|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Cálculo Numérico |
0-20052 |
6º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Erros. Zeros de funções. Resolução de sistemas de equações: lineares e não lineares. Interpolação polinomial. Derivação e integração numérica. Ajuste de curvas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Através desta disciplina, o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Interpretar os princípios gerais de Cálculo Numérico no que se refere à teoria de erros 2. Determinar corretamente raízes de funções utilizando métodos numéricos. 3. Estabelecer a solução de sistemas lineares e não lineares, utilizando métodos diretos e iterativos. 4. Interpolar corretamente utilizando vários tipos de funções. 5. Determinar numericamente a derivada e a integral de uma função. 6.Utilizar ajuste de curvas na criação de diversas funções. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1.Teoria dos Erros |
4 |
|
2 |
2. Sistemas Lineares e não lineares |
20 |
|
3 |
3. Zeros de Funções |
20 |
|
4 |
4. Interpolação |
10 |
|
5 |
5. Diferenciação Numérica |
6 |
|
6 |
6. Integração Numérica |
10 |
|
7 |
7. Ajuste de curvas |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1,2 3 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
4, 5, 6, 7 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Trabalho |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FRANCO, Neide Bertoldi. Cálculo numérico. Pearson Education, 2010. 505p. ISBN 9788576050872 |
|||||||||||
|
2 |
BURDEN, Richard L.; FAIRES, J. Douglas. Análise numérica. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 736 p. ISBN 978-85-221-0601-1. |
|||||||||||
|
3 |
BARROSO, Leônidas; CAMPOS FILHO, Frederico Ferreira; MAIA, Mirian Lourenço; BARROSO, Magali Maria de Araújo; CARVALHO, Márcio Luiz Bunte de. Cálculo numérico: com aplicações. 2. ed. São Paulo: Não Cadastrada, 1987. 367p |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ARTUR DAREZZO.; SELMA ARENALES. Cálculo numérico. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2016. PDF. ISBN 9788522112821. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522112821. |
|||||||||||
|
2 |
ALBRECHT, P. Análise numérica: um curso moderno. Rio de Janeiro: LTC, 1973. 240 p. (Série ciência da computação). |
|||||||||||
|
3 |
RUGGIERO, Márcia A. Gomes; LOPES, Vera Lúcia da Rocha. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2008. 406 p. ISBN 9788534602044 |
|||||||||||
|
4 |
BARROSO, Leônidas; CAMPOS FILHO, Frederico Ferreira; MAIA, Mirian Lourenço; BARROSO, Magali Maria de Araújo; CARVALHO, Márcio Luiz Bunte de. Cálculo numérico: com aplicações. 2. ed. São Paulo: Não Cadastrada, 1987. 367p |
|||||||||||
|
5 |
FRANCO, Neide Bertoldi. Cálculo numérico. São Paulo: Pearson Education, 2008. 505p. ISBN 9788576050872. |
|||||||||||
|
obs:• Cada prova terá uma lista de revisão a qual valerá 0,5 do valor da prova. (Exceto para avaliação integrativa e trabalho) |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |