|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros, RODRIGO BRANCO |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Obrigatório |
0-20054 |
6º |
6 |
120 |
|
EMENTA |
|||
|
Planejamento de intervenção no campo: estágio curricular obrigatório no ensino fundamental. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Preparar o profissional de educação na área de matemática, com capacidade de atuar no campo de estágio, teoricamente fundamentado, historicamente situado e politicamente comprometido. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Observar e elaborar um diagnóstico do campo de estágio. - Trabalhar na integração com professor orientador e professor supervisor no campo de estagiário. - Aplicar as metodologias de ensino e aprendizagem aos conteúdos de matemática. - Preparar o material a ser usado na observação, planos de aula, planejamento e execução do projeto. - Comentar e debater as práticas pedagógicas no campo de estágio. - Elaborar um relatório parcial das atividades de ECO no semestre. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
- Redefinir equipes e estratégias para o Estágio nas escolas. |
12 |
|
2 |
- Definição de um modelo de plano de ensino e plano de aula. |
24 |
|
3 |
- Comentário e procedimento para o período de observação e início de regência. |
12 |
|
4 |
- Metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem da matemática. - Práticas pedagógicas de sala de aula. |
12 |
|
5 |
Análise dos recursos didáticos adotados pelas escolas (livros, apostilas, material impresso e outros) |
10 |
|
6 |
- Acompanhamento e supervisão no campo de estágio das equipes para avaliar sua atuação. |
40 |
|
7 |
- Elaboração e apresentação do relatório do 6º semestre. |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 21 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a intervenção de estágio. |
||
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Atividades Práticas Extraclasse. Dinâmicas de Grupo. Seminário. Trabalho em Grupo. Visitas Técnicas. Estudo Dirigido. Estudo de Caso. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Utilizar-se de conceitos de categorias relacionadas ao âmbito educacional, para elaborar planos, estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Desenvolver a capacidade de relacionar a teoria estudada com a prática do cotidiano escolar. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Proatividade, interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Outras |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
09/08/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 1 – Miniaulas |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
09/08/2025 |
x |
23/08/2025 |
||||
|
Avaliação 2 – Aulas no campo de estágio |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
25/10/2025 |
x |
01/11/2025 |
||||
|
Avaliação 3 - Relatório |
Todas |
|
|
|
2 |
22/11/2025 |
x |
29/11/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 13. ed. Campinas: Papirus, 2002. 111 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 863080448-1. |
|||||||||||
|
2 |
DEMO, Pedro. ABC: Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. 3.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2002. 212 p. (Coleção magistério : formação e trabalho) ISBN 853080361-2 |
|||||||||||
|
3 |
DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números: um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 266 p. ISBN 9788571647183. |
|||||||||||
|
2 |
GARBI, Gilberto Geraldo. O romance das equações algébricas: a história da álgebra. São Paulo: Makron Books, 1997. 254p ISBN 85-346-0730-3. |
|||||||||||
|
3 |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática,. |
|||||||||||
|
4 |
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 158 p. ISBN 8521901097. |
|||||||||||
|
5 |
MEURER, Daniela. A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições. Lages, 2019. 87 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020f.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |