|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
|
PROFESSOR |
Vinicius Bertoncini Vicenzi |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Andragogia |
0-18294 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver nos estudantes do Curso de Pedagogia saberes necessários sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), relativos aos fundamentos, lugar sócio-político, perspectivas de cidadania, papel do educador e saberes indispensáveis para a prática. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
• Conceituar Andragogia; • Diferenciar a educação de crianças e adolescentes da educação de adultos; • Problematizar a discussão sobre andragogia a partir do contexto brasileiro; • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de inclusão, autonomia e cidadania; • Discutir sobre o papel do professor e os saberes indispensáveis para atuar na EJA; • Analisar as contribuições da EJA para a sociedade; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
20 |
|
2 |
O lugar sociopolítico da EJA. |
20 |
|
3 |
A EJA na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. |
20 |
|
4 |
O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aula síncrona, expositiva e dialogada. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos desenvolvidosnos trabalhos desenvolvidos. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. Participação em sala de aula. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Resumo expandido sobre a Educação como prática da liberdade. |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
02/09/2025 |
x |
07/10/2025 |
||||
|
Seminários: Desenvolvimento de uma aula na modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2 |
21/10/2025 |
|
|
||||
|
Ensaio final |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
4 |
18/11/2025 |
|
|
||||
|
Integrativa |
1, 2 ,3 e 4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 158 p. ISBN 8521901097. |
|||||||||||
|
2 |
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 136 p. ISBN 8524906022 |
|||||||||||
|
3 |
VIVIANE GUIDOTTI.; ANTONIO R. SIQUEIRA. Educação de Jovens e Adultos. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2017. PDF. ISBN 9788595020535. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595020535. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização |
|||||||||||
|
2 |
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 129 p. ISBN 978-85-7496-350-1. |
|||||||||||
|
3 |
GADOTTI, Moacir. Mova por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. 159 p. (Série Educação de Adultos;1). ISBN 978-85-60867-05-9. |
|||||||||||
|
4 |
MARINA LÚCIA PEREIRA. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PDF. ISBN 9788582178751. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582178751. |
|||||||||||
|
5 |
LEÔNCIO SOARES. Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. PDF. ISBN 9788551304525. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551304525. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |