|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Física I |
0-19318 |
2º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Introdução ao estudo da Física. Mecânica. Movimento em uma e duas dimensões. Leis de Newton. Trabalho, potência, energia e sua conservação. Conservação do momento linear e colisões. Centro de massa, momento angular, torque e momento de inércia. Experimentos em mecânica. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver nos alunos a capacidade de interpretação e resolução de problemas físicos, juntamente com a capacidade de analisar a aplicabilidade no dia-a-dia dos fenômenos físicos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Mostrar o caráter vetorial de muitas grandezas físicas e, então, definir vetores e as suas operações básicas. - Fazer a análise dos movimentos e das causas que os produzem ou que os modificam através das Leis de Newton para a Mecânica Clássica. Introduzir os conceitos de massa e força e discutir os seus comportamentos nos fenômenos naturais. - Realizar o estudo da Energia, mostrando a sua importância como "motor" de tudo o que existe no Universo e os modos pelos quais a sua transmissão acontece. - Estabelecer os conceitos de Momento Linear e Momento Rotacional, bem como, realizar o estudo das Colisões Mecânicas. - Realizar experimentação laboratorial sempre que possível, no decorrer do desenvolvimento dos conteúdos programáticos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Introdução ao estudo da física: Histórico, conceitos básicos, sistema de unidades internacionais e transformações de unidades. |
8 |
|
2 |
Movimento em uma e duas dimensões – movimento uniforme, uniformemente variado e MRUV, corpos em queda livre, estudo e montagem de gráficos. |
18 |
|
3 |
Dinâmica - Leis de Newton: Força e suas características. |
20 |
|
4 |
Momento Linear, Momento Rotacional. |
18 |
|
5 |
Centro de massa; Momento angular: Momento angular de um corpo rígido. Torque e momento inércia: Conceito e aplicações. |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas teóricas e práticas, rodas de conversas, seminários |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações Provas, trabalhos e listas de exercícios |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Resolução de problemas e exercícios práticos |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade e comprometimento. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação ativa |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1,2 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
2,3,4 |
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Seminários |
5 |
|
|
|
3 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
HEWITT, Paul G. Fundamentos de física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2009. 440p. ISBN 9788577802753 |
|||||||||||
|
2 |
WALKER, Jearl. Halliday Resnick: Fundamentos de física : mecânica. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 295p. ISBN 9788521616061 |
|||||||||||
|
3 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1973. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
RAMALHO JÚNIOR, Francisco; RAMALHO JÚNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os fundamentos da física: mecânica. 8.ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. ISBN 8516037029 |
|||||||||||
|
2 |
MORETTO, Vasco Pedro. Física em módulos de ensino: mecânica. São Paulo: Editora Ática, 1978. 448 p. 10538 |
|||||||||||
|
3 |
WILLIAMS, Stanley; BROWNSTEIN, Kenneth; GRAY, Robert; HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Física: guia para o estudante: problemas programados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1973. 10498 |
|||||||||||
|
4 |
FOX, Robert W.; MC DONALD, Alan T.; KOURY, Ricardo M. Nassar; FRANÇA, Geraldo Auggusto C. Introdução à mecânica dos fluidos: Quinta edição. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 504 p. |
|||||||||||
|
5 |
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Física: parte II. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1970. 1440 p. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |