UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Programação Linear - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Programação Linear

0-18264

2

40


EMENTA

Caracterização de programação linear. Solução gráfica de um problema de programação linear. Método simplex. Dualidade.


OBJETIVO GERAL

Fornecer ao acadêmico o embasamento teórico/prático sobre a Programação Linear, capacitando-o a compreender as inter-relações da disciplina com as demais disciplinas do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender, estudar e analisar a estrutura dos conceitos apresentados; - Analisar e modelar problemas reais na forma Matemática padrão para uso de Programação Linear; - Estabelecer relações entre os conceitos estudados e os conceitos matemáticos adquiridos em outras disciplinas; - Propiciar oportunidades de debater a aplicação da disciplina e da matemática em sistemas reais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

CARACTERIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
1.1. Histórico e introdução à programação linear;
1.2. Modelos de programação linear;
Problemas típicos de programação linear;

08

2

SOLUÇÃO GRÁFICA E EQUIVALÊNCIA DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR (PPL)
2.1. Lugares geométricos;
2.2. Notação e definições;
2.3. Equivalência entre PPL’s.

08

3

Avaliação 01

04

4

MÉTODO SIMPLEX
3.1. Convexividade;
3.2. Solução básica de um PPL;
3.3. Forma padrão, método Big M, método duas fases, ilustração gráfica.

08

5

DUALIDADE
4.1. Exemplos de dualidade;
4.2. Obtenção do dual a partir do PPL;
4.3. Teoria da dualidade;
4.4. Algoritmo dual.

08

6

Avaliação 02

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:Aula expositiva. Listas de exercícios. Avaliação individual. Atividades em grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Avaliações individuais e Avaliação integrativa

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1 e 2

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02

4 e 5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Trabalhos da disciplina

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 204 p. ISBN 9788521616658

2

ARENALES, Marcos et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 524 p. ISBN 9788535214543.

3

CUNHA, Sueli Ferreira. Introdução à programação linear. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2017. 160 p. ISBN 9788539908844.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 8.ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006. 828 p. ISBN 8586804681

2

LINS, Marcos Pereira Estellita; CALÔBA, Guilherme Marques. Programação linear: com aplicações em teoria dos jogos e avaliação de desempenho (data envelopment analysis). Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 299 p. ISBN 85-7193-152-6.

3

YOSHIDA, Luzia Kazuko. Programação linear: métodos quantitativos. São Paulo: Atual, 1987. 167 p.

4

STOCKTON, R. Stansbury. Introdução à programação linear: Métodos quantitativos para o comércio e a economia. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1970. 136 p. 7783

5

GERALD J. LIEBERMAN.; FREDERICK S. HILLIER. Introdução à pesquisa operacional. 9. Porto Alegre: AMGH, 2013. PDF. ISBN 9788580551198. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580551198.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática