UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Andragogia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Vinicius Bertoncini Vicenzi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Andragogia

0-18294

4

80


EMENTA

Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos estudantes do Curso de Pedagogia saberes necessários sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), relativos aos fundamentos, lugar sócio-político, perspectivas de cidadania, papel do educador e saberes indispensáveis para a prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conceituar Andragogia; • Diferenciar a educação de crianças e adolescentes da educação de adultos; • Problematizar a discussão sobre andragogia a partir do contexto brasileiro; • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de inclusão, autonomia e cidadania; • Discutir sobre o papel do professor e os saberes indispensáveis para atuar na EJA; • Analisar as contribuições da EJA para a sociedade;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

20

2

O lugar sociopolítico da EJA.

20

3

A EJA na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania.

20

4

O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula síncrona, expositiva e dialogada.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos desenvolvidosnos trabalhos desenvolvidos.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. Participação em sala de aula.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Resumo expandido sobre a Educação como prática da liberdade.

1 e 2

x

x

x

2

02/09/2025

x

07/10/2025

Seminários: Desenvolvimento de uma aula na modalidade de Educação de Jovens e Adultos

2, 3 e 4

x

x

x

2

21/10/2025

Ensaio final

1, 2, 3 e 4

x

x

x

4

18/11/2025

Integrativa

1, 2 ,3 e 4

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 158 p. ISBN 8521901097.

2

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 136 p. ISBN 8524906022

3

VIVIANE GUIDOTTI.; ANTONIO R. SIQUEIRA. Educação de Jovens e Adultos. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2017. PDF. ISBN 9788595020535. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595020535.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização

2

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 129 p. ISBN 978-85-7496-350-1.

3

GADOTTI, Moacir. Mova por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. 159 p. (Série Educação de Adultos;1). ISBN 978-85-60867-05-9.

4

MARINA LÚCIA PEREIRA. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PDF. ISBN 9788582178751. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582178751.

5

LEÔNCIO SOARES. Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. PDF. ISBN 9788551304525. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551304525.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática