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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Música |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
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PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estágio Curricular Obrigatório II |
0-20094 |
6º |
6 |
120 |
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EMENTA |
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Educação musical nos anos finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nos anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio. |
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OBJETIVO GERAL |
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Oportunizar condições para que os estudantes, através da inserção em campos de estágios em Música, se apropriem de conhecimentos necessários a formação docente inicial em música. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Conhecer e analisar os conceitos e concepção sobre Estágio Curricular Obrigatório. - Observar o cotidiano escolar. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político da escola. - Analisar e discutir a inserção da educação musical na educação básica. - Pesquisar Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental. - Desenvolver projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere aos Anos Finais do Ensino Fundamental. - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola. - Elaborar o relatório parcial desta etapa de intervenção |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. |
10 |
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2 |
Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental. |
30 |
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3 |
Intervenção no campo de estágio. |
40 |
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4 |
Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado e Seminário. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias:TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de fichas de leituras e articulação com o referencial teórico, assim como pelos relatórios realizados em cada observação e intervenção. |
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HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio. |
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ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01: Diagnóstico (observação e dados da escola) |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 02: Plano de Ensino |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 03: Planos de Aula |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 4: Referencial Teórico |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 05: Prática de Estágio (intervenções) |
3 e 4 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 06: Relatório de Estágio |
1 ao 4 |
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2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para educação musical. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 244 p. (Didática). ISBN 857041465x. |
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2 |
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009. |
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3 |
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba: CRV, 2013. |
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2 |
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. 293 p. ISBN 8570920210 |
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3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. |
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4 |
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
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5 |
MAYRA MIKA TAKATSU. Artes, educação e música. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123735. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123735. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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