|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
|
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Arranjo e Composição II |
0-18344 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição. A composição musical no contexto da música contemporânea. Utilização de recursos de composição e arranjo em sala de aula. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Estudar e elaborar arranjos para diversas formações e instrumentações. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Identificar estruturas musicais - harmônicas, melódicas, formais, instrumentais etc. - Analisar arranjos instrumentais e vocais; - Planejar e produzir arranjos; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Orquestração e Técnicas de Arranjo |
16 |
|
2 |
Elementos e estrutura da composição |
10 |
|
3 |
Composição Musical Contemporânea |
8 |
|
4 |
Composição Musical na Educação Musical |
6 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando seu desempenho na aquisição do conceitos e técnicas para produção de arranjos e composições; |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Perceber estruturas harmônicas, melódicas, rítmicas e texturais; - Transpor melodias e harmonias para diferentes tonalidades e instrumentos; - Elaborar elementos musicais novos dentro de uma estrutura já existente; - Elaborar arranjos simples; |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Teórica I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
Seminário Composição na Educação Musical |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
27/10/2025 |
|
|
||||
|
Arranjo |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
17/11/2025 |
x |
24/11/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Unicamp, 2000. ISBN 9788526808799. |
|||||||||||
|
2 |
COSTA, Rogério. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Fapesp, 2016. 251p. ISBN 978-85-273-1073-4. |
|||||||||||
|
3 |
GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. v. 1. 20. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2009. |
|||||||||||
|
2 |
CURY, Vera Helena Massuh. Contraponto: o ensino e o aprendizado no curso superior de música. São Paulo: UNESP, 2007. |
|||||||||||
|
3 |
RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria,RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online. |
|||||||||||
|
4 |
SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. São Paulo: Via Lettera, 2001. |
|||||||||||
|
5 |
VINCENT, PERSICHETTI. Harmonia no Século XX: aspectos criativos e prática. 2012. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |