UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-20094

6

120


EMENTA

Educação musical nos anos finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar.

Planejamento e intervenção do estágio nos anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de

intervenção de estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar condições para que os estudantes, através da inserção em campos de estágios em Música, se apropriem de conhecimentos necessários a formação docente inicial em música.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer e analisar os conceitos e concepção sobre Estágio Curricular Obrigatório. - Observar o cotidiano escolar. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político da escola. - Analisar e discutir a inserção da educação musical na educação básica. - Pesquisar Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental. - Desenvolver projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere aos Anos Finais do Ensino Fundamental. - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola. - Elaborar o relatório parcial desta etapa de intervenção


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.
1.1Projeto Político Pedagógico
1.2 Cotidiano Escolar: Anos Finais do Ensino Fundamental

10

2

Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
2.1 Currículo mínimo em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
2.2 Experiências pedagógicas em Educação Musical

30

3

Intervenção no campo de estágio.
3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio
3.2 Execução de projetos de intervenção nos Anos Finais do Ensino
Fundamental
3.3 Relato dos projetos desenvolvido

40

4

Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado e Seminário.

40

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de fichas de leituras e articulação com o referencial teórico, assim como pelos relatórios realizados em cada observação e intervenção.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio.

ATITUDES

Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Diagnóstico (observação e dados da escola)

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02: Plano de Ensino

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03: Planos de Aula

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 4: Referencial Teórico

1 ao 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 05: Prática de Estágio (intervenções)

3 e 4

2.0

A definir

Avaliação 06: Relatório de Estágio

1 ao 4

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para educação musical. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 244 p. (Didática). ISBN 857041465x.

2

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009.

3

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba: CRV, 2013.

2

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. 293 p. ISBN 8570920210

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014.

4

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

5

MAYRA MIKA TAKATSU. Artes, educação e música. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123735. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123735.

obs:

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