PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Gilberto Borges de Sá, Lucia Ceccato de Lima, Neusa Maria Sens de Barros, Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - III | 0-18296 | 8º | 4 | 80 |
EMENTA |
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente envolvendo o público de jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CIÊNCIAS HUMANAS: . Despertar das Ciências Humanas EJA (His e Geo), apresentando seus fundamentos e metodologia com vistas ao o processo de autonomia do ensino/aprendizagem. MATEMÁTICA: . Verificar o que a legislação vigente aborda sobre a Matemática na educação de jovens, adultos e idosos. . Adaptar as cinco unidades temáticas, através do estudo das habilidades, para a EJA. . Explorar as metodologias mais adequadas para aplicar aos conteúdos da Matemática para a EJA. . Estudar as melhores estratégias de ensino para ensinar Matemática para a EJA. LINGUAGENS (Língua Portuguesa): - Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento. - Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.) - Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza. - Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres. - Conhecer, distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano. - Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura. CIÊNCIAS DA NATUREZA: - Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico e metodológico da Andragogia para o ensino de Ciências da natureza. - Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza. - Elaborar atividades e metodologias ativas (experimentos, projetos) para o Ensino de Ciências da Natureza. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | CIÊNCIAS HUMANAS: | 20 |
2 | CIÊNCIAS DA NATUREZA: | 20 |
3 | MATEMÁTICA: | 20 |
4 | LINGUAGENS (Língua Portuguesa): | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. | |
Estratégias:Trabalho de pesquisa. Leituras individuais; Atividades individuais e em grupos. Atividades experimentais; Projetos Pedagógicos, entre outras estratégias ativas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Elaboração de síntese. Comunicação com clareza, Visão Sistêmica, raciocínio lógico , Metodologia adequada, Assimilação de um mínimo de conhecimentos sobre o assunto. Domínio das tecnologias de comunicação digital. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe. | ||||||||
OUTRAS | Participação frequente nos eventos promovidos pelo curso. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 1: Ciências Humanas | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2: Ciências da Natureza | 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3: Linguagens | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 4: Matemática | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998. 113 p. ISBN 857307367-5. |
2 | MARIA DA CONCEIÇÃO F. R. FONSECA. Educação matemática de jovens e adultos. 4. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. E-Book. ISBN 9786559284160. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559284160. |
3 | FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982. 96 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo). |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
2 | MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 370.11 M858s |
3 | SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. |
4 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014 |
5 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio: Formação Docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2001. |
obs: | |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |