|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
|
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Alfabetização e Numeralização II |
0-20161 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização e letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental da Educação Básica. 2. R realizar práticas pedagógicas de alfabetização e letramento a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3. Reconhecer nos processos de alfabetização e letramento conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4. Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda na compreensão do mundo em que o estudante está inserido; 5. Desenvolver capacidades de raciocínio, análise e visualização matemática em situações significativas. 6. Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático. 7. Conhecer a origem histórica da construção dos números racionais e representá-los na forma fracionária e decimal a partir de situações de medidas para aplicar em situações de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. - Conceituar grandezas discretas e contínuas, relacionando com as representações de números fracionários e decimais em situações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 8. Analisar situações nas quais os estudantes utilizem o pensamento geométrico,explicando e resolvendo situações-problema do cotidiano; 9. Elaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre a forma e a posição dos objetos no plano e no espaço, bem como suas transformações; 10. Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção de regras para observação, a contagem e a operação. 11. Utilizar a literatura infantil como referência para contextualização e elaboração de atividades de matemática. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1 - Diferentes Linguagens. |
10 |
|
2 |
2 - Função subjetiva e social do registro e do discurso. |
15 |
|
3 |
3 - Metodologia de Alfabetização |
15 |
|
4 |
4 - .REPRESENTAÇÃO DO NUMERO |
10 |
|
5 |
5 - OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL |
10 |
|
6 |
6 - GRANDEZAS E MEDIDAS |
10 |
|
7 |
7 - GEOMETRIA |
05 |
|
8 |
8 - OS JOGOS E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA. |
05 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. -Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisas em livros didáticos. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino. Uso de metodologias ativas (GO, GV, SALA DE AULA INVERTIDA. Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Produção de recursos didáticos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Construção de plantas baixas, de figuras geométricas planas, espaciais e sólidos. Pesquisas de textos da literatura infantil. Oficinas de jogos. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
As formas de avaliação serão Integrativas e operativas. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Participação, envolvimento nas atividades. Domínio dos conceitos e realização de tarefas. |
1, 2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise da representação e operacionalização dos números com uso de materiais didáticos. |
4, 5 e 6 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Pesquisas e participação em oficinas de material didático pedagógico. |
7 e 8 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Elaboração de atividades matemáticas utilizando os jogos e a literatura infantil. |
8 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Apresentação de metodologias apropriadas às diferentes linguagens, na função subjetiva e social do registro e do discurso. |
3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
|||||||||||
|
2 |
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 104 p. (Questões da nossa época). ISBN 852490575-1. |
|||||||||||
|
3 |
JOHN A. V. WALLE. Matemática no ensino fundamental. 6. Porto Alegre: Penso, 2009. PDF. ISBN 9788584290284. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584290284. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. |
|||||||||||
|
2 |
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE 2017. |
|||||||||||
|
3 |
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. |
|||||||||||
|
4 |
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.) ; MOLINA, A.S. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. Campinas: Komedi, 2005. |
|||||||||||
|
5 |
SMOLE, Kátia Stocco & Outros. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |