|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
|
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Violão II |
0-18347 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Oportunizar prática instrumental para aperfeiçoamento técnico instrumental e vivências com formações musicais diversas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Desenvolver estudos de técnicas ao violão; Aprimorar a técnicas de mão direita e esquerda; Desenvolver e aprimorar ritmos da cultura popular e brasileira; Executar peças de música popular e erudita no violão. Desenvolver repertório como recurso de apoio em sala de aula. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Estudos de arpejos |
4 |
|
2 |
Exercícios práticos no violão para duas ou mais vozes |
6 |
|
3 |
Estudo de peças para violão a duas ou mais vozes |
20 |
|
4 |
Desenvolver repertório como recurso de apoio em sala de aula no ensino coletivo do instrumento. |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Conhecimento das técnicas e habilidades abordadas para o conhecimento e desenvolvimento ao violão; |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Compreensão do instrumento e desenvolvimento de técnicas para a performance popular/ erudita ao violão; Desenvolver repertório como recurso de apoio em sala de aula para ensino coletivo. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; Assiduidade e participação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
X Semana Acadêmica de Música |
x |
x |
x |
2.0 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 01: Execução de repertório - duas peças (em dupla ou trio) |
1 a 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
18/09/2025 |
x |
25/09/2025 |
||||
|
Avaliação 02: Execução de repertório - duas peças (em dupla ou trio) |
1 a 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/10/2025 |
x |
06/11/2025 |
||||
|
Avaliação 03: Elaborar e apresentar um plano de ensino para o ensino coletivo de violão. |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
04/12/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FARIA, Nelson. A arte da improvisação para todos os instrumentos. 4.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. 95 p. ISBN 8585426012 |
|||||||||||
|
2 |
MARIANI, Silvana; PIEKAS, Mari Ines. O equilibrista das seis cordas: método de violão para crianças. 1.ed. rev. Curitiba: Editora UFPR, 2009. ISBN 9788573352351. |
|||||||||||
|
3 |
SAVIO, Isaías. Escola moderna do violão: técnica do mecanismo = modern school of guitar : technique of mechanism = Escuela moderna de la guitarra : tecnica del mecanismo. São Paulo: Ricordi, 1985. 55 p. ISBN 978-85-99477-67-0. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
FARIA, Nelson. O livro do Violão brasileiro. São Paulo: Irmãos Vitale, 2020. |
|||||||||||
|
2 |
PINTO, Henrique. Iniciação ao violão: (princípios básicos e elementares para principiantes). São Paulo: Ricordi, 1978. 63 p. ISBN 9788599477441 |
|||||||||||
|
3 |
PINTO, Henrique. Técnica da Mão Direita - Arpejos. São Paulo, Ricordi, 2014. |
|||||||||||
|
4 |
PINTO, Henrique. Curso progressivo de violão: (nível médio) para 2o, 3o e 4o ano. São Paulo: Ricordi, 2000. 92 p. |
|||||||||||
|
5 |
SÁ, Renato de. 211 levadas rítmicas: para violão, piano e outros instrumentos de acompanhamento. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002. ISBN 9788574071572. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |