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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Música |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
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PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estudos em Educação Musical I |
0-19329 |
2º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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OBJETIVO GERAL |
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Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Musical. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Identificar as diversas teorias de referência em educação musical; - Conhecer as teorias de aprendizagem e cognição musical; - Fomentar práticas pedagógico musicais que articulem com as teorias da Educação Musical. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Introdução às teorias da Educação Musical |
08 |
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2 |
Delimitação epistemológica do campo da Educação Musical. |
10 |
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3 |
Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de música para a |
10 |
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4 |
Teorias de aprendizagem e cognição musical. |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com os pressupostos teórico metodológicos. |
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HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de música e suas principais teorias de cognição musical. |
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ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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|
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01: Trabalho em grupo |
1 e 2 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02: Seminário |
3 e 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Integrativa |
---- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da Música - Experiência de Apreciação Musical. Mediação 2009 |
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2 |
GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Anna Blume, Fapesp editora, 2003. 211 p. ISBN 8574193550. |
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3 |
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. |
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2 |
FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2008. |
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3 |
KRIEGER, E. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. |
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4 |
MATEIRO, Teresa.; ILARI, Beatriz. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2012. |
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5 |
SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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