PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20059 |
6º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver os projetos de extensão produzidos nos semestres anteriores articulados às vivências universitárias de ensino e pesquisa, em um constante intercâmbio com a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Revisitar os projetos de extensão escritos nos semestres anteriores; - Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; - Produzir os materiais necessários para a execução dos cronogramas dos projetos; - Promover ações extensionistas ao longo do semestre conforme o perfil do curso; - Planejar, avaliar e reavaliar constantemente os projetos de extensão com vistas ao aprimoramento das práticas dos próximos semestres; - Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Definição da organização das ações do semestre; |
10 |
2 |
2.1 Desenvolvimento dos cronogramas dos projetos de extensão ao longo do semestre; |
30 |
3 |
|
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
60 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Execução das práticas extensionistas ao longo do semestre |
Todas |
x |
x |
x |
5.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Autoavaliação |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário Integrador |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JOSÉ MORAN.; LILIAN BACICH. Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1. Porto Alegre: Penso, 2018. E-Book. ISBN 9788584291168. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584291168. |
|||||||||||
2 |
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 153 p. ISBN 852242300-8. |
|||||||||||
3 |
CALGARO NETO, Silvio. Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais. Curitiba: Appris, 2016. 184 p. ISBN 978-85-473-0153-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (org.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. |
|||||||||||
2 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. |
|||||||||||
3 |
MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. |
|||||||||||
4 |
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004. |
|||||||||||
5 |
THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3. ed. Canoas: ULBRA, 2003 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |