|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
|
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Teoria e Percepção Musical IV |
0-20078 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples, compassos compostos e compassos irregulares. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de tríades e tétrades em estado fundamental e com inversões, acordes complexos e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver a capacidade de conceber e representar mentalmente a música em suas diferentes dimensões e traduzi-las em múltiplas representações escritas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Reconhecimento de Tríades – Maior, Menor, Aumentada e Diminuta; |
2 |
|
2 |
Reconhecimento de Tríades com inversões; |
2 |
|
3 |
Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
2 |
|
4 |
Reconhecimento de Tétrades com Inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
2 |
|
5 |
Leitura de Clave de Sol e Leitura de Clave de Fá na quarta linha |
4 |
|
6 |
Ditado Melódico: |
12 |
|
7 |
Ritmo: |
36 |
|
8 |
Solfejo: |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; EX – Exercício de Fixação; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
- Conhecimento das técnicas abordadas para o desenvolvimento da Percepção Musical; |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
- Identificação dos elementos fundamentais do sistema tonal; - Compreensão do que se escuta; - Desenvolvimento do ouvido interno; - Reconhecimento e execução de motivos rítmicos; |
|||||||||||
|
ATITUDES |
- Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; - Assiduidade e participação |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação I – Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
30/07/2025 |
x |
06/08/2025 |
||||
|
Avaliação II – Reconhecimento de Tríades com inversões |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
13/08/2025 |
x |
27/08/2025 |
||||
|
Avaliação III - Reconhecimento de Tétrades Em estado Fundamental – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
17/09/2025 |
x |
24/09/2025 |
||||
|
Avaliação IV - Reconhecimento de Tétrades com inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
4 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2025 |
x |
15/10/2025 |
||||
|
Avaliação V – Leitura de Clave |
5 |
x |
x |
x |
1.0 |
22/10/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação VI – Ditado Melódico |
6 |
x |
x |
x |
1.5 |
05/11/2025 |
x |
12/11/2025 |
||||
|
Avaliação VII – Ritmo |
7 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2025 |
x |
03/12/2025 |
||||
|
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BRUCE BENWARD E TIMOTHY KOLOSICK. PERCEPÇÃO MUSICAL - PRÁTICA AUDITIVA PARA MÚSICOS. Editora UNICAMP |
|||||||||||
|
2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2004. ISBN 85-273-0184-9. |
|||||||||||
|
3 |
LIMA, Marisa R. Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 6. Embraform 2004 ISBN 85-904571-1-7 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ADOLFO, Antônio. Música: Leitura, conceitos, exercícios. 2. ed. Revisada. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. |
|||||||||||
|
2 |
BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2. ed. São Paulo: Anna Blume, 2006. |
|||||||||||
|
3 |
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2.ed.rev. Cotia: Ateliê, 2014. |
|||||||||||
|
4 |
PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001. |
|||||||||||
|
5 |
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |