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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Odontologia |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
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PROFESSOR |
Alceu Luis da Silva Martins Junior |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Odontologia Legal |
0-18633 |
10 |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Aspectos éticos e legais da profissão. Odontologia legal, forense e deontologia. |
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OBJETIVO GERAL |
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Capacitar o acadêmico do curso de odontologia à compreender a parte ética da odontologia e a importância da documentação odontológica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Compreender a importância do correto preenchimento do prontuário odontológico. - Adquirir conhecimento a cerca do relacionamento profissional e paciente. - Entender as possibilidades de trabalho do odonto-legista, como perícia, IGP e auditorias. - Adquirir conhecimento a respeito do mercado de trabalho atual. - Conhecer e entender o código de ética odontológico. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Introdução à odontolegal |
2 |
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2 |
Lei 5.081 |
2 |
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3 |
Código de ética odontológico |
4 |
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4 |
Documentação odontológica |
4 |
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5 |
Atestados e receitas |
2 |
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6 |
TCLE |
4 |
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7 |
Auditorias e perícias |
4 |
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8 |
Identificação pela arcada dentária |
4 |
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9 |
Mercado de trabalho |
2 |
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10 |
Marketing na odontologia |
2 |
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11 |
Seminários odontológicos |
2 |
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12 |
Avaliações e Recuperativas |
8 |
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undefined |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Fazer com que o aluno da 10ª fase se prepare adequadamente para o mercado de trabalho, tanto na parte ética, com colegas e pacientes; quanto na parte legal, através do conhecimento do código de ética odontológico, documentação odontológica, atestados, receitas e TCLE. |
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HABILIDADES |
Fazer com que o aluno da 10ª fase adquira conhecimento para realizar um adequado e completo preenchimento da documentação odontológica, receitas e atestados. |
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ATITUDES |
Fazer com que o aluno da 10ª fase construa o sentimento de empatia com o paciente, trabalhe em equipe, mantenha uma boa relação multiprofissional e boa postura no ambiente profissional, visando entrar no mercado de trabalho. |
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OUTRAS |
Assiduidade - Pontualidade - Respeito - Empatia - Ética - Boa postura |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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|
Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1,2,3,4,5,6 |
x |
|
x |
3.5 |
09/09/2025 |
x |
16/09/2025 |
||||
|
Avaliação 2 |
7,8,9,10,11 |
x |
|
x |
3.5 |
04/11/2025 |
x |
11/11/2025 |
||||
|
Seminário |
1,2,3,4,5,6,7,8,9,1,11 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/11/2025 |
|
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||||
|
Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 |
x |
|
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
VANRELL, Jorge Paulete. Odontologia legal e antropologia forense. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. ISBN 85-277-0782-4. |
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2 |
SILVA, Moacyr da. Compêndio de odontologia legal. Rio de Janeiro: Medsi, 1997. 490 p. ISBN 857199146-4 |
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3 |
FIGUEIRA JUNIOR, Enio; MOURA, Luiz Claudio Luna de. A importância dos arcos dentários na identificação humana. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1 , p. 22-27, jan. 2014. |
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|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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|
1 |
FRANÇA, Beatriz Helena Sottile; KUSS, Débora de Souza. O prontuário clínico odontológico como meio de identificação humana.. JBC, Curitiba, p.370-375. |
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|
2 |
BANDEIRA, Ana Maria Bezerra; WERNECK, Juliana Tristão; POSTORIVO, Raphaella; MEDEIROS, Urubatan Vieira de. A visão bioética do Código de Ética Odontológico Brasileiro. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1 , p. 53-57, jan. 2014. |
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|
3 |
BESSA, Leonardo Roscoe. O consumidor e seus direitos: ao alcance de todos. 2. ed. atual. ampl. Brasília: Brasýlia Jurýdica, 2004. 263 p. ISBN 85746231-x |
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4 |
JOSÉ VITOR DA SILVA. Bioética. 1. São Paulo: Iátria, 2010. PDF. ISBN 9788576140863. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788576140863. |
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5 |
FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais: autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2002. 119 p. ISBN 8512480300 |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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