UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20059

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver os projetos de extensão produzidos nos semestres anteriores articulados às vivências universitárias de ensino e pesquisa, em um constante intercâmbio com a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Revisitar os projetos de extensão escritos nos semestres anteriores; - Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; - Produzir os materiais necessários para a execução dos cronogramas dos projetos; - Promover ações extensionistas ao longo do semestre conforme o perfil do curso; - Planejar, avaliar e reavaliar constantemente os projetos de extensão com vistas ao aprimoramento das práticas dos próximos semestres; - Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Definição da organização das ações do semestre;
1.2 Diálogo e reuniões com as entidades parceiras;
1.3 Mobilização e preparação dos participantes;
1.4 Planejamento do início das ações de extensão.

10

2

2.1 Desenvolvimento dos cronogramas dos projetos de extensão ao longo do semestre;
2.2 Elaboração de materiais a serem utilizados na execução dos trabalhos;

30

3


3.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão.
3.2 Avaliação e autoavaliação dos projetos de extensão;
3.3 Seminário Integrador para a socialização das experiências extensionistas do semestre.

20

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Execução das práticas extensionistas ao longo do semestre

Todas

x

x

x

5.0

A definir

x

A definir

Autoavaliação

Todas

x

x

x

1.0

A definir

Seminário Integrador

Todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

JOSÉ MORAN.; LILIAN BACICH. Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1. Porto Alegre: Penso, 2018. E-Book. ISBN 9788584291168. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788584291168.

2

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 153 p. ISBN 852242300-8.

3

CALGARO NETO, Silvio. Extensão e universidade: a construção de transições paradigmáticas por meio das realidades sociais. Curitiba: Appris, 2016. 184 p. ISBN 978-85-473-0153-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (org.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

2

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

3

MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

4

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

5

THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. 3. ed. Canoas: ULBRA, 2003

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática