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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Música |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
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PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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História da Música VI |
0-18345 |
8º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: períodos colonial, Joanino e Imperial; o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente. |
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OBJETIVO GERAL |
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Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música no Brasil. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Oportunizar aos futuros professores uma reflexão teórico-metodológico da apropriação do conhecimento musical de diferentes culturas no Brasil; - Conhecer aspectos gerais da música brasileira em seus diferentes períodos históricos; - Compreender criticamente os contextos e os processos de transformação da música no Brasil. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Panorama da história da música no Brasil no período pré-colonial e |
04 |
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2 |
Panorama da história da música no Brasil no período Joanino. |
02 |
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3 |
Panorama da história da música no Brasil no período Imperial. |
04 |
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4 |
Romantismo no Brasil. |
06 |
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5 |
Origens da música popular urbana (século XIX). |
04 |
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6 |
Nacionalismo |
04 |
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7 |
Música brasileira no século XX. |
04 |
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8 |
Panorama histórico da música popular no Brasil. |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos individuais e coletivos, assim como a participação nas aulas referente aos conteúdos trabalhados. |
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HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
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ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
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|
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação integrativa |
---- |
x |
x |
x |
2.0 |
17/11/2025 |
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Avaliação 01: Elaboração de Mapa Conceitual |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02: Seminário |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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|
Avaliação 03: Plano de Ensino para Educação Básica |
7 e 8 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KIEFER, Bruno. História da música brasileira: dos primórdios ao início do sec. XX. Porto Alegre: Movimento e Arte, 1976. 140 p. (Coleção Luís Cosme) 16712 |
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2 |
KRAUSCHE, Valter. Música popular brasileira: da cultura de roda à musica de massa. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1983. 97 p. (Coleção tudo é história). |
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3 |
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000. 75 p. (Descobrindo o Brasil) ISBN 8571105367 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Unicamp 2010 ISBN 978-85-268-0898-0 |
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2 |
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. |
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3 |
PUBLIFOLHA. Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Art/Publifolha, 2003. |
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4 |
SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. Oxford: Grove, 2001. 937 p. ISBN 0195170679 |
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5 |
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004. 365 p. ISBN 8573260947 |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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