|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Álgebra Linear II |
0-20055 |
6º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores lineares. Formas lineares, bilineares, quadráticas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do Curso e no exercício de sua profissão. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: - Estabelecer os conceitos e propriedades básicas de espaços vetoriais finitamente gerados; - Identificar / reconhecer transformações lineares e suas aplicações; - Apresentar o conceito de autovalores e autovetores como base nas aplicações de diagonalização de operadores; - Escrever as formas lineares, bilineares, quadráticas e hermetianas em representação matricial. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1- Espaços Vetoriais e Transformação Linear (Revisão) |
08 |
|
2 |
2- Autovalores e Autovetores |
10 |
|
3 |
Avaliação 01 |
04 |
|
4 |
4- Processo de Ortogonalização de Gram Schmidt |
08 |
|
5 |
5- Formas |
06 |
|
6 |
Avaliação 02 |
04 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:Aula expositiva. Listas de exercícios. Avaliação individual. Atividades em grupo. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Avaliações individuais e Avaliação integrativa |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 |
4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Trabalhos da disciplina |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7. |
|||||||||||
|
2 |
LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482 |
|||||||||||
|
3 |
CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990. ISBN 85-7056-297-7. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918 |
|||||||||||
|
2 |
WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Education, 2008. 232 p. ISBN 9788534611091 |
|||||||||||
|
3 |
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Pearson Education, 1997. 245 p. ISBN 0074609440. |
|||||||||||
|
4 |
GILBERT STRANG. ÁLGEBRA LINEAR E SUAS APLICAÇÕES - Tradução da 4ª edição norte-americana. 4ª. Cengage Learning 2010 |
|||||||||||
|
5 |
HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |