|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Música |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
|
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
História da Música II |
0-20080 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Barroco: características musicais, estética e os principais gêneros de música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Século XVIII: pré-classicismo e classicismo, romantismo. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música nos períodos propostos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Oportunizar aos estudantes uma reflexão teórico metodológico da apropriação do conhecimento musical de diferentes manifestações culturais; - Compreender criticamente os contextos e os processos de transformação da música no século XVII e XVIII. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Renascimento: revisão das características, estética e transições do conhecimento e práticas musicais deste período. |
04 |
|
2 |
Barroco: características musicais, estética e os principais gêneros de música vocal e instrumental. |
10 |
|
3 |
Música no período Pré-clássico. |
06 |
|
4 |
O Classicismo na Música do século XVIII. |
10 |
|
5 |
A música no Período Romântico. |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, apresentação de seminário. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
---------- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01: Elaboração de uma Playlist com 3 músicas que remetam a memórias de sua vida |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
28/07/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 02: Elaboração de Mapa Conceitual sobre os conteúdos |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
29/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
Avaliação 03: Seminário - apresentação sobre um compositor do período Clássico em duplas |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/10/2025 |
x |
03/11/2025 |
||||
|
Avaliação 04: Plano de Aula trazendo uma proposta de atividade sobre o conteúdo, em duplas. |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
17/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação Integrativa |
X Semana Acadêmica de Música |
x |
x |
x |
2.0 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BAUER, Caroline Silveira; OLIVEIRA, Simone de. Introdução aos estudos históricos. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028708. |
|||||||||||
|
2 |
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: da idade média ao século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. 525 p. ISBN 8500-00-877-6. |
|||||||||||
|
3 |
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios: Um Ensaio Sobre Música e Educação. São Paulo UNESP 2008 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. 80 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 85-7110-365-8. |
|||||||||||
|
2 |
BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911 |
|||||||||||
|
3 |
MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: Musimed, 2017. 420 p. ISBN 85858860201. |
|||||||||||
|
4 |
MONTANARI, Valdir. História da música: Da idade da pedra à idade do rock. São Paulo: Editora Ática, 1988. 86 p. (Princípios) 16688 ISBN 8508030460 |
|||||||||||
|
5 |
SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. 2.ed. Oxford: Grove, 2001. 919 p. ISBN 0195170679 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |