UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Odontologia - Psicologia Aplicada à Odontologia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia Par052/22

PROFESSOR

Jean Gell Pires


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Aplicada à Odontologia

0-20127

2

40


EMENTA

Psicologia e ciência. Psicologia no contexto da odontologia. Humanização do atendimento aos

pacientes. Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico. Crescimento e

desenvolvimento psicológico infantil. Aspectos psicológicos do atendimento a pessoas com

deficiência e sistematicamente comprometidas.


OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos da psicologia no âmbito odontologia, para assegurar o processo de humanização do atendimento em todas as etapas do desenvolvimento humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Diferenciar psicologia ciência de senso comum; - Contextualizar a psicologia no contexto da odontologia; - Reconhecer principais eixos sobre a humanização do atendimento; - Identificar crescimento e desenvolvimento psicológico infantil; - Caracterizar aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico; - Compreender as especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Psicologia e Senso Comum

02

2

Psicologia no contexto da odontologia

04

3

Principais eixos sobre a humanização do atendimento

08

4

Crescimento e desenvolvimento psicológico infantil

08

5

Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico

08

6

Especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; Avaliações individuais objetivas e descritivas;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, busca de leituras complementares e avaliações escritas, relacionados aos aspectos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades.

HABILIDADES

Habilidades para trabalhos em grupos. Articulação da teoria com a prática relacionada à atuação da psicologia e pessoas com deficiência/altas habilidades.

ATITUDES

Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Integrativa ;

1,2,3,4,5

x

x

x

1.0

21/11/2025

Avaliação 02 - Prova 01 Subjetiva/Estudo Dirigido ;

1,2

x

x

x

1.5

20/08/2025

x

27/08/2025

Avaliação 03 - Prova 02 Subjetiva/Objetiva ;

3,4

x

x

x

2.5

01/10/2025

Avaliação 04 - Prova 03 Subjetiva/Objetiva ;

4,5

x

x

x

2.5

05/11/2025

x

12/11/2025

Avaliação 05 - Seminário: Estudo de Casos Clínicos;

6

x

x

x

1.5

03/12/2025

Avaliação 06 - Participação: Leitura dos textos; demonstração do conhecimento adquirido/especifico nas aulas dialogadas; Mini escritos;

1,2,3,4,5,6

x

x

x

1.0

04/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. 319 p. ISBN 85-02-01212-6.

2

CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p.

3

SEGER, Liliana. Psicologia e odontologia: uma abordagem integradora. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Santos, 1998. 424 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Odontopediatria na primeira infância. São Paulo: Santos, 1998. 679 p.

2

FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554892

3

MYERS, David G. Introdução à psicologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 533 p. ISBN 85-216-1186-2.

4

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo Martins Fontes 2003

5

WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 7.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 605p. ISBN 9788522107049

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática