UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Harmonia IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Harmonia IV

0-20091

2

40


EMENTA

Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons; acordes com

tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico:

encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do

uso de dominantes secundárias e modulação. Harmonização de melodias e arranjos simples.

Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de

acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Dominar as regras e conceitos básicos do sistema tonal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sistematizar os conhecimentos relativos aos acordes de três e quatro sons (estrutura, estado, tipo, classificação); - Desenvolver a percepção musical das tríades e tétrades quanto ao modo, tipo e função harmônica do acorde; - Sistematizar os conhecimentos sobre encadeamento de acordes, condução de vozes; - Desenvolver os conhecimentos sobre o sistema tonal a partir do estudo das tríades e tétrades diatônicas pertencentes a escala maior e menor e do estudo das funções harmônicas atribuídas aos graus das escalas maiores e menores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Tétrades Diatônicas

6

2

Funções Secundárias – Dominantes Secundárias

6

3

Modulação

6

4

Empréstimo Modal e Modos Diatônicos

6

5

Vocabulário Harmônico aplicado a Música Popular

8

6

Harmonização de Melodias

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Internalização das técnicas de harmonização e condução de vozes.

HABILIDADES

- Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos.

ATITUDES

- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do conteúdo.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica I

1, 2 e 3

x

x

x

4.0

23/09/2025

x

07/10/2025

Avaliação II

4, 5 e 6

x

x

x

4.0

11/11/2025

x

25/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. São Paulo: Lumiar, 2006.

2

HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, 1949. 127 p. ISBN 978-85-7407-045-2.

3

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2011. 579 p. ISBN 978-85-393-0174-4.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2. ed. São Paulo: Anna Blume, 2006.

2

CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. v. 1. 20. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2009.

3

MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. 2.ed. Cotia: Ateliê, 2002.

4

RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online.

5

SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004.

obs:

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