UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório V - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório V

0-18297

4

80


EMENTA

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aspectos teórico-metodológicos que permitam a compreensão crítico reflexiva sobre a realidade educacional dos jovens, adultos e idosos com base nos princípios da educação integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a organização do cotidiano da educação de jovens, adultos e idosos em relação aos tempos e espaços de aprendizagem; 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar de Jovens, adultos e idosos; 3. Planejar para o desenvolvimento da intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e da intervenção pedagógica em relatório dessa etapa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
1.1. Caracterização da Modalidade de Educação.
1.2. Concepções Norteadoras da Oferta da Educação no Sistema Prisional
1.3. Organização da Oferta de Educação Formal
1.4. Organização da Oferta da Educação não Formal e Qualificação Profissional

20

2

2. Definição do campo de estágio
2.1 Contatos com a realidade campo de estágio
2.2 Contexto e orientações sobre a modalidade de estágio.
2.3 Diagnósticos da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. (Atuação direta).

10

3

3. Acompanhamento ao processo de intervenção de estágio.

40

4

4. Sistematização e escrita do relatório e devolução do estágio.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas.

ATITUDES

Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva.

OUTRAS

Processual e contínua, durante as aulas. Seminário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, participação e responsabilidade.

Todas

1

A definir

Seminário

Todas

2

A definir

Planejamento

3

2

A definir

x

A definir

Intervenção/Regência

3

2

A definir

x

A definir

Relatório final do Estágio (completo, de todos os semestres de estágio).

Todas

3

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SELMA GARRIDO PIMENTA.; MARIA ISABEL DE ALMEIDA. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524924026. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524924026.

2

ERASMO N. FERREYRA. A linguagem oral na educac¸a~o de adultos. 1. Porto Alegre: Artmed, 2007. PDF. ISBN 9788536310398. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536310398.

3

SOLANGE GOIS DE SOUZA.; RAQUEL DA SILVA ROCHA. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2014. E-Book. ISBN 9788524922589. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524922589.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização

2

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 206 p. (Coleção formação de professores). ISBN 978-65-88717-20-2.

3

VENÍCIO A. DE LIMA. Paulo Freire: A prática da liberdade, para além da alfabetização. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. E-Book. ISBN 9786559280056. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559280056.

4

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível emhttp://www.sed.sc.gov.br/documentos/curriculo-base-sc/8018-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc

5

SOUZA, Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2012. Número de chamada: 374.981 S719e

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