|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
|
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Obrigatório V |
0-18297 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar aspectos teórico-metodológicos que permitam a compreensão crítico reflexiva sobre a realidade educacional dos jovens, adultos e idosos com base nos princípios da educação integral. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Compreender a organização do cotidiano da educação de jovens, adultos e idosos em relação aos tempos e espaços de aprendizagem; 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar de Jovens, adultos e idosos; 3. Planejar para o desenvolvimento da intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e da intervenção pedagógica em relatório dessa etapa. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
20 |
|
2 |
2. Definição do campo de estágio |
10 |
|
3 |
3. Acompanhamento ao processo de intervenção de estágio. |
40 |
|
4 |
4. Sistematização e escrita do relatório e devolução do estágio. |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Processual e contínua, durante as aulas. Seminário. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Assiduidade, participação e responsabilidade. |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
|
Seminário |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Planejamento |
3 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Intervenção/Regência |
3 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Relatório final do Estágio (completo, de todos os semestres de estágio). |
Todas |
|
|
|
3 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
SELMA GARRIDO PIMENTA.; MARIA ISABEL DE ALMEIDA. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524924026. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524924026. |
|||||||||||
|
2 |
ERASMO N. FERREYRA. A linguagem oral na educac¸a~o de adultos. 1. Porto Alegre: Artmed, 2007. PDF. ISBN 9788536310398. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536310398. |
|||||||||||
|
3 |
SOLANGE GOIS DE SOUZA.; RAQUEL DA SILVA ROCHA. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2014. E-Book. ISBN 9788524922589. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524922589. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização |
|||||||||||
|
2 |
FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 206 p. (Coleção formação de professores). ISBN 978-65-88717-20-2. |
|||||||||||
|
3 |
VENÍCIO A. DE LIMA. Paulo Freire: A prática da liberdade, para além da alfabetização. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. E-Book. ISBN 9786559280056. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559280056. |
|||||||||||
|
4 |
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível emhttp://www.sed.sc.gov.br/documentos/curriculo-base-sc/8018-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc |
|||||||||||
|
5 |
SOUZA, Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2012. Número de chamada: 374.981 S719e |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |