UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Educação e Necessidades Especiais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Vanir Peixer Lorenzini


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação e Necessidades Especiais

0-20159

2

40


EMENTA

Educação especial. Fundamentos históricos,

epistemológicos e pedagógicos da educação especial.

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas

áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e

de altas habilidades/superdotação.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.
1.1 A deficiência na história humana.
1.2 História da Educação Especial Moderna.
1.3 Enfoques e perspectivas da Educação Especial

12

2

2. Políticas Públicas de Educação Especial
2.1 Legislações específicas
2.2 Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

8

3

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais.

16

4

Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural.

 

TOTAL DE HORAS

36 h


Estratégias:Filme “O Lutador” – TG: possibilidades e limites da inclusão escolar. Estudo de texto de Lucídio Bianchetti. Elaboração de linha de tempo em grupo História da Educação Especial Moderna – Pesquisa em grupos sobre as primeiras instituições de educação especial. Apresentação em grande grupo, com elaboração de síntese coletiva. Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada. Política de EE – AEE - TG Síntese coletiva TG: Estudo de caso – história de vida e escolar (entrevista) de público da educação especial. Apresentação e discussão no coletivo. Recursos e estratégias da Educação Especial - oficina Vigotski e a Educação Especial: princípios: exposição dialogada Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

Conteúdo e forma definidos, quando necessários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa conforme definição do Curso

1, 2, 3, 4.

x

x

x

2.0

A definir

Elaboração de Linha de tempo - TG

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

– Estudo de Caso - TG

2,3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Reflexão individual escrita – Perspectiva cultural

4

x

x

x

2.0

A definir

Autoavaliação escrita reflexiva

1, 2, 3, 4.

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5.

2

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. 303 p. ISBN 978-85-770-6018-4.

3

BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2000. 223 p. (Educação Especial). ISBN 8530805151.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008.

2

CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. São Paulo: PUC/Campinas, 2006.

3

KASSAR, Mônica de C. M. Percursos da constituição de uma política de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, Edição Especial, p. 41-58, mai./ago. 2011

4

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2004.

5

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011. 1 Recurso online.

obs:

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