PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica I |
0-20058 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Pesquisa no processo ensino aprendizagem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Analisar as tendências teórico-metodológicas sobre as pesquisas educacionais no Brasil; - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - 1 Universidade: produção e |
14 |
2 |
UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no |
10 |
3 |
UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Estratégias: - Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos; - Saída à campo; - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática). |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Domínio dos conceitos. - Elaborar Técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento). - Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática). - Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências). |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. - participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 - Produção de texto (conceitos) |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
13/08/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento; |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
03/09/2025 |
x |
17/09/2025 |
||||
Avaliação 03 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados |
II e III |
x |
x |
x |
2.0 |
01/10/2025 |
x |
22/10/2025 |
||||
Avaliação 04 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências). |
II e III |
x |
x |
x |
2.0 |
05/11/2025 |
|
|
||||
Avaliação 05 - avaliação integrativa |
TODAS |
x |
x |
|
2.0 |
19/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007. 193 p. ISBN 9788598981710 |
|||||||||||
2 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219 p. ISBN 852242991-X. |
|||||||||||
3 |
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 175 p. ISBN 97885-224-0273-1 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012. |
|||||||||||
2 |
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005. |
|||||||||||
3 |
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. |
|||||||||||
4 |
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013. Disponível em CC Prodanov, EC de Freitas - 2013 - books.google.com |
|||||||||||
5 |
SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia da pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |