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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Odontologia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia Par052/22 |
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PROFESSOR |
Michelle Cristina Erckmann, Tatiana Telo Marin |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estágio em Saúde Coletiva I |
0-20125 |
6º |
3 |
60 |
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EMENTA |
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Tratamento restaurador atraumático em saúde pública. Realização do tratamento restaurador atraumático em escolares. |
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OBJETIVO GERAL |
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Desenvolver atividades educativas, preventivas e curativas em saúde bucal na comunidade com enfoque na realização da técnica do tratamento restaurador atraumático dentro do rigor da técnica e baseado em evidência científica no contexto escolar. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Conhecer histórico da TRA e contextualizar a prática do TRA na atualidade; - Identificar e relacionar os intrumentais necessários para a realização do TRA; - Indicar corretamente as situações que podem ser realizados o tratamento restaurador atraumático; - Realizar corretamente o diagnóstico das lesões de cárie baseado nos aspectos clínicos das mesmas; - Distinguir e manusear corretamente os materiais restauradores utilizados no TRA; - Realizar a técnica restauradora atraumática nos pacientes considerando os aspectos técnicos com embasamento científico. - Realizar os procedimentos clínicos respeitando os princípios de biossegurança e éticos; |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
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3 |
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2 |
Odontologia minimamente invasiva na saúde coletiva. O momento atual do tratamento restaurador atraumático. |
3 |
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3 |
Diagnóstico da atividade e severidade das lesões de cárie. Remoção seletiva da dentina cariada. |
3 |
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4 |
Cárie. Anomalias dentárias, Hábitos deletérios, Traumatismos, Maloclusão. |
3 |
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5 |
Desenvolvimento dental, dentição decídua, mista e permanente. |
3 |
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6 |
Histórico do tratamento restaurador atraumático. Conceito do tratamento restaurador atraumático. Vantagens e desvantagens. Indicaçãoes e contra-indicações. |
3 |
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7 |
Programas de promoção de saúde que utilizam o ART em escolares. |
3 |
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8 |
Materiais e instrumentais utilizados. Cimentos ionoméricos utilizados na técnica do tratamento restaurador atraumático. |
8 |
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9 |
Avaliação teórica |
3 |
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10 |
Realização de tratamento restaurador atraumático na prática clínica, atividades educativas e preventivas em saúde bucal |
20 |
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11 |
Relatório final |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
56 h |
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Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: - Resolução de estudo dirigido e elaboração do relatório de atividades. SE,EC |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; EI - Estudo Individual. Seminários, Discussão de casos, , Atendimento clínico com pacientes/escolares |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Elaboração das avaliações com embasamento nas referências propostas, com argumentação lógica e coerente. - Conseguir expressar tanto na prática como nas avaliações teóricas os conteúdos apresentados de forma clara e objetiva. - Textos de leitura obrigatória - Assuntos discutidos em sala de aula pertinentes ao tema trabalhado - Conteúdo das aulas expositivas - Contribuição ao debate |
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HABILIDADES |
- Lógica na escrita utilizando as principais ideias/conceitos estudados - Criatividade - Proatividade - Desempenho no trabalho em equipe - Clareza conceitual - Afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação - Relação das afirmações com a prática social - Levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes 1. INICIATIVA/DESPREENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. 2. CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua conseqüência. Diz respeito a negar- se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada 3. RESPEITO À TÉCNICA Execução das ativiadades práticas repeitando os preceitos técnicos estudados, respeitando as características individuaias de cada paciente. Realizando os passos clínicos com coerencia técnica de cada material e normas de biossegurança. |
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ATITUDES |
ATITUDES Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. 1. ASSIDUIDADE Diz respeito ao cumprimento da freqüência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. 2. PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. 3. DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as solicitações geradas durante o trabalho, sem que necessariamente tenha de ser convidado a respondê-las. 4. COMPROMETIMENTO Caracteriza o nível de compromisso com que o estudante assume as tarefas que lhe são propostas. Traduz-se por desenvolver o trabalho com satisfação, interesse e disposição para superar as dificuldades. 5. RELACIONAMENTO Identifica o tipo de papel que nas relações interpessoais o estudante assume, de forma a estabelecer um clima de cordialidade e confiança entre os membros da equipe. Traduz, também, a postura que assume com os pacientes, respeitando a dignidade e a condição de cidadãos enfermos. Por fim, a forma no trato que o estudante estabelece com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao funcionamento dos serviços e escolas. Vincula-se à qualidade de cordialidade, gentileza, educação, respeito e condescendência às peculiaridades de cada um. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Teórica |
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2.00 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Prática Laboratório |
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1.00 |
A definir |
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Avaliação Prática Estágio |
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4.00 |
A definir |
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Seminário |
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2.00 |
A definir |
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Avaliação Integrativa |
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1.00 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FRENCKEN, Jo E.; HOLMGREN, Christopher. Tratamento restaurador atraumático: (ART) para a cárie dentária. São Paulo: Santos, 2001. 106 p. |
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2 |
IMPARATO, José Carlos Pettorossi. Odontopediatria: baseada em evidências científicas. São Paulo: Santos, 2010. 134p. ISBN 9788572888080 |
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3 |
IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Selamento de cárie: uma alternativa para tratamento de lesões de cárie em dentina. São Paulo: Santos, 2010. 131 p. ISBN 978-85-7287-809-7. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
DIAS, Aldo Angelim. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Santos, 2006. |
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2 |
PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de (org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. ISBN 9788599977972. |
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3 |
ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (org.). Epidemiologia da saúde bucal. 2. ed. Rio de Janeiro: Santos, 2013. 709 p. (Fundamentos de odontologia). ISBN 978-85-412-0272-5. |
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4 |
MARIA C. MORITA.; SIMONE T. MOYSÉS; LÉO KRIGER. Odontologia baseada em evidências e intervenção mínima em odontologia. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2016. PDF. ISBN 9788536702575. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536702575. |
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5 |
THYLSTRUP, Anders; FEJERSKOV, Ole. Cariologia clínica. 2. ed. São Paulo: Santos, 1994. 421 p. ISBN 85-7288-014-3. |
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6 |
THYLSTRUP, Anders; FEJERSKOW, Ole. Cariologia clínica. 3. ed. São Paulo: Santos, 2001. 421 p. ISBN 85-7288-014-3. |
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obs:De acordo com Art.2º, parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] o (a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula aceita a gravação e que esta será disponibilizada no Google Classroom, e que sua reprodução fora deste ambiente é vedada. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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