UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Didática

0-20160

2

40


EMENTA

Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das

atividades escolares. Propostas pedagógicas.


OBJETIVO GERAL

Promover uma reflexão crítica sobre o papel da didática no campo da educação, analisando seu percurso histórico e as transformações ocorridas até a atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Identificar as principais tendências pedagógicas e discutir suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem; b) Compreender a relevância da organização do tempo e do espaço nas atividades escolares, reconhecendo seus impactos na prática educativa; c) Analisar as principais propostas pedagógicas que fundamentam as práticas docentes; d) Refletir sobre a importância da pesquisa no campo da didática para a qualificação do ensino.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é didática. Tendências Pedagógicas.

20

2

Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aulas expositiva e dialogada e seminários (Google Classroom)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. .

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1 e 2

x

x

x

2

A definir

Avaliação 01 - Trabalho escrito

1

x

x

x

3

28/08/2025

x

11/09/2025

Avaliação 02 – Seminário sobre Didática

2

x

x

x

3

23/10/2025

x

06/11/2025

Avaliação 03 - Prova Objetiva

1 e 2

x

x

x

2

04/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341.

2

RUMO a uma nova didática. 7.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995. 179 p. 146 ISBN 85-326-0434-X

3

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 488 p. ((Memóia da educação)). ISBN 978-85-88717-30-1.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

QUINO, O. F. Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov. Educação Unisinos 20(2):234-244, maio/agosto 2016. doi: 10.4013/edu.2016.202.09. Disponível online em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2016.202.09/5444

2

BATISTA, D. E. A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor. Pro-posições, V. 28, Suppl.1 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28s1/0103-7307-pp-28-s1-0256.pdf

3

KOCHHANN, A. et all. Didática e Prática de Ensino: uma reflexão em Candau e Freire. IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (re)significando o conhecimento”, 2015.

4

CANDAU, Vera Maria (Org). Rumo uma Nova Didática. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

5

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000.

6

SUANNO, João Henrique. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e formação de professores: complexidades e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática