|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
|
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA |
0-18295 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar o dominío de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização na educação de jovens, adultos e idosos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1 - Dominar práticas pedagógicas de alfabetização para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. 2 - Planejar práticas pedagógicas de alfabetização, para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. 3 - Valorizar a matemática como instrumento para interpretação de informações sobre o mundo 4 - Pesquisar práticas pedagógicas e jogos no contexto da etnomatemática. 5 - Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos. 6 - Vivenciar processos de resolução de problemas e projetos didáticos. 7 - Realizar procedimentos de cálculo mental e escrito utilizando técnicas operatórias em números naturais e racionais em sua representação decimal e fracionária. 8 - Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados nos diferentes sistemas de medidas. 9 - Reconhecer as formas bi e tridimensionais de figuras planas e de sólidos geométricos. 10 - Realizar procedimentos de coleta e representação de dados, representando e analisando gráficos e tabelas. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1 - Práticas Pedagógicas para de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. |
20 |
|
2 |
2 - Planejamento de práticas pedagógicas de alfabetização para desenvolvimento na educação de jovens, |
20 |
|
3 |
3 - A educação matemática na EJA e suas dimensões: cultural, social, formativa e política. |
20 |
|
4 |
4 - Práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e as unidades temáticas do Currículo Base do Território Catarinense na EJA, envolvendo as unidades: Números e operações; Geometria; Álgebra; Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. |
19 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
79 h |
|
|
||
|
Estratégias:. Aula dialógica com visualização em PowerPoint. . Trabalhos orientados em pequenos grupos. . Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. . Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas: (GO, GV) . Montagem do lapbook. . Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC, PCSC e CBTC) . Leituras individuais e coletivas, interpretações e produção de textos e materiais didáticos. . Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula utilizando recursos visuais e tecnológicos. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Conhecimento contextualizado. Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, capacidade de reelaborarção e sistematização de novos conceitos, partindo dos conteúdos trabalhados. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Reflexão crítica, registros escritos coerentes, argumentação lógica. Leitura e interpretação, relacionando os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Assiduidade e pontualidade nas aulas; participação efetiva e ativa; compromisso e responsabilidade em relação aos trabalhos individuais; iniciativa e cooperação nos trabalhos coletivos; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Estabelecimentode interfaces entre a disciplina de alfabetização e numeralização e as demais disciplinas do curso. Outras formas dependendo das necessidades dos acadêmicos. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
20 |
A definir |
|
|
||||
|
Práticas pedagógicas de alfabetização. |
1 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Planejamento de práticas pedagógicas para a EJA. |
2 |
|
|
|
|
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Produção de sínteses e Trabalhos em Grupo |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Produção e problematização das práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e nos documentos oficiais. |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Seminário |
Todas |
|
|
|
0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433 |
|||||||||||
|
2 |
MARINA LÚCIA PEREIRA. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PDF. ISBN 9788582178751. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582178751. |
|||||||||||
|
3 |
SOLANGE GOIS DE SOUZA.; RAQUEL DA SILVA ROCHA. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. 1. São Paulo: Cortez, 2014. E-Book. ISBN 9788524922589. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524922589. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. |
|||||||||||
|
2 |
PIERRE LEVY. Cibercultura. São Paulo Editora 34 2001 ISBN 857326126-9 |
|||||||||||
|
3 |
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 5. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. 140p. ISBN 9788587063700. |
|||||||||||
|
4 |
VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. 228 p. (Coleção educação crítica). ISBN 9788527400466. |
|||||||||||
|
5 |
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1995. |
|||||||||||
|
obs:- Educação para Jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular – 1º segmento / coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão Ribeiro; - São Paulo: Açao Educativa; Brasília: MEC, 2001 Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. – Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. (Coleção educação para todos; vol.3, 362p.) - FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco. Etnomatemática – novos desafios teóricos e pedagógicos. – Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009. - SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |