UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Instrumentação para o Ensino da Matemática I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Instrumentação para o Ensino da Matemática I

0-20053

2

40


EMENTA

Estratégias e metodologias para apresentação dos conteúdos do Ensino Fundamental. Ensino

simultâneo das unidades temáticas: números, geometria, álgebra, probabilidade e estatística,

grandezas e medidas.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar o - futuro professor - para uma nova abordagem direta dos conteúdos matemáticos estabelecendo relação entre estes e o cotidiano do educando, contextualizando o emprego dos recursos pedagógicos disponíveis e estimulando a pesquisa e criação de instrumentos e técnicas que facilitem o aprendizado da Matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

.Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental. .Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento . Rever os cinco eixos (unidades) temáticas da Matemática para o Ensino Fundamental, anos finais. . Utilizar adequadamente os recursos pedagógicos e instrumentais disponíveis no laboratório de Matemática. . Usar eficientemente os recursos disponíveis em sala de aula, como o correto uso do quadro, giz, pincel, réguas, cartazes, varais e equipamentos de multimídia. . Produzir "kits" e portfólios de material pedagógico. . Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes. . Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos. . Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

-Breve histórico
-Plano de Ensino e proposta de atividades.
-Reflexão/provocação sobre as formas de ensino

02

2

- Construção de uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo da Matemática

02

3

- Pesquisa e aplicação em estratégias metodológicas na Unidade Temática: Números (BNCC e Currículo Catarinense)

04

4

-Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática.-A Matemática na História e na Sociedade.-Exame da situação atual do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental (6º. ao 9ºano).

06

5

-Planejamento didático no Ensino Fundamental.-Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação

04

6

O ensino dos Números no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).O ensino da Álgebra no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).O ensino da Geometria na Escola Fundamental (6º ao 9º ano).
O ensino de Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
O ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

12

7

-Análise e crítica de recursos didáticos.-Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino.-Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a intervenção de estágio.


Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Atividades práticas. Uso do laboratório de Matemática. Elaboração de portfólio.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

Atividades em sala de aula

1,2,3,4

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Construção de portfólio e kits com materiais didáticos

4,5,6

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Prova individual

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.).; BORBA, Marcelo de Carvalho (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. 320 p. ISBN 8524909854.

2

SCHLEMPER, Ana Cláudia. Parâmetros curriculares nacionais, temas transversais e o ensino da matemática. Lages, 2001. 43 p.

3

TIZUKO M. KISHIMOTO. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. São Paulo: Cortez, 2017. PDF. ISBN 9788524925702.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministério da Educação em 20/12/2017

2

IMENES, Luiz Mácio. Geometria das dobraduras. 7 ed. 6 reimp. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 2001. 64 p. (Vivendo a Matemática)

3

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

4

NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Cleane Aparecida dos. Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. São Paulo: Autêntica, 2014. Recurso online.

5

RAMOS, Luzia Faraco. Frações sem mistérios. São Paulo: Editora Ática, 2009, 104 p. (A descoberta da Matemática)

obs:

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