UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Seminário em Educação Matemática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário em Educação Matemática

0-18265

2

40


EMENTA

Seminário em Educação Matemática. Prática docente na educação básica. Devolutiva do estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao estudante o contato com as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para a atuação do licenciado em matemática, de modo que possa explorá-las e empregá-las em suas atividades profissionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para seminários, palestras, aulas e eventos em geral, bem como as especificidades de cada evento científico. - Discutir sobre metodologias, ideias, técnicas e outros aspectos que envolvem a docência, com foco na educação matemática; - Oportunizar o treinamento profissional para a execução de diferentes eventos; - Efetuar a devolutiva do estágio obrigatório.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aula introdutória. Objetivos e atividades a serem desenvolvidas na disciplina. Anseios dos estudantes em relação ao conteúdo a ser desenvolvido. Dinâmica das aulas.
Reflexões acerca do profissionalismo no ensino da matemática – O que faz um bom professor@p0

10

2

Definições e especificidades dos diferentes tipos de eventos (seminário, mesa redonda, congresso, colóquio, palestra, workshop...).
Como se apresentar em um evento científico – Plataformas de buscas confiáveis, palavras-chave, organização de material, montagem de slides, conteúdo, tempo, postura e oratória. Outros modelos de apresentação: e-pôster, flip chart, banner, prezi...).

10

3

Seminário apresentado pelos estudantes com temas pré-definidos.
Devolutiva de estágio.
O erro como oportunidade no ensino da Matemática – Um estudo sobre as mentalidades matemáticas. Dinâmicas diversas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de problemas em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

2

A definir

Avaliação 1 – Material desenvolvido para o seminário

2

A definir

Avaliação 2 – Apresentação do seminário

2

A definir

Avaliação 3 – Devolutiva de estágio

2

A definir

Avaliação 4 – Assiduidade, participação, compromisso e desempenho nas propostas

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8.

2

GARCIA, Carlos Marcelo; DEMAILLY, Lise Chantraine; GÓMEZ, Angel Pérez; POPKEWITZ, Thomas S.; SCHOH, Donald A.; ZEICHNER, Ken. Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1997. 158p (Coleção Nova Enciclopédia) 19215 ISBN 9722010085

3

NASCIMENTO, Giséli Velozo do; PEREIRA, Tatiane Leopoldina; BARROS, Neusa Maria Sens de. Educação matemática na form (ação) de cidadãos críticos e participativos. Lages: Ed. do Autor, 2005. 70 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor. São Paulo Autêntica 2015 1 recurso online

2

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005.

3

LOPES, Maria Neves Dias. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. A formação do professor frente a nova LDB. Lages 1998.

4

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n. 2014.

5

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3 ed. rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010.

obs:

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