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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Matemática |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
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PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Instrumentação para o Ensino da Matemática I |
0-20053 |
6º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Estratégias e metodologias para apresentação dos conteúdos do Ensino Fundamental. Ensino simultâneo das unidades temáticas: números, geometria, álgebra, probabilidade e estatística, grandezas e medidas. |
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OBJETIVO GERAL |
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Instrumentalizar o - futuro professor - para uma nova abordagem direta dos conteúdos matemáticos estabelecendo relação entre estes e o cotidiano do educando, contextualizando o emprego dos recursos pedagógicos disponíveis e estimulando a pesquisa e criação de instrumentos e técnicas que facilitem o aprendizado da Matemática. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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.Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental. .Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento . Rever os cinco eixos (unidades) temáticas da Matemática para o Ensino Fundamental, anos finais. . Utilizar adequadamente os recursos pedagógicos e instrumentais disponíveis no laboratório de Matemática. . Usar eficientemente os recursos disponíveis em sala de aula, como o correto uso do quadro, giz, pincel, réguas, cartazes, varais e equipamentos de multimídia. . Produzir "kits" e portfólios de material pedagógico. . Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes. . Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos. . Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
-Breve histórico |
02 |
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2 |
- Construção de uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo da Matemática |
02 |
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3 |
- Pesquisa e aplicação em estratégias metodológicas na Unidade Temática: Números (BNCC e Currículo Catarinense) |
04 |
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4 |
-Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática.-A Matemática na História e na Sociedade.-Exame da situação atual do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental (6º. ao 9ºano). |
06 |
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5 |
-Planejamento didático no Ensino Fundamental.-Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação |
04 |
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6 |
O ensino dos Números no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).O ensino da Álgebra no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).O ensino da Geometria na Escola Fundamental (6º ao 9º ano). |
12 |
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7 |
-Análise e crítica de recursos didáticos.-Desenvolvimento e execução de aulas experimentais para o Nível Fundamental de ensino.-Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações. |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a intervenção de estágio. |
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Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Atividades práticas. Uso do laboratório de Matemática. Elaboração de portfólio. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
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ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
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OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Atividades em sala de aula |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Construção de portfólio e kits com materiais didáticos |
4,5,6 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova individual |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.).; BORBA, Marcelo de Carvalho (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. 320 p. ISBN 8524909854. |
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2 |
SCHLEMPER, Ana Cláudia. Parâmetros curriculares nacionais, temas transversais e o ensino da matemática. Lages, 2001. 43 p. |
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3 |
TIZUKO M. KISHIMOTO. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. São Paulo: Cortez, 2017. PDF. ISBN 9788524925702. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministério da Educação em 20/12/2017 |
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2 |
IMENES, Luiz Mácio. Geometria das dobraduras. 7 ed. 6 reimp. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 2001. 64 p. (Vivendo a Matemática) |
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3 |
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 |
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4 |
NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Cleane Aparecida dos. Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. São Paulo: Autêntica, 2014. Recurso online. |
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5 |
RAMOS, Luzia Faraco. Frações sem mistérios. São Paulo: Editora Ática, 2009, 104 p. (A descoberta da Matemática) |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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