|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Programação Linear |
0-18264 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Caracterização de programação linear. Solução gráfica de um problema de programação linear. Método simplex. Dualidade. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Fornecer ao acadêmico o embasamento teórico/prático sobre a Programação Linear, capacitando-o a compreender as inter-relações da disciplina com as demais disciplinas do curso. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Entender, estudar e analisar a estrutura dos conceitos apresentados; - Analisar e modelar problemas reais na forma Matemática padrão para uso de Programação Linear; - Estabelecer relações entre os conceitos estudados e os conceitos matemáticos adquiridos em outras disciplinas; - Propiciar oportunidades de debater a aplicação da disciplina e da matemática em sistemas reais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
CARACTERIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR |
08 |
|
2 |
SOLUÇÃO GRÁFICA E EQUIVALÊNCIA DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR (PPL) |
08 |
|
3 |
Avaliação 01 |
04 |
|
4 |
MÉTODO SIMPLEX |
08 |
|
5 |
DUALIDADE |
08 |
|
6 |
Avaliação 02 |
04 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:Aula expositiva. Listas de exercícios. Avaliação individual. Atividades em grupo. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Avaliações individuais e Avaliação integrativa |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 |
4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Trabalhos da disciplina |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 204 p. ISBN 9788521616658 |
|||||||||||
|
2 |
ARENALES, Marcos et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 524 p. ISBN 9788535214543. |
|||||||||||
|
3 |
CUNHA, Sueli Ferreira. Introdução à programação linear. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2017. 160 p. ISBN 9788539908844. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 8.ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006. 828 p. ISBN 8586804681 |
|||||||||||
|
2 |
LINS, Marcos Pereira Estellita; CALÔBA, Guilherme Marques. Programação linear: com aplicações em teoria dos jogos e avaliação de desempenho (data envelopment analysis). Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 299 p. ISBN 85-7193-152-6. |
|||||||||||
|
3 |
YOSHIDA, Luzia Kazuko. Programação linear: métodos quantitativos. São Paulo: Atual, 1987. 167 p. |
|||||||||||
|
4 |
STOCKTON, R. Stansbury. Introdução à programação linear: Métodos quantitativos para o comércio e a economia. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1970. 136 p. 7783 |
|||||||||||
|
5 |
GERALD J. LIEBERMAN.; FREDERICK S. HILLIER. Introdução à pesquisa operacional. 9. Porto Alegre: AMGH, 2013. PDF. ISBN 9788580551198. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580551198. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |