PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Seminário em Educação Matemática |
0-18265 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Seminário em Educação Matemática. Prática docente na educação básica. Devolutiva do estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar ao estudante o contato com as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para a atuação do licenciado em matemática, de modo que possa explorá-las e empregá-las em suas atividades profissionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para seminários, palestras, aulas e eventos em geral, bem como as especificidades de cada evento científico. - Discutir sobre metodologias, ideias, técnicas e outros aspectos que envolvem a docência, com foco na educação matemática; - Oportunizar o treinamento profissional para a execução de diferentes eventos; - Efetuar a devolutiva do estágio obrigatório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aula introdutória. Objetivos e atividades a serem desenvolvidas na disciplina. Anseios dos estudantes em relação ao conteúdo a ser desenvolvido. Dinâmica das aulas. |
10 |
2 |
Definições e especificidades dos diferentes tipos de eventos (seminário, mesa redonda, congresso, colóquio, palestra, workshop...). |
10 |
3 |
Seminário apresentado pelos estudantes com temas pré-definidos. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de problemas em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 – Material desenvolvido para o seminário |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 – Apresentação do seminário |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 – Devolutiva de estágio |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4 – Assiduidade, participação, compromisso e desempenho nas propostas |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8. |
|||||||||||
2 |
GARCIA, Carlos Marcelo; DEMAILLY, Lise Chantraine; GÓMEZ, Angel Pérez; POPKEWITZ, Thomas S.; SCHOH, Donald A.; ZEICHNER, Ken. Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1997. 158p (Coleção Nova Enciclopédia) 19215 ISBN 9722010085 |
|||||||||||
3 |
NASCIMENTO, Giséli Velozo do; PEREIRA, Tatiane Leopoldina; BARROS, Neusa Maria Sens de. Educação matemática na form (ação) de cidadãos críticos e participativos. Lages: Ed. do Autor, 2005. 70 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor. São Paulo Autêntica 2015 1 recurso online |
|||||||||||
2 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. |
|||||||||||
3 |
LOPES, Maria Neves Dias. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. A formação do professor frente a nova LDB. Lages 1998. |
|||||||||||
4 |
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n. 2014. |
|||||||||||
5 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3 ed. rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |