UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - História da Música VI - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Música VI

0-18345

2

40


EMENTA

Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: períodos colonial, Joanino e Imperial; o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar aos futuros professores uma reflexão teórico-metodológico da apropriação do conhecimento musical de diferentes culturas no Brasil; - Conhecer aspectos gerais da música brasileira em seus diferentes períodos históricos; - Compreender criticamente os contextos e os processos de transformação da música no Brasil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Panorama da história da música no Brasil no período pré-colonial e
colonial

04

2

Panorama da história da música no Brasil no período Joanino.

02

3

Panorama da história da música no Brasil no período Imperial.

04

4

Romantismo no Brasil.

06

5

Origens da música popular urbana (século XIX).

04

6

Nacionalismo

04

7

Música brasileira no século XX.

04

8

Panorama histórico da música popular no Brasil.

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos individuais e coletivos, assim como a participação nas aulas referente aos conteúdos trabalhados.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

----

x

x

x

2.0

17/11/2025

Avaliação 01: Elaboração de Mapa Conceitual

1, 2 e 3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02: Seminário

4, 5 e 6

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03: Plano de Ensino para Educação Básica

7 e 8

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KIEFER, Bruno. História da música brasileira: dos primórdios ao início do sec. XX. Porto Alegre: Movimento e Arte, 1976. 140 p. (Coleção Luís Cosme) 16712

2

KRAUSCHE, Valter. Música popular brasileira: da cultura de roda à musica de massa. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1983. 97 p. (Coleção tudo é história).

3

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000. 75 p. (Descobrindo o Brasil) ISBN 8571105367


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Unicamp 2010 ISBN 978-85-268-0898-0

2

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

3

PUBLIFOLHA. Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Art/Publifolha, 2003.

4

SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. Oxford: Grove, 2001. 937 p. ISBN 0195170679

5

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004. 365 p. ISBN 8573260947

obs:

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