UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Introdução ao Cálculo - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Juliano Machado Menegazzo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução ao Cálculo

0-19320

4

80


EMENTA

Expressões algébricas. Produtos  notáveis. Fatoração algébrica. Funções: Conceito e classificação. Função linear, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, buscando a solidificação do conhecimento matemático estudado anteriormente. Buscaremos ainda fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos se tornem ferramenta indispensável no exercício de sua profissão docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio lógico-matemático; 2. Oportunizar conhecimentos básicos que contribuam para a capacitação profissional, visando o desempenho mediante raciocínio e conhecimento científico. 3. Desenvolver o espírito crítico, tomada de iniciativa e decisões na solução de problemas dos conteúdos de ensino básico. 4. Instrumentalizar o acadêmico nos conhecimentos básicos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Expressões Algébricas
1.1 Expressões e sentenças
1.2 Polinômios
1.2.1 Operações com polinômios
1.3 Sistemas de equações algébricas

30

2

2. Produtos notáveis e fatoração
2.1 Produtos notáveis
2.1.1 Produto da soma pela diferença de dois termos
2.1.2 Quadrado da soma e quadrado da diferença de dois termos
2.1.3 Cubo da soma e cubo da diferença de dois termos
2.2 Fatoração
2.2.1 Diferença de dois quadrados
2.2.2 Soma e diferença de dois cubos
2.2.3 Trinômio quadrado perfeito e trinômio soma e produto
2.2.4 Fator comum e fator comum em grupos

20

3

3. Funções Algébricas e Transcendentes
3.1 Conceito de função
3.2 Notação e valor numérico
3.3 Domínio e imagem
3.4 Função de 1º grau
3.5 Função de 2º grau
3.6 Função Exponencial
3.7 Função Logarítmica
3.8 Função Trigonométrica.

30

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; .


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

1

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

2

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3

3

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. 496 p. (Série parâmetros). ISBN 85-262-3787-X.

2

BIANCHINI, Edwaldo; PACOLLA, Herval. Matemática. São Paulo: Moderna, 2004. 111 p. (Coleção 1a série ensino médio).

3

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar: conjuntos, funções. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 1, 380 p. ISBN 85-7056-270-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: complexos, polinômios, equações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 6, 241 p. ISBN 85-7056-048-6.

2

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio Cláudio da Costa. Matemática e realidade: ensino fundamental 5ª série. São Paulo: Atual, 2005. 368 p. ISBN 9788535706260.

3

TAHAN, Malba; SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 158 p. ISBN 978-85-01-03375-8.

4

PAIVA, Manoel. Matemática: caderno de revisão. São Paulo: Moderna, 2010. 151 p. ISBN 9788516069162.

5

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 3, 79 p. ISBN 8502044613.

obs:- Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 0,5(cada lista) da referida nota. (exceto para Avaliação)

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática