias. Performatividade discursiva e avaliação da educação: uma análise político-epistemológicado SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP (1995-2010). São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. 282 p. ISBN 978-85-7221-279-3. |
|||||||||||
|
6 |
MORGANA DOMÊNICA HATTGE.; MAURA CORCINI LOPES. Inclusão escolar: Conjunto de práticas que governam. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. E-Book. ISBN 9786586040265. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586040265. |
|||||||||||
|
7 |
ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (org.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018. |
|||||||||||
|
8 |
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. |
|||||||||||
|
9 |
SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62. |
|||||||||||
|
10 |
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017. |
|||||||||||
|
11 |
MANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 8. ed. São Paulo: Summus, 2023. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |