|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Geometria Espacial |
0-19319 |
2º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Polígonos inscritos e circunscritos. Geometria espacial: conceitos. Poliedros. Sólidos de revolução. Cálculos de áreas e volumes. Construções geométricas. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar aos acadêmicos, futuros professores, o conhecimento sobre sólidos geométricos e suas aplicações no cotidiano, bem como a dedução de fórmulas e seu emprego em situações-problema. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Deduzir e resolver questões envolvendo área de figuras planas. Conhecer os polígonos inscritos e circunscritos e suas principais relações. Diferenciar um sólido geométrico e figura plana. Conceituar poliedro e as relações entre vértices, faces e arestas. Calcular área e volume de figura espacial. Desenhar algumas figuras planas e espaciais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Áreas de figuras planas |
10 |
|
2 |
Polígonos inscritos e circunscritos. Relações e fórmulas |
04 |
|
3 |
Geometria espacial: conceitos |
02 |
|
4 |
Poliedros |
08 |
|
5 |
Sólidos Geométricos. |
9 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
33 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogada. Uso de projetor multimídia com textos e conceitos. Exercícios em dupla. Resolução de problemas. Aulas práticas no laboratório de matemática |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilizar de forma correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1,2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 3 |
5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 10: geometria espacial, posição e métrica. 5. ed. São Paulo: Atual, 1993. 440 p. ISBN 85-7056-411-2. |
|||||||||||
|
2 |
GARCIA, Antônio Carlos de Almeida; CASTILHO, João Carlos Amarante. Matemática sem mistérios: Geometria plana e espacial. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. 548p. ISBN 8573934859. |
|||||||||||
|
3 |
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. 451 p. ISBN 85-7056-268-3. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
MACHADO, Celso Pessanha; FERRAZ, Mariana Sacrini Ayres. Fudamentos da Geometria. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Recurso online |
|||||||||||
|
2 |
BALDIN, Yuriko Yamamotto; VILLAGRA, Guilhermo A. Lobos. Atividades com cabri-geomètre II para cursos de licenciatura em matemática e professores do ensino fundamental e médio. São Carlos: EdUFSCar, 2002. 238 p. ISBN 85-85173-84-X. |
|||||||||||
|
3 |
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed.reform. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 2, 476 p. ISBN 8502044605. |
|||||||||||
|
4 |
LIMA, Elon Lages. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios: geometria analítica, vetores e transformações geométricas. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2002. 329 p. (Coleção professor de matemática) ISBN 858581804-2 |
|||||||||||
|
5 |
GRAZZIOTIN, Cilene. UNIV. DO PLANALTO CATARINENSE. Visualização na geometria espacial. Lages, 1998. 30 p. 11565 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |