|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Pedagogia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
|
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Alfabetização e Letramento |
0-19337 |
2º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Conceitos. Diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. Teorias da aquisição da linguagem. Aspectos psicolinguísticos da aquisição da fala e da escrita. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Fundamentar teoricamente os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfavetização, letramento e escrita, com o histótico desses conceitos e as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para os processos de alfabetização, letramento e escrita. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1 - Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. 2 - Relacionar os conceitos de alfabetização e letramento. 3 - Estabelecer diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. 4 - Aprofundar conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem dos processos de leitura e escrita e o uso social dessas aprendizagens. 5 - Compreender as diferenças entre as principais teorias de aquisição da linguagem. 6 - Entender as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para o processo de alfabetização. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Conceito de alfabetização e letramento. |
20 |
|
2 |
Diferenças e inter-relação entre alfabetização e letramento. |
20 |
|
3 |
As principais teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no processo de alfabetização. Teoria Behaviorista, Teoria Inatista, Teoria Construtivista, Teoria Interacionista, Teoria Vygotskiana. Alfabetização e Letramento na prespectiva do Sociointeracionismo. |
20 |
|
4 |
O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os usos sociais e as oportunidades de espaços para construção de leitores e do ato da escrita. |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Leitura de imagens, Vídeos. Filmes. Resumos de capítulos de livros e de artigos. Produção e socialização de materiais didáticos. Leitura e partilha de propostas para promoção da leitura, da escrita e do uso social das mesmas. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em apresentações de propostas sobre alfabetização e letramento, bem como em situações problemas levantadas em observações e outras situações do cotidiano. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulção entre teoria e prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Comprometimento. Conduta ética. Regularidade e pontualidade na apresentação das atividades propostas. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Entrega das atividades no prazo. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Conceito de alfabetização e letramento. |
01 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Diferença e inter-relação entre alfabetização e letramento |
02 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Teorias de aquisição da linguagem |
3,0 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Proposta de ensino e aprendizagem da leitura e escrita |
04 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Material didático |
05 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2001. 213 p. ISBN 85-08-07756-4. |
|||||||||||
|
2 |
VANESSA DE OLIVEIRA LOTSCH. Alfabetização e letramento. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123575. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123575. |
|||||||||||
|
3 |
RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. 287 p. ISBN 85-260-0831-5. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9mais1.pdf |
|||||||||||
|
2 |
GARCIA, Regina Leite (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2015. Número de chamada: 370.71 F723 |
|||||||||||
|
3 |
PERISSÉ, Gabriel. Literatura & educação. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
|||||||||||
|
4 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005. |
|||||||||||
|
5 |
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |