|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
|
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Fundamentos da Didática |
0-20160 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das atividades escolares. Propostas pedagógicas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Promover uma reflexão crítica sobre o papel da didática no campo da educação, analisando seu percurso histórico e as transformações ocorridas até a atualidade. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
a) Identificar as principais tendências pedagógicas e discutir suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem; b) Compreender a relevância da organização do tempo e do espaço nas atividades escolares, reconhecendo seus impactos na prática educativa; c) Analisar as principais propostas pedagógicas que fundamentam as práticas docentes; d) Refletir sobre a importância da pesquisa no campo da didática para a qualificação do ensino. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
O que é didática. Tendências Pedagógicas. |
20 |
|
2 |
Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas. |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositiva e dialogada e seminários (Google Classroom) |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
|
ATITUDES |
. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. . |
|||||||||||
|
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa² |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 01 - Trabalho escrito |
1 |
x |
x |
x |
3 |
28/08/2025 |
x |
11/09/2025 |
||||
|
Avaliação 02 – Seminário sobre Didática |
2 |
x |
x |
x |
3 |
23/10/2025 |
x |
06/11/2025 |
||||
|
Avaliação 03 - Prova Objetiva |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
04/12/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341. |
|||||||||||
|
2 |
RUMO a uma nova didática. 7.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995. 179 p. 146 ISBN 85-326-0434-X |
|||||||||||
|
3 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 488 p. ((Memóia da educação)). ISBN 978-85-88717-30-1. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
QUINO, O. F. Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov. Educação Unisinos 20(2):234-244, maio/agosto 2016. doi: 10.4013/edu.2016.202.09. Disponível online em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2016.202.09/5444 |
|||||||||||
|
2 |
BATISTA, D. E. A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor. Pro-posições, V. 28, Suppl.1 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28s1/0103-7307-pp-28-s1-0256.pdf |
|||||||||||
|
3 |
KOCHHANN, A. et all. Didática e Prática de Ensino: uma reflexão em Candau e Freire. IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (re)significando o conhecimento”, 2015. |
|||||||||||
|
4 |
CANDAU, Vera Maria (Org). Rumo uma Nova Didática. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. |
|||||||||||
|
5 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. |
|||||||||||
|
6 |
SUANNO, João Henrique. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e formação de professores: complexidades e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |