UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Letramento

0-19337

4

80


EMENTA

Conceitos. Diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. Teorias da

aquisição da linguagem. Aspectos psicolinguísticos da aquisição da fala e da escrita.


OBJETIVO GERAL

Fundamentar teoricamente os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfavetização, letramento e escrita, com o histótico desses conceitos e as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para os processos de alfabetização, letramento e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. 2 - Relacionar os conceitos de alfabetização e letramento. 3 - Estabelecer diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. 4 - Aprofundar conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem dos processos de leitura e escrita e o uso social dessas aprendizagens. 5 - Compreender as diferenças entre as principais teorias de aquisição da linguagem. 6 - Entender as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para o processo de alfabetização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito de alfabetização e letramento.

20

2

Diferenças e inter-relação entre alfabetização e letramento.

20

3

As principais teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no processo de alfabetização. Teoria Behaviorista, Teoria Inatista, Teoria Construtivista, Teoria Interacionista, Teoria Vygotskiana. Alfabetização e Letramento na prespectiva do Sociointeracionismo.

20

4

O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os usos sociais e as oportunidades de espaços para construção de leitores e do ato da escrita.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Leitura de imagens, Vídeos. Filmes. Resumos de capítulos de livros e de artigos. Produção e socialização de materiais didáticos. Leitura e partilha de propostas para promoção da leitura, da escrita e do uso social das mesmas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em apresentações de propostas sobre alfabetização e letramento, bem como em situações problemas levantadas em observações e outras situações do cotidiano.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulção entre teoria e prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Conduta ética. Regularidade e pontualidade na apresentação das atividades propostas.

OUTRAS

Entrega das atividades no prazo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaaliação Integrativa

Todas

2.0

A definir

Conceito de alfabetização e letramento.

01

1.0

A definir

x

A definir

Diferença e inter-relação entre alfabetização e letramento

02

1.0

A definir

x

A definir

Teorias de aquisição da linguagem

3,0

2.0

A definir

x

A definir

Proposta de ensino e aprendizagem da leitura e escrita

04

2.0

A definir

Material didático

05

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2001. 213 p. ISBN 85-08-07756-4.

2

VANESSA DE OLIVEIRA LOTSCH. Alfabetização e letramento. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123575. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123575.

3

RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. 287 p. ISBN 85-260-0831-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9mais1.pdf

2

GARCIA, Regina Leite (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2015. Número de chamada: 370.71 F723

3

PERISSÉ, Gabriel. Literatura & educação. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online.

4

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005.

5

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Número de chamada: 305.23 E79

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