|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
|
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Tecnologia da Música |
0-20090 |
6º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Introdução ao estudo de novas tecnologias em música. Softwares para edição e notação musical. Noções básicas de computação aplicada a sistemas de gravação de áudio e à produção musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Promover o estudo de tecnologias digitais para uso na educação musical e na produção musical. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Conhecer os principais softwares de edição de partituras; - Conhecer os principais softwares de gravação e edição de áudio; - Tornar os alunos conhecedores dos tipos de recursos tecnológicos existentes; - Realizar um projeto de gravação e edição de áudio; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Música e Tecnologia |
10 |
|
2 |
Sons Analógicos e Digitais |
10 |
|
3 |
Softwares de Edição de Partituras |
18 |
|
4 |
Produção Digital de áudio |
26 |
|
5 |
Tecnologia na Educação Musical |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; TG - Trabalho em Grupo; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando seu desempenho na aquisição dos conceitos e técnicas para uso dos softwares de edição de partituras e de edição de áudio. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Manipular os softwares de edição de partituras e áudio; - Escrever partituras nos softwares de edição de partituras; - Gravar e editar áudio em multipista; - Conhecer os equipamentos de hardware para sonorização e gravação de áudio; |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Teórica |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
16/09/2025 |
x |
30/09/2025 |
||||
|
Projeto de Gravação e Edição de áudio |
4 |
x |
x |
x |
3.0 |
28/10/2025 |
x |
11/11/2025 |
||||
|
Seminário Tecnologia na Educação Musical |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Anna Blume, Fapesp editora, 2003. 211 p. ISBN 8574193550. |
|||||||||||
|
2 |
ALVES, Luciano. Fazendo música no computador. São Paulo: Irmãos Vitale, 2014. 308 p. ISBN 978-85-7407-427-6. |
|||||||||||
|
3 |
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. S.L.: Ateliê, 200-. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BRANDÃO, Eric. Acústica de salas. São Paulo: Blucher, 2016. 1 Recurso online. |
|||||||||||
|
2 |
DE PASCHOAL, Fausto. Música na computação moderna com cakewalk 9. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2001. |
|||||||||||
|
3 |
GOHN, Daniel. Tecnologias digitais para educação musical. [s.l.]: EdUFSCar, 2011. |
|||||||||||
|
4 |
MACHADO, André C.; LIMA, Luciano P.; LIMA, Sandra F. de O. Computação musical: Sound Forge 6.0: restauração de sons de LP’S e gravação de CD’S. São Paulo: Livros Érica , 2002. |
|||||||||||
|
5 |
RUNSTEIN, Robert E.; MILES HUBER, David. Técnicas Modernas de Gravação de Áudio. [s.l.]: Campus/ Focal Press, 2013. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |