UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2025/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Gilberto Borges de Sá, Lucia Ceccato de Lima, Neusa Maria Sens de Barros, Maria Candida Melo Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - III

0-18296

4

80

 

EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente envolvendo o público de jovens, adultos e idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CIÊNCIAS HUMANAS: . Despertar das Ciências Humanas EJA (His e Geo), apresentando seus fundamentos e metodologia com vistas ao o processo de autonomia do ensino/aprendizagem. MATEMÁTICA: . Verificar o que a legislação vigente aborda sobre a Matemática na educação de jovens, adultos e idosos. . Adaptar as cinco unidades temáticas, através do estudo das habilidades, para a EJA. . Explorar as metodologias mais adequadas para aplicar aos conteúdos da Matemática para a EJA. . Estudar as melhores estratégias de ensino para ensinar Matemática para a EJA. LINGUAGENS (Língua Portuguesa): - Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento. - Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.) - Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza. - Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres. - Conhecer, distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano. - Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura. CIÊNCIAS DA NATUREZA: - Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico e metodológico da Andragogia para o ensino de Ciências da natureza. - Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza. - Elaborar atividades e metodologias ativas (experimentos, projetos) para o Ensino de Ciências da Natureza.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

CIÊNCIAS HUMANAS:
Unidade I - Ciências Humanas - Problematização do Ensino das Ciências Humanas no EJA - Dilemas e Oportunidade.
Unidade II - Fundamentos das Ciências Humanas (Conceitos conteúdos) desenvolvidos no EJA.
Unidade III - Práticas de Alfabetização das Ciências Humanas no EJA. Metodologias de aprendizagem, Estudos de caso, Recurso didáticos, planejamento da aprendizagem, trocas de experiencia.
Unidade IV - Teoria e Praticas das Ciências Humanas à luz das reflexões do Livro: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. A Praxis de Gramschi aplicado ao EJA.

20

2

CIÊNCIAS DA NATUREZA:
- Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências Natureza para Educação de Jovens, Adultos e Idosos. no Brasil;
- A Interdisciplinaridade e o ensino de ciências;
- Produção do conhecimento científico;
- Construção dos conceitos científicos e Conteúdos Curriculares;
- Processos de ensinar e aprender ciências Educação de Jovens, Adultos e Idosos.;
- Propostas curriculares oficiais de ensino de ciências;
- Inserção das ciências da natureza o cotidiano da educação básica/Ensino fundamental II
- Metodologias para ensino de Ciências Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

20

3

MATEMÁTICA:
Reflexão sobre o ensino para EJA.
O que a legislação fala sobre o ensino de Matemática para jovens, adultos e idosos. (LDBEN, BNCC, Currículo Catarinense)
Unidades temáticas / Objetos do conhecimento e Habilidades:
-Unidade temática Números: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Álgebra: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Geometria: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Grandezas e Medidas: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Probabilidade e Estatística: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
Metodologias:
-Pesquisa e aprofundamento de metodologias adequadas ao ensino da Matemática para jovens, adultos e idosos.
-Planos de ensino e planos de aula.
Estratégias:
-Aplicação de estratégias e metodologias estudadas através de mini aulas.

20

4

LINGUAGENS (Língua Portuguesa):
Leitura e Escrita:
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo
- Emprego adequado de letras
- Montagem de palavras, sentenças e textos.
- Identificação de ideias básica do texto.
- Produção e interpretação de textos.
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas, etc.
- Produzir pequenos como: anúncio, bilhete e cartas.
Linguagem Oral, Verbal e Não Verbal
- Relatos de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos)
- Relato de filmes, reportagens e causos.
- Verbalização de opiniões e comentários.
Gramática
- Ortografia, tonicidade.
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios,...

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.

 

Estratégias:Trabalho de pesquisa. Leituras individuais; Atividades individuais e em grupos. Atividades experimentais; Projetos Pedagógicos, entre outras estratégias ativas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Elaboração de síntese. Comunicação com clareza, Visão Sistêmica, raciocínio lógico , Metodologia adequada, Assimilação de um mínimo de conhecimentos sobre o assunto. Domínio das tecnologias de comunicação digital. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe.

OUTRAS

Participação frequente nos eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1: Ciências Humanas

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2: Ciências da Natureza

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3: Linguagens

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 4: Matemática

3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998. 113 p. ISBN 857307367-5.

2

MARIA DA CONCEIÇÃO F. R. FONSECA. Educação matemática de jovens e adultos. 4. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. E-Book. ISBN 9786559284160. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559284160.

3

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982. 96 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

2

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 370.11 M858s

3

SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.

4

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio: Formação Docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2001.

obs:

 

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