|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
|
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
História da Música IV |
0-20092 |
6º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Introdução às teorias na área de estudos da música popular. Contexto e panorama histórico do desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade. Gêneros musicais século XX. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Analisar e compreender conceitos e características da música popular do século XX, as diferentes tendências da música popular urbana e relacioná-las criticamente com aspectos contextuais históricos, socioculturais e musicológicos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Revisar e discutir as principais estéticas da música da segunda metade do século XX. - Compreender aspectos conceituais sobre a música popular urbana e sua história. - Discutir e problematizar relações entre música e mídia e seus aspectos históricos. - Conhecer e distinguir as principais correntes da música popular urbana, relacionando-as com características estéticas, históricas e socioculturais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Música do século XX (após 1945): Continuação e revisão geral; conceitos e discussões; correntes estéticas |
04 |
|
2 |
Música Popular Urbana: conceitos, origens |
16 |
|
3 |
Música popular urbana e mídia |
04 |
|
4 |
Música Popular Urbana: história e gêneros |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, apresentação de seminários, debates consistentes e argumentados, relacionando com os conteúdos e leituras trabalhadas. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
------------------ |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
X Semana Acadêmica de Música |
x |
x |
x |
2.0 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
AVALIAÇÃO 1: Elaborar uma playlist com 3 músicas que remetam a sua história de vida |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
05/08/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 02: Prova discursiva, em dupla, por meio de pesquisa, trazendo os conteúdos referentes: 1,5 pontos Mesa redonda para o debate das questões e suas respostas: 0,5 pontos. |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/08/2025 |
x |
02/09/2025 |
||||
|
Avaliação 03: Apresentação de seminário, em que cada acadêmico escolherá um/uma das representatividades da música popular: 1,5 pontos Entrega de material aos colegas e no Classroom: 0,5 pontos |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/10/2025 |
x |
28/10/2025 |
||||
|
Avaliação 04: Plano de Aula trazendo uma proposta de atividade com uma música ou compositor da música popular: 1,5 ponto Desenvolvimento da atividade de forma prática: 1,0 ponto |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2006. 485 p. ISBN 8501049549 |
|||||||||||
|
2 |
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. 3. ed.rev. e ampl. São Paulo: Ed. 34, 1997. 188 p. ISBN 857326072b. |
|||||||||||
|
3 |
MONICA PIMENTA VELLOSO. História & modernismo. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. PDF. ISBN 9788582170953. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582170953. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. São Paulo: Ed. Jorge Zahar, 1998. 206 p. ISBN 8571100047 |
|||||||||||
|
2 |
HOBSBAWM, Eric J. A história social do jazz. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2004. 316 p. ISBN 8521901682 |
|||||||||||
|
3 |
MALSON, Lucien; BELLEST, Christian. Jazz. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1989. 139 p. ISBN 8530800850 |
|||||||||||
|
4 |
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2010. 365 p. ISBN 978-85-7326-094-6. |
|||||||||||
|
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |