UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Antropologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Rafael Araldi Vaz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Antropologia da Educação

0-19336

2

40


EMENTA

Diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase

nas sociedades contemporânea. Parentesco e Família. Multiculturalismo e a educação.

Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na educação.

Políticas de identidade. Prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e

educação.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a apreensão do conhecimento antropológico na compreensão das diversidades, na realização de pesquisas e inserções em processos educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer os conceitos fundamentais da Antropologia da Educação. - Compreender os aspectos específicos da pesquisa em antropologia e sua interface com a educação. - Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir dos fundamentos da Antropologia da Educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução aos estudos antropológicos/Apresentação do Plano de Ensino

4

2

O que é cultura@p0

4

3

Conceitos antropológicos: visão de mundo, etnocentrismo, relativismo cultural e trocas culturais

8

4

Quem somos nós@p1 As origens do antropos.

4

5

A cultura e a escola

4

6

Escolarização e cultura escolar

8

7

Cultura, diferença e diversidade na escola

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.

ATITUDES

Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa e, em uma avaliação escrita.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Avaliação 02 - Seminários

3.0

A definir

Avaliação 03 - Produção textual sobre os filmes

2.0

A definir

Avaliação 04 - Atividades de análise textual (classroom) e debate; Mapa Conceitual

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MAUSS, Marcel. Socioloiga e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 535 p. ISBN 9788578032299

2

GUERRIERO, Silas; RIBAS, João Baptista Cintra. Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho Dágua, 2012. ISBN 8585428570.

3

LÉVI-STRAUSS, Claude; FERREIRA, Mariano. As estruturas elementares do parentesco. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 537 p. ISBN 8532628583


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GUERRIERO, Silas; RIBAS, João Baptista Cintra. Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho Dágua, 2012. ISBN 8585428570.

2

RICHARD MISKOLCI. Teoria Queer. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. PDF. ISBN 9788582179338. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582179338.

3

OS NEGROS, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Florianópolis: Nen, 1998. 116 p. (Série O Pensamento Negro Em Educação) 21633

4

SICCA, Natalina Aparecida Laguna. Cultura e práticas escolares. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2006. 197 p. ISBN 9788574743224

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130.

6

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. ISBN 9788540505193.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática