|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Introdução ao Cálculo |
0-19320 |
2º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração algébrica. Funções: Conceito e classificação. Função linear, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, buscando a solidificação do conhecimento matemático estudado anteriormente. Buscaremos ainda fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos se tornem ferramenta indispensável no exercício de sua profissão docente. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio lógico-matemático; 2. Oportunizar conhecimentos básicos que contribuam para a capacitação profissional, visando o desempenho mediante raciocínio e conhecimento científico. 3. Desenvolver o espírito crítico, tomada de iniciativa e decisões na solução de problemas dos conteúdos de ensino básico. 4. Instrumentalizar o acadêmico nos conhecimentos básicos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Expressões Algébricas |
30 |
|
2 |
2. Produtos notáveis e fatoração |
20 |
|
3 |
3. Funções Algébricas e Transcendentes |
30 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
2 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 3 |
3 |
x |
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. 496 p. (Série parâmetros). ISBN 85-262-3787-X. |
|||||||||||
|
2 |
BIANCHINI, Edwaldo; PACOLLA, Herval. Matemática. São Paulo: Moderna, 2004. 111 p. (Coleção 1a série ensino médio). |
|||||||||||
|
3 |
IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar: conjuntos, funções. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 1, 380 p. ISBN 85-7056-270-5. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: complexos, polinômios, equações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 6, 241 p. ISBN 85-7056-048-6. |
|||||||||||
|
2 |
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio Cláudio da Costa. Matemática e realidade: ensino fundamental 5ª série. São Paulo: Atual, 2005. 368 p. ISBN 9788535706260. |
|||||||||||
|
3 |
TAHAN, Malba; SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 158 p. ISBN 978-85-01-03375-8. |
|||||||||||
|
4 |
PAIVA, Manoel. Matemática: caderno de revisão. São Paulo: Moderna, 2010. 151 p. ISBN 9788516069162. |
|||||||||||
|
5 |
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 3, 79 p. ISBN 8502044613. |
|||||||||||
|
obs:- Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 0,5(cada lista) da referida nota. (exceto para Avaliação) |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |