|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
|
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Obrigatório IV |
0-18349 |
8º |
5 |
100 |
|
EMENTA |
|||
|
Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical em ambientes não-formais, atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Realizar estudos referentes ao Estatuto social ou Regimento em ambientes não-formais - Observar a inserção da Educação Musical em ambientes não-formais - Pesquisar práticas pedagógicas em Educação Musical em ambientes não-formais - Desenvolver metodologias e estratégias para aplicação dos conteúdos da Educação Musical - Desenvolver Projeto de Estágio considerando as necessidades dos ambientes não-formais - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção - Elaborar o relatório final do Estágio Curricular Obrigatório |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Estudos referentes à instituição/entidade/organização: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. |
12 |
|
2 |
Prática em Educação Musical no Ensino em ambientes não-formais. |
20 |
|
3 |
Intervenção no campo de estágio |
44 |
|
4 |
Relatório da Intervenção em ambientes não-formais, por meio do estágio supervisionado. |
12 |
|
5 |
Relatório Final do estágio curricular obrigatório |
12 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
100 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; TG - Trabalho em Grupo |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01: Diagnóstico |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 02: Elaboração de Projeto |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 03: Organização do projeto em planos de ação |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 4: Referencial Teórico |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 05: Prática de Estágio (intervenções) |
2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 06: Relatório de Estágio |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BEYER, Esther. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 157p. ISBN 9788577060368 |
|||||||||||
|
2 |
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755 |
|||||||||||
|
3 |
SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287p. (Coleção Música). ISBN 9788520505090. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo Editora UNESP 2009 |
|||||||||||
|
2 |
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas: Átomo, São Paulo: PNA, 2003. 154 p. ISBN 8587585630 |
|||||||||||
|
3 |
FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia. A discussão dos conceitos de educação formal, não formal e informal e Suas Organizações nas Estruturas Sociais Brasileiras. Paco Editorail, 2020. |
|||||||||||
|
4 |
FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa Em Música: Apresentação de Metodologias, Exemplos e Resultados. Curitiba:CRV, 2013. |
|||||||||||
|
5 |
TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 Recurso online. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |