UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA

0-18295

4

80


EMENTA

Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o dominío de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização na educação de jovens, adultos e idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Dominar práticas pedagógicas de alfabetização para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. 2 - Planejar práticas pedagógicas de alfabetização, para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. 3 - Valorizar a matemática como instrumento para interpretação de informações sobre o mundo 4 - Pesquisar práticas pedagógicas e jogos no contexto da etnomatemática. 5 - Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos. 6 - Vivenciar processos de resolução de problemas e projetos didáticos. 7 - Realizar procedimentos de cálculo mental e escrito utilizando técnicas operatórias em números naturais e racionais em sua representação decimal e fracionária. 8 - Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados nos diferentes sistemas de medidas. 9 - Reconhecer as formas bi e tridimensionais de figuras planas e de sólidos geométricos. 10 - Realizar procedimentos de coleta e representação de dados, representando e analisando gráficos e tabelas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 - Práticas Pedagógicas para de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos.

20

2

2 - Planejamento de práticas pedagógicas de alfabetização para desenvolvimento na educação de jovens,
adultos e idosos.

20

3

3 - A educação matemática na EJA e suas dimensões: cultural, social, formativa e política.
3.1 Etnomatemática e prática Pedagógica.
3.2 Estudo da Metodologia de resolução de problemas com ênfase na Educação Financeira.
3.3 Estudo da Metodologia de projetos aplicáveis em sala de aula da EJA.

20

4

4 - Práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e as unidades temáticas do Currículo Base do Território Catarinense na EJA, envolvendo as unidades: Números e operações; Geometria; Álgebra; Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística.

19

 

TOTAL DE HORAS

79 h


Estratégias:. Aula dialógica com visualização em PowerPoint. . Trabalhos orientados em pequenos grupos. . Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. . Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas: (GO, GV) . Montagem do lapbook. . Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC, PCSC e CBTC) . Leituras individuais e coletivas, interpretações e produção de textos e materiais didáticos. . Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula utilizando recursos visuais e tecnológicos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento contextualizado. Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, capacidade de reelaborarção e sistematização de novos conceitos, partindo dos conteúdos trabalhados.

HABILIDADES

Reflexão crítica, registros escritos coerentes, argumentação lógica. Leitura e interpretação, relacionando os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura.

ATITUDES

Assiduidade e pontualidade nas aulas; participação efetiva e ativa; compromisso e responsabilidade em relação aos trabalhos individuais; iniciativa e cooperação nos trabalhos coletivos; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Estabelecimentode interfaces entre a disciplina de alfabetização e numeralização e as demais disciplinas do curso. Outras formas dependendo das necessidades dos acadêmicos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

20

A definir

Práticas pedagógicas de alfabetização.

1

2

A definir

x

A definir

Planejamento de práticas pedagógicas para a EJA.

2

A definir

x

A definir

Produção de sínteses e Trabalhos em Grupo

Todas

2

A definir

Produção e problematização das práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e nos documentos oficiais.

Todas

1

A definir

x

A definir

Seminário

Todas

0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433

2

MARINA LÚCIA PEREIRA. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PDF. ISBN 9788582178751. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582178751.

3

SOLANGE GOIS DE SOUZA.; RAQUEL DA SILVA ROCHA. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2014. E-Book. ISBN 9788524922589. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524922589.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

2

PIERRE LEVY. Cibercultura. São Paulo Editora 34 2001 ISBN 857326126-9

3

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 5. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. 140p. ISBN 9788587063700.

4

VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. 228 p. (Coleção educação crítica). ISBN 9788527400466.

5

TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1995.

obs:- Educação para Jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular – 1º segmento / coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão Ribeiro; - São Paulo: Açao Educativa; Brasília: MEC, 2001 Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. – Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. (Coleção educação para todos; vol.3, 362p.) - FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco. Etnomatemática – novos desafios teóricos e pedagógicos. – Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009. - SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

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