UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Estágio Curricular Obrigatório - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, RODRIGO BRANCO


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório

0-20054

6

120


EMENTA

Planejamento de intervenção no campo: estágio curricular obrigatório no ensino fundamental.


OBJETIVO GERAL

Preparar o profissional de educação na área de matemática, com capacidade de atuar no campo de estágio, teoricamente fundamentado, historicamente situado e politicamente comprometido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Observar e elaborar um diagnóstico do campo de estágio. - Trabalhar na integração com professor orientador e professor supervisor no campo de estagiário. - Aplicar as metodologias de ensino e aprendizagem aos conteúdos de matemática. - Preparar o material a ser usado na observação, planos de aula, planejamento e execução do projeto. - Comentar e debater as práticas pedagógicas no campo de estágio. - Elaborar um relatório parcial das atividades de ECO no semestre.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Redefinir equipes e estratégias para o Estágio nas escolas.
- Seminário de apresentação dos relatórios do 5º semestre.
- Estudo do material a ser produzido durante a observação
- Estudo das atitudes que deverão adotar no estágio
- Visitas às escolas de ensino público e particular do nível de ensino fundamental.

12

2

- Definição de um modelo de plano de ensino e plano de aula.
- Entrega do Termo de compromisso na CRE e nas escolas.
- Escolha das séries que será feita a intervenção.
- Contato com o professor regente na escola, ver horários e definição dos conteúdos que serão trabalhados pelos alunos.
- Exercícios de elaboração do plano de aula (ver BNCC)
- Estudo das Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimentos e Habilidades em cada ano do Ensino Fundamental, anos finais.
- Discussão com os alunos sobre os seus procedimentos frente à classe, suas obrigações junto às escolas, à Universidade, supervisor e orientador de estágio (a prática em sala de aula).

24

3

- Comentário e procedimento para o período de observação e início de regência.
- Ficha relato - preencher uma para cada aula assistida ou ministrada.
- Cada equipe ou aluno elaborar seu plano de ensino e plano de aula, base das suas aulas ministradas no estágio.
- Discutir e elaborar materiais alternativos a serem utilizados na intervenção.
- Discutir e decidir a melhor estratégia a ser utilizada na intervenção, tendo por base a observação realizada da turma e do professor regente.

12

4

- Metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem da matemática. - Práticas pedagógicas de sala de aula.
- Práticas e ensino no campo de estágio.

12

5

Análise dos recursos didáticos adotados pelas escolas (livros, apostilas, material impresso e outros)
- Comentário sobre as atuações nos campos de estágio.
- Avaliação da aprendizagem: pesquisar e elaborar formas diversas de avaliação baseando-se nos conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas dos alunos.

10

6

- Acompanhamento e supervisão no campo de estágio das equipes para avaliar sua atuação.

40

7

- Elaboração e apresentação do relatório do 6º semestre.

10

 

TOTAL DE HORAS

120 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 21 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a intervenção de estágio.


Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Atividades Práticas Extraclasse. Dinâmicas de Grupo. Seminário. Trabalho em Grupo. Visitas Técnicas. Estudo Dirigido. Estudo de Caso.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Utilizar-se de conceitos de categorias relacionadas ao âmbito educacional, para elaborar planos, estratégias de ensino e aprendizagem da matemática.

HABILIDADES

Desenvolver a capacidade de relacionar a teoria estudada com a prática do cotidiano escolar.

ATITUDES

Proatividade, interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe.

OUTRAS

Outras

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2

09/08/2025

Avaliação 1 – Miniaulas

Todas

x

x

x

3

09/08/2025

x

23/08/2025

Avaliação 2 – Aulas no campo de estágio

Todas

x

x

x

3

25/10/2025

x

01/11/2025

Avaliação 3 - Relatório

Todas

2

22/11/2025

x

29/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 13. ed. Campinas: Papirus, 2002. 111 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 863080448-1.

2

DEMO, Pedro. ABC: Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. 3.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2002. 212 p. (Coleção magistério : formação e trabalho) ISBN 853080361-2

3

DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números: um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 266 p. ISBN 9788571647183.

2

GARBI, Gilberto Geraldo. O romance das equações algébricas: a história da álgebra. São Paulo: Makron Books, 1997. 254p ISBN 85-346-0730-3.

3

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática,.

4

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 158 p. ISBN 8521901097.

5

MEURER, Daniela. A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições. Lages, 2019. 87 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020f.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática