UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização II

0-20161

4

80


EMENTA

Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização e letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental da Educação Básica. 2. R realizar práticas pedagógicas de alfabetização e letramento a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3. Reconhecer nos processos de alfabetização e letramento conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4. Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda na compreensão do mundo em que o estudante está inserido; 5. Desenvolver capacidades de raciocínio, análise e visualização matemática em situações significativas. 6. Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático. 7. Conhecer a origem histórica da construção dos números racionais e representá-los na forma fracionária e decimal a partir de situações de medidas para aplicar em situações de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. - Conceituar grandezas discretas e contínuas, relacionando com as representações de números fracionários e decimais em situações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 8. Analisar situações nas quais os estudantes utilizem o pensamento geométrico,explicando e resolvendo situações-problema do cotidiano; 9. Elaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre a forma e a posição dos objetos no plano e no espaço, bem como suas transformações; 10. Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção de regras para observação, a contagem e a operação. 11. Utilizar a literatura infantil como referência para contextualização e elaboração de atividades de matemática.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 - Diferentes Linguagens.

10

2

2 - Função subjetiva e social do registro e do discurso.

15

3

3 - Metodologia de Alfabetização

15

4

4 - .REPRESENTAÇÃO DO NUMERO
4.1 Retomar o processo de construção e representação do sistema de numeral
decimal.
4.2. Representação e registro dos Números Racionais na forma fracionária e decimal.

10

5

5 - OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL
5.1 Resolução de problemas utilizando as operações básicas com números Naturais.
5.2 Resolução de problemas utilizando as operações com números racionais na forma fracionária e decimal.

10

6

6 - GRANDEZAS E MEDIDAS
6.1 Origem histórica dos sistemas de medidas
6.2 Registro e representação de grandezas e medidas;
6.3 Identificar e comparar de grandezas discretas e contínuas.

10

7

7 - GEOMETRIA
7.1 Registro e representação de formas geométricas planas e espaciais.
7.2 Construção de figuras geométricas planas e espaciais

05

8

8 - OS JOGOS E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
8.1 construção de jogos e brincadeiras que envolva textos da literatura infantil.

05

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. -Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisas em livros didáticos. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino. Uso de metodologias ativas (GO, GV, SALA DE AULA INVERTIDA. Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Produção de recursos didáticos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Construção de plantas baixas, de figuras geométricas planas, espaciais e sólidos. Pesquisas de textos da literatura infantil. Oficinas de jogos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

As formas de avaliação serão Integrativas e operativas. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2.0

A definir

Participação, envolvimento nas atividades. Domínio dos conceitos e realização de tarefas.

1, 2 e 3

2.0

A definir

x

A definir

Exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise da representação e operacionalização dos números com uso de materiais didáticos.

4, 5 e 6

2.0

A definir

x

A definir

Pesquisas e participação em oficinas de material didático pedagógico.

7 e 8

1.0

A definir

x

A definir

Elaboração de atividades matemáticas utilizando os jogos e a literatura infantil.

8

1.0

A definir

Apresentação de metodologias apropriadas às diferentes linguagens, na função subjetiva e social do registro e do discurso.

3

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162

2

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 104 p. (Questões da nossa época). ISBN 852490575-1.

3

JOHN A. V. WALLE. Matemática no ensino fundamental. 6. Porto Alegre: Penso, 2009. PDF. ISBN 9788584290284. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584290284.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

2

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE 2017.

3

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

4

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.) ; MOLINA, A.S. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. Campinas: Komedi, 2005.

5

SMOLE, Kátia Stocco & Outros. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

obs:

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