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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Pedagogia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
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PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Antropologia da Educação |
0-19336 |
2º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporânea. Parentesco e Família. Multiculturalismo e a educação. Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na educação. Políticas de identidade. Prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. |
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OBJETIVO GERAL |
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Proporcionar a apreensão do conhecimento antropológico na compreensão das diversidades, na realização de pesquisas e inserções em processos educacionais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Reconhecer os conceitos fundamentais da Antropologia da Educação. - Compreender os aspectos específicos da pesquisa em antropologia e sua interface com a educação. - Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir dos fundamentos da Antropologia da Educação. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Introdução aos estudos antropológicos/Apresentação do Plano de Ensino |
4 |
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2 |
O que é cultura@p0 |
4 |
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3 |
Conceitos antropológicos: visão de mundo, etnocentrismo, relativismo cultural e trocas culturais |
8 |
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4 |
Quem somos nós@p1 As origens do antropos. |
4 |
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5 |
A cultura e a escola |
4 |
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6 |
Escolarização e cultura escolar |
8 |
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7 |
Cultura, diferença e diversidade na escola |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
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OUTRAS |
Processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa e, em uma avaliação escrita. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Avaliação Integrativa |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 02 - Seminários |
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3.0 |
A definir |
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Avaliação 03 - Produção textual sobre os filmes |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 04 - Atividades de análise textual (classroom) e debate; Mapa Conceitual |
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3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MAUSS, Marcel. Socioloiga e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 535 p. ISBN 9788578032299 |
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2 |
GUERRIERO, Silas; RIBAS, João Baptista Cintra. Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho Dágua, 2012. ISBN 8585428570. |
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3 |
LÉVI-STRAUSS, Claude; FERREIRA, Mariano. As estruturas elementares do parentesco. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 537 p. ISBN 8532628583 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GUERRIERO, Silas; RIBAS, João Baptista Cintra. Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho Dágua, 2012. ISBN 8585428570. |
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2 |
RICHARD MISKOLCI. Teoria Queer. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. PDF. ISBN 9788582179338. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582179338. |
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3 |
OS NEGROS, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Florianópolis: Nen, 1998. 116 p. (Série O Pensamento Negro Em Educação) 21633 |
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4 |
SICCA, Natalina Aparecida Laguna. Cultura e práticas escolares. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2006. 197 p. ISBN 9788574743224 |
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5 |
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130. |
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6 |
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. ISBN 9788540505193. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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