|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
|
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Regência III |
0-18348 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Aprimoramento dos gestos de regência. Regência Instrumental. Regência de compassos compostos e irregulares. Hemiolas. Articulações. Desenvolvimento de técnicas de ensaio de naipe e ensaio geral. Análise técnico musical e histórica de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Preparação/Regência de repertório instrumental. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver as habilidades para a formação e atuação do regente enquanto educador musical em práticas com grupos instrumentais no contexto educacional e qualquer outro contexto que o profissional esteja atuando. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Internalizar os conceitos básicos técnicos da regência; - Realizar os gestos básicos na regência; - Estudar o repertório proposto; - Ensaiar o repertório proposto; - Realizar a performance repertório proposto; - Reger um grupo instrumental; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Técnica de Regência: Revisão e Aprimoramento. |
6 |
|
2 |
Compassos Compostos e Irregulares. |
6 |
|
3 |
Articulação e Hemiola |
6 |
|
4 |
Análise Técnico-Musical e Histórica de Repertório. |
6 |
|
5 |
Técnicas de Ensaio |
6 |
|
6 |
Preparação e Regência de Repertório Instrumental |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance na aquisição do gestual básico através da execução do repertório proposto. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Domínio do desempenho progressivo na execução do gestual; Desenvolver uma prática com resultados sonoros conscientes; - Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Trabalho em equipe com o grupo musical; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem da regência. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Trabalho de Analise Técnico Musical |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
08/09/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação Teórica |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/10/2025 |
x |
03/11/2025 |
||||
|
Avaliação Prática |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
4.0 |
17/11/2025 |
x |
24/11/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência: aplicada à orquestra, à banda de música e ao coro. 4.ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1976. 77p. ISBN 9788574071114 |
|||||||||||
|
2 |
LAGO JÚNIOR, Sylvio. A arte da regência: história : técnica e maestros. Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 2002. 635 p. ISBN 857384085-4 |
|||||||||||
|
3 |
A.RINALDI,B.DE LUCA,D.NERY,L.VAZZOLER. O REGENTE SEM ORQUESTRA - EXERCÍCIOS BÁSICOS, INTERMEDIÁRIOS E AVANÇADOS PARA A FORMAÇÃO DO REGENTE. Editora ALGOL |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. |
|||||||||||
|
2 |
HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. |
|||||||||||
|
3 |
HENRIQUE, Luís L. Instrumentos musicais. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018. |
|||||||||||
|
4 |
MIRANDA, Clarice. Orquestra: histórico, regência e instrumentos. Rio de Janeiro: Solar do Rosário, 2011. |
|||||||||||
|
5 |
ZANDER, Oscar. Regência Coral. 3. ed. Porto Alegre: Movimento, 1987. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |