|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Odontologia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
|
PROFESSOR |
Iara Fiorentin Comunello Subtil |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial |
0-18631 |
10 |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Princípios de cirurgia e traumatologia. Diagnóstico e tratamento dos problemas cirúrgicos e de traumatismo bucomaxilofaciais. Medidas de urgência e emergência em pacientes traumatizados. Fraturas e lesões de faces. Diagnóstico e terapia cirúrgica de ATM. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar aos alunos de graduação o aprendizado necessário do trauma, especificamente das lesões bucofaciais, dando a visão exata, moderna, à partir do estudo do que seja um traumatismo, suas causas e efeitos, podendo assim chegar ao diagnóstico e determinar a melhor terapêutica. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1- Compreender os fundamentos fisiopatológicos do trauma bucomaxilofacial e suas principais causas, com ênfase nos aspectos clínicos relevantes à prática odontológica. 2- Identificar os tipos mais comuns de lesões traumáticas em região bucofacial, correlacionando sinais clínicos, exames de imagem e condutas terapêuticas. 3- Desenvolver raciocínio clínico para o diagnóstico e manejo inicial de lesões traumáticas da face, respeitando os limites de atuação do cirurgião-dentista generalista. 4- Discutir, por meio de seminários, que articulem o conhecimento cirúrgico à vivência clínica interdisciplinar e à atenção integral ao paciente. 5- Estimular a capacidade de trabalho em equipe, análise crítica e tomada de decisão ética, mesmo em contextos nos quais o cirurgião-dentista não atue diretamente como especialista. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial |
04 |
|
2 |
Atendimento emergencial paciente traumatizado |
02 |
|
3 |
Avaliação e Conduta da CTBFM em pacientes politraumatizado |
04 |
|
4 |
Avaliação de Fratura de Face por Exames de Imagem. |
02 |
|
5 |
Conceito, Tipos, Avaliação e Conduta de Traumatismo Dento-Alveolar. |
04 |
|
6 |
Fratura de Mandíbula |
04 |
|
7 |
Fratura de Maxila e Fratura Nasal |
04 |
|
8 |
Fraturas do Complexo Zigomático-Orbitário |
04 |
|
10 |
Seminário: Avaliação do Paciente com Dor Orofacial Aguda |
02 |
|
11 |
Seminário: Infecções Odontogênicas — o que o clínico deve saber para evitar riscos legais |
02 |
|
12 |
Seminário: Atendimento de Urgência e Primeiros Socorros em Odontologia. |
02 |
|
13 |
Seminário: Exodontia sem Complicações — Planejamento, Técnica e Limites do Clínico Geral |
02 |
|
14 |
Seminário: Biópsias na Odontologia: quando e como indicar |
02 |
|
15 |
Seminário: Cirurgia em Pacientes com Comorbidades — quando suspender, quando prosseguir |
02 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial será trabalhada com metodologia ativas de ensino-aprendizagem, tendo na relação professor/estudante a construção ativa do processo de ensino- aprendizagem. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Nesta disciplina, o estímulo para a aprendizagem é uma representação da realidade (problemas de papel, periódicos, gravuras, relato de casos e outros) previamente construída pela professora responsável pela disciplina e o foco da atividade é educacional. A discussão e análise da situação-problema possibilita ao estudante mobilizar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras na busca de referência teóricas de forma integrada e articulada, para a realização do desempenho relacionado à tarefa para o semestre. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Reconhecer e descrever os principais traumatismos bucomaxilofaciais. - Realizar exame clínico e formular hipóteses diagnósticas em casos de trauma. - Indicar encaminhamentos adequados. - Participar de discussões clínicas e apresentar casos com embasamento técnico. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Agir com ética, respeito e empatia no cuidado ao paciente. - Demonstrar responsabilidade e comprometimento com a própria formação. - Respeitar os limites da atuação profissional e saber reconhecer a necessidade de encaminhamento. - Trabalhar de forma colaborativa com colegas e professores. - Manter postura crítica, proativa e científica diante de situações clínicas. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Prova Teórica I |
I,II,III |
|
|
|
3.5 |
20/08/2025 |
x |
27/08/2025 |
||||
|
Prova Teórica II |
IV,V.VI |
|
|
|
3.5 |
24/09/2025 |
x |
01/10/2025 |
||||
|
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
MILORO, Michael; GHALI, G. E.; LARSEN, Peter E.; WAITE, Peter D. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2.ed. São Paulo: Santos, 2013. 766p. ISBN 9788572887243 |
|||||||||||
|
2 |
MANGANELLO-SOUZA, LUIZ CARLOS,. TRATAMENTO CIRÚRGICO DO TRAUMA BUCOMAXILOFACIAL. 3ª. ROCA 2006 |
|||||||||||
|
3 |
MILORO, Michael; KOLOKYTHAS, Michael. Tratamento das complicações em cirurgia bucomaxilofacial. São Paulo: Santos, 2013. ISBN 9788541202923 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
2. Domingues,A.; Gil,JN.: Cistos dos maxilares. Diagnóstico e tratamento. 1aEd. Editora Santos. 2007 |
|||||||||||
|
2 |
3. Andreasen – Traumatismo Dentário |
|||||||||||
|
3 |
4. Fonseca, J. Raymond. Trauma Bucomaxilofacial. 2015 |
|||||||||||
|
4 |
MCMINN, Robert M. H. Atlas colorido de anatomia da cabeça e do pescoço. Porto Alegre: Artmed, 2000. 247 p. ISBN 07234199949 |
|||||||||||
|
5 |
EDWARD ELLIS III.; MYRON R. TUCKER; JAMES R. HUPP. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 7. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. E-Book. ISBN 9788595157910. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595157910. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |