UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Geometria Espacial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Geometria Espacial

0-19319

2

40


EMENTA

Polígonos inscritos e circunscritos. Geometria espacial: conceitos. Poliedros. Sólidos de revolução. Cálculos de áreas e volumes. Construções geométricas.


OBJETIVO GERAL

Propiciar aos acadêmicos, futuros professores, o conhecimento sobre sólidos geométricos e suas aplicações no cotidiano, bem como a dedução de fórmulas e seu emprego em situações-problema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Deduzir e resolver questões envolvendo área de figuras planas. Conhecer os polígonos inscritos e circunscritos e suas principais relações. Diferenciar um sólido geométrico e figura plana. Conceituar poliedro e as relações entre vértices, faces e arestas. Calcular área e volume de figura espacial. Desenhar algumas figuras planas e espaciais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Áreas de figuras planas
-Dedução e cálculo das principais áreas de figuras planas.

10

2

Polígonos inscritos e circunscritos. Relações e fórmulas
Triângulo equilátero inscrito e circunscrito;
Quadrado inscrito e circunscrito;
Hexágono regular inscrito e circunscrito;

04

3

Geometria espacial: conceitos

02

4

Poliedros
Definição;
Teorema de Euler;
Poliedro regular ou de Platão;
Propriedades dos poliedros regulares;
Soma das faces de um poliedro e diagonais.

08

5

Sólidos Geométricos.
Prismas
Pirâmides
Cilindros
Cones
Esferas

9

 

TOTAL DE HORAS

33 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:Aulas expositivas e dialogada. Uso de projetor multimídia com textos e conceitos. Exercícios em dupla. Resolução de problemas. Aulas práticas no laboratório de matemática


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilizar de forma correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

1,2

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 3

5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 10: geometria espacial, posição e métrica. 5. ed. São Paulo: Atual, 1993. 440 p. ISBN 85-7056-411-2.

2

GARCIA, Antônio Carlos de Almeida; CASTILHO, João Carlos Amarante. Matemática sem mistérios: Geometria plana e espacial. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. 548p. ISBN 8573934859.

3

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. 451 p. ISBN 85-7056-268-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MACHADO, Celso Pessanha; FERRAZ, Mariana Sacrini Ayres. Fudamentos da Geometria. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Recurso online

2

BALDIN, Yuriko Yamamotto; VILLAGRA, Guilhermo A. Lobos. Atividades com cabri-geomètre II para cursos de licenciatura em matemática e professores do ensino fundamental e médio. São Carlos: EdUFSCar, 2002. 238 p. ISBN 85-85173-84-X.

3

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed.reform. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 2, 476 p. ISBN 8502044605.

4

LIMA, Elon Lages. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios: geometria analítica, vetores e transformações geométricas. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2002. 329 p. (Coleção professor de matemática) ISBN 858581804-2

5

GRAZZIOTIN, Cilene. UNIV. DO PLANALTO CATARINENSE. Visualização na geometria espacial. Lages, 1998. 30 p. 11565

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática