UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Estágio Curricular Obrigatório IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório IV

0-18349

5

100


EMENTA

Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical em ambientes não-formais, atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar estudos referentes ao Estatuto social ou Regimento em ambientes não-formais - Observar a inserção da Educação Musical em ambientes não-formais - Pesquisar práticas pedagógicas em Educação Musical em ambientes não-formais - Desenvolver metodologias e estratégias para aplicação dos conteúdos da Educação Musical - Desenvolver Projeto de Estágio considerando as necessidades dos ambientes não-formais - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção - Elaborar o relatório final do Estágio Curricular Obrigatório


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estudos referentes à instituição/entidade/organização: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.
1.1Estatuto Social/ Regimento
1.2 Cotidiano: Atividades e Práticas

12

2

Prática em Educação Musical no Ensino em ambientes não-formais.

20

3

Intervenção no campo de estágio
3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio
3.2 Execução de projetos de intervenção em ambientes não-formais
3.3 Relato dos projetos desenvolvidos

44

4

Relatório da Intervenção em ambientes não-formais, por meio do estágio supervisionado.

12

5

Relatório Final do estágio curricular obrigatório

12

 

TOTAL DE HORAS

100 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos.

HABILIDADES

Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio.

ATITUDES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Diagnóstico

1

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02: Elaboração de Projeto

3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03: Organização do projeto em planos de ação

3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 4: Referencial Teórico

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 05: Prática de Estágio (intervenções)

2, 3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 06: Relatório de Estágio

4 e 5

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEYER, Esther. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 157p. ISBN 9788577060368

2

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755

3

SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287p. (Coleção Música). ISBN 9788520505090.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo Editora UNESP 2009

2

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas: Átomo, São Paulo: PNA, 2003. 154 p. ISBN 8587585630

3

FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia. A discussão dos conceitos de educação formal, não formal e informal e Suas Organizações nas Estruturas Sociais Brasileiras. Paco Editorail, 2020.

4

FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa Em Música: Apresentação de Metodologias, Exemplos e Resultados. Curitiba:CRV, 2013.

5

TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 Recurso online.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática